Nota de esclarecimento à imprensa - Prêmio Jabuti 2010
Com relação aos vencedores do Melhor Livro do Ano de Ficção e Melhor Livro do Ano de Não-Ficção do Prêmio Jabuti 2010, anunciados no último dia 4 de novembro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora da premiação, esclarece:
De acordo com o regulamento do 52º Prêmio Jabuti, concorrem ao prêmio de Melhor Livro do Ano de Ficção os três vencedores das categorias Romance; Contos e Crônicas; Poesia; Infantil; e Juvenil; e concorrem ao prêmio de Melhor Livro do Ano de Não-Ficção os três ganhadores das categorias Teoria/Crítica Literária; Reportagem; Ciências Exatas, Tecnologia e Informática; Economia, Administração e Negócios; Direito; Biografia; Ciências Naturais e da Saúde; Ciências Humanas; Didático e Paradidático; Educação, Psicologia e Psicanálise; Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes.
Nota-se que nas categorias relacionadas, participam dos prêmios Melhor Livro do Ano de Ficção e Melhor Livro do Ano de Não-Ficção, os três vencedores de cada uma delas, independente da colocação conquistada. No ato da inscrição das obras que concorreram ao Prêmio Jabuti 2010 que este ano, a propósito, teve recorde de inscritos-, todos os participantes declararam conhecer o regulamento da premiação.
O Prêmio Jabuti, com 52 anos de existência, sempre se pautou pela lisura e cumprimento de seu regulamento, motivo este que contribuiu para que se tornasse a premiação literária mais importante do país.
A escolha dos 10 livros finalistas em cada categoria e, posteriormente, dos três vencedores de cada categoria, procede-se por uma comissão de jurados composta por profissionais habilitados, independentes e de notório conhecimento nas respectivas áreas julgadas.
Posteriormente, a escolha dos ganhadores dos Melhores Livros do Ano de Ficção e Não-Ficção passa a ser realizada pela mesma comissão de jurados, acrescida por representantes do mercado editorial com profundo conhecimento do universo do livro e da literatura.
Assim, face aos questionamentos levantados democraticamente pelos concorrentes do Jabuti 2010 à forma de premiação dos Melhores Livros do Ano de Ficção e Não-Ficção, a CBL informa que o assunto será debatido pela Comissão do Prêmio na primeira oportunidade em que a mesma se reunir para preparar a organização do Prêmio Jabuti 2011.
Cordialmente,
Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Para ler a carta da Record, clique aqui.