Projetos do RN, MG e CE vencem o VivaLeitura
PublishNews, Redação, 22/11/2010
Vencedores ganharam R$ 30 mil

Em 2010, foram inscritos 1.829 trabalhos no Prêmio VivaLeitura, que reconhece as três melhores iniciativas de fomento à leitura desenvolvidas no País com R$ 30 mil. A Fundação Santillana anunciou os contemplados na última sexta-feira (19). São eles: Cafeteria Sabor Literário (Parnamirim/RN), Centro Educacional e Cultural Kaffehuset Friele (Poços de Caldas/MG) e Ler para Crer (Fortaleza/CE). O Prêmio Vivaleitura já está em sua quinta edição e tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016). Durante as quatro edições anteriores, cerca 8,5 mil projetos foram inscritos, 75 classificados como finalistas e 12 premiados.

Na categoria Escolas Públicas e Privadas, o projeto escolhido foi o Cafeteria Sabor Literário (Parnamirim/RN), que mostra que livros e café podem ser degustados. O projeto incentiva em alunos do ensino médio a leitura de obras das escolas literárias portuguesa e brasileira. O trabalho começou em 2008 e está em sua 3ª edição.

O Centro Educacional e Cultural Kaffehuset Friele (Poços de Caldas/MG) foi premiado na categoria Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias. Lá, são promovidas ações culturais envolvendo agentes da educação pública da cidade. O Centro Educacional fortalece as relações com os moradores, permitindo o livre acesso ao acervo de sua biblioteca e organizando debates de autores com a comunidade.

Vem do Ceará o melhor projeto na categoria Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Ler para Crer: oficinas itinerantes é uma proposta de extensão da Universidade Federal do Ceará e abrange a realização de oficinas e mutirões para a criação de bibliotecas comunitárias em Fortaleza.

[22/11/2010 01:00:00]