Cunhambebe vai para Junot Díaz
PublishNews, Redação, 17/12/2010
Se livro “A fantástica vida breve de Oscar Wao” foi editado no Brasil pela Record
A fantástica vida breve de Oscar Wao (Record, 336 pp., R$ 47,90 – Trad. Flávia Carneiro Anderson), do escritor dominicano Junot Díaz, foi o vencedor do Prêmio Cunhambebe 2010. O romance, o primeiro do autor e já vencedor do Pulitzer de ficção, foi eleito melhor livro estrangeiro publicado no Brasil em 2009. O Cunhambebe, que está em sua terceira edição, com curadoria de Stéphane Chao, é o primeiro prêmio brasileiro de literatura estrangeira. Entre os finalistas este ano estavam outros autores consagrados, como Philip Roth, Joseph O’Neill, Jonathan Coe, Claudio Magris, JMG Le Clézio, David Grossman, Haruki Murakami.

O livro conta a história do adolescente Oscar Wao. A vida nunca foi fácil para Oscar, um nerd dócil, porém desastrosamente obeso, de origem dominicana, que vive com a mãe e a irmã em um gueto em Nova Jersey. Humilhado pelos colegas e isolado do mundo, ele passa as horas na companhia de livros e filmes de ficção científica e fantasia, sonhando em se tornar o J.R.R. Tolkien latino e, sobretudo, em encontrar um grande amor.

No entanto, é possível que nunca realize seus desejos, em virtude de um fukú — uma antiga maldição que assola a família de Oscar há gerações, condenando seus parentes a prisões, torturas, acidentes trágicos e, acima de tudo, a paixões malfadadas. Oscar, que ainda anseia pelo primeiro beijo, é sua vítima mais recente — até o verão fatídico que ele decide tornar o seu último.

Com magnífica percepção e energia, Junot Díaz nos apresenta as vidas cativantes e tumultuadas de nosso herói, Oscar, de sua irmã Lola e da bela e arisca mãe dos dois, Belicia, descrevendo a jornada épica da família, de Santo Domingo a Nova Jersey, e o retorno deles à terra natal. Ao mesmo tempo, um retrato das lástimas da ditadura dominicana e da luta da família de Oscar pela sobrevivência em momentos históricos cruéis.

Sobre o autor
Junot Díaz nasceu em Santo Domingo, na República Dominicana. Recentemente foi agraciado com diversas homenagens, entre elas o Eugene McDermott Award. Seu primeiro livro, a coletânea de contos Afogado, tornou-se best-seller e ganhou o prêmio PEN/Malamud. Seus contos foram reproduzidos em diversas publicações. Muito aguardado pela crítica e pelos leitores, após dez anos de espera, A fantástica vida breve de Oscar Wao foi considerado um dos melhores livros de 2008, ganhou prêmios literários de grande destaque mundial – o Prêmio Pulitzer 2008, o John Sargent Sr. First Novel Prize, o National Book Critics Circle Award, o Anisfield-Wolf Book Award, o Dayton Literary Peace Prize. Atualmente Junot vive em Nova York, é editor da Boston Review e leciona produção textual no MIT.
[17/12/2010 01:00:00]