Publicidade
Um barco rebocador em poema narrativo
PublishNews, Redação, 19/10/2010
Escrito na década de 50 por Jim Downer, “Marco, o barco” ganhou atenção especial do inglês Ted Hughes, que reescreveu os versos do designer

O designer Jim Downer escreveu e ilustrou Marco, o barco (Cosac Naify, 44 pp., R$ 45 – Trad. Alípio Correia de Franca Neto) na década de 50 e mostrou ao amigo – e poeta - Ted Hughes. Ted elogiou educadamente os versos “precários” de Jim e, tendo gostado muito das ilustrações e do mote da história, pôs-se a reescrevê-la, em seus versos rimados, colando sobre as páginas do original os novos versos datilografados.

A vida levou os dois amigos para lados diferentes, e o original, que havia ficado com Ted, nunca mais foi visto. Há pouco, revirando o arquivo do poeta, sua mulher o achou e o devolveu a Jim. O resultado é este belo poema narrativo que conta a história de Marco, um barco rebocador que se sentia ultrapassado.

Ao se libertar do cais onde enferrujava, Marco passa a buscar sua identidade, tentando várias vezes salvar barcos e peixes, todas sem sucesso. Finalmente, ao conseguir ajudar uma embarcação a vela, Marco encontra sentido e uma nova parceira e amiga.

Publicado em fac-símile, a edição brasileira é bilíngue, com os versos originais de Ted Hughes, e contém um posfácio de Jim Downer, que fala sobre a história do livro e de sua amizade com o poeta.
[19/10/2010 01:00:00]
Leia também
Armando Bordallo usa o humor para mergulhar no mundo dos discursos vazios e desconectados que permeiam os processos de gestão de pessoas
Em 'Negócio 360º', autores reúnem alguns dos maiores nomes da atualidade em desenvolvimento pessoal e profissional para responderem como sair so rascunho e ter uma vida cheia de realizações
Em 'Geniotipo', Tony Estruch apresenta sua teoria e oferece aos leitores ferramentas para mergulhar em seu interior e descobrir seus verdadeiros talentos (e as armadilhas forjadas por eles)