Tom Jobim apreciava um bom frango assado na brasa. Já o compositor de ópera Giuseppe Verdi, além de sua paixão por música, gostava, entre outras coisas, de um risoto com presunto e aspargos. Em Fama à mesa (Tinta Negra, 184 pp., R$ 37), o escritor, professor e pesquisador Fabiano Dalla Bona apresenta um rol de receitas saborosas e drinques criados a partir dos gostos e também em homenagem às personalidades da música, da literatura, do cinema e da realeza. O lançamento será hoje (13), às 19h30, na Livraria DaConde (Rua Conde de Bernadote, 26 - lj. 125 - Leblon - Rio de Janeiro/RJ).
O autor convida o leitor para uma viagem para além da gastronomia ao oferecer uma seleção de fatos históricos e curiosos que expõem a humanidade de reis, rainhas, músicos, artistas, políticos e escritores, incapazes de resistir às tentações da gula. São revelados os bastidores de encontros gastronômicos, conversas e o passo a passo da criação das iguarias preferidas de cada um deles.
Antes de cada história, é oferecida a receita completa do prato. Entre os personagens centrais, estão Luís XV, a ex-miss Brasil Marta Rocha, Luciano Pavarotti, Eça de Queiroz, Marcel Proust, Sophia Loren, Frank Sinatra e até mesmo Miss Marple, a detetive de Agatha Christie.
Fabiano Dalla Bona explora as relações da comida com a música e a literatura, sugerindo que as três são consideradas riquezas imateriais e nutrientes para alma. Para ele, o alimento tem função social na cultura, atuando como elemento agregador de grupos. A influência é percebida de forma direta em letras de música como “Feijoada completa”, de Chico Buarque, e “A comida da Filó”, de Martinho da Vila. Ou mesmo em livros como Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado, O crime do padre Amaro e O primo Basílio, de Eça de Queiroz, em que refeições são narradas em detalhes.
A obra é dividida em seis capítulos: “Receitas de homens famosos”, “Receitas de mulheres famosas”, “Receitas musicais”, “Receitas da realeza”, “Receitas de grandes escritores e personagens literários”, “Drinques famosos”. Cada tema oferece histórias curiosas e, por vezes, divertidas, que expõem o lado desconhecido de homens e mulheres marcantes que atraíram notoriedade.
Receitas
O autor ensina a preparar as seguintes receitas: Omelete afrodisíaca de Luís XV (França); Bacalhau à Gomes de Sá (Portugal); Bolo-esponja da Rainha Vitória (Inglaterra); Frango atropelado de Tom Jobim (Rio de Janeiro); Bolo Souza Leão (Pernambuco); Almôndegas de Frank Sinatra (EUA); Risoto Giuseppe Verdi (França); Tortinhas Dona Sophia (Itália); Alcachofras e aspargos ao vinho alla Catarina de Médici (Itália); Vitela balsâmica de Pavarotti (Itália); Tarte Tatin (França); Camarão à Marta Rocha (Paraná); Pavlova (Austrália); Sopa de caranguejo de Martha Washington (EUA); Filé à Oswaldo Aranha (Rio de Janeiro); Filé à Bismarck (Alemanha/Itália/Espanha); Ovos Benedict de Agatha Christie (EUA); Moqueca de siri mole da Dona Flor (Bahia); Filé Strogonoff (Rússia); Arroz-Doce de Eça de Queiroz (Portugal); Madeleines de Proust (França); Dry Martíni (EUA); Blood Mary (EUA).






