De olho na lista: vendas natalinas dão o ar da graça
PublishNews, Carlo Carrenho, 17/12/2010
Na semana passada, foram vendidos 130.805 livros nas redes consutadas; nesta semana, foram mais de 166 mil

O fato mais importante da lista semanal de livros mais vendidos publicada hoje é o crescimento das vendas. Se na semana passada, as quantidades vendidas apuradas dos 100 livros da lista somavam 130.805 exemplares, esta semana o número subiu para 166.508 exemplares. A explicação mais plausível é um aumento geral das vendas que já começam a velejar nos ventos natalinos. Afinal, não existe razão para se crer que houve um aumento da concentração das vendas dos produtos mais vendidos em detrimento do resto do catálogo.

O livro mais vendido do Brasil continua sendo Ágape, do padre Marcelo Rossi, com 32.177 exemplares vendidos na semana nas 12 redes de livrarias que apuramos. Na lista anterior, o total de vendas do livro católico tinha sido de 24.776. Aliás, uma fonte da Globo Livros informou que ontem (16), chegou-se a 1,5 milhão de exemplares de Ágape faturados. Em nossa lista anual, consolidamos “apenas” 234.454, mas estamos longe de cobrir todo o mercado e não consolidamos vendas de varejistas como Americanas nem pontos de venda do mercado católico, o que pode explicar a diferença. Além disso, apuramos vendas nos caixas das livrarias e não o faturamento das editoras.

Olhando as listas por categoria, não houve mudanças relevantes e a posição número um de todas se manteve. Entre os dez mais vendidos da lista geral, a novidade é A Batalha do Apocalipse (Verus), de Eduardo Spohr, que aparece esta semana em oitavo lugar após um crescimento de vendas da ordem de 48%.

Já o ranking de editoras traz novidades. Pela primeira vez, a todo-poderosa editora carioca Sextante viu sua posição de eterna número um ameaçada pela Intrínseca. A dupla da Guanabara empatou em primeiro lugar, cada uma com 11 livros emplacados na lista semanal. É claro que na lista mensal, no entanto, a Sextante continua líder isolada, até porque possui mesmo um maior número de títulos que freqüentam a lista. Abaixo da tradicional dobradinha, a Ediouro consolida seu lugar no pódio com a terceira posição e 8 livros na lista. Logo atrás, a briga pega fogo com Gente, Leya, Melhoramentos, Planeta e Record empatadas em quarto lugar.

[Para aqueles que gostam de ser os primeiros a consultar as listas – e que antes tinham de acordar cedo no sábado para consultar o site da Veja – vale dizer que normalmente nossa lista já está no ar na quinta-feira à noite. Esta semana, excepcionalmente, conseguimos publicar a lista na quarta-feira à noite, uma vez que recebemos todos os números de livrarias já na quarta-feira pela manhã. A Cassia Carrenho, que consolida as listas, sempre informa em seu twitter (@ccarrenho) o andamento da consolidação e o momento da publicação.]

Confira a lista.

[17/12/2010 01:00:00]