O mercado brasileiro de livro digital dá mais um importante passo com o anúncio agora da venda de 20% da única distribuidora de livros digitais com capacidade operacional hoje no Brasil, a Xeriph, para a Superpedido Tecmedd, que é a maior distribuidora de livros impressos do país.
“A Superpedido tem no catálogo 2.500 editoras e mil livrarias e vai agregar uma força comercial que nunca esperávamos ter”, disse Duda Ernanny, proprietário da Xeriph e da Gato Sabido, a primeira e-bookstore brasileira. De fato, a construção de um catálogo de livros eletrônicos, sobretudo de obras brasileiras, é o maior desafio para a consolidação desse mercado digital e o contato mais próximo entre a Xeriph e os clientes da Superpedido será imprescindível para aumentar a oferta de livros nacionais em formato digital.
Outra grande vantagem da parceria é para as pequenas e médias livrarias, que pelo alto investimento tardariam a vender livros digitais, ou nunca chegariam a fazê-lo. Com este novo negócio que nasce hoje, oferecer e-books aos clientes vai ser uma realidade. “Como temos uma participação muito boa e prestamos muitos serviços às livrarias, temos que ajudar as menores”, disse Gerson Ramos, diretor comercial da Superpedido. “A Xeriph está avançada na parte técnica. A Superpedido Tecmedd tem um bom relacionamento comercial com editoras e livrarias. Essa parceria vai ser fundamental para o futuro do livro digital no Brasil”, completou.
Como funciona a Xeriph
Conforme explicamos em matéria publicada no dia 22 de julho, o custo do serviço da Xeriph para livrarias é zero. Para as editoras há duas alíquotas diferenciadas. Se venderem para uma livraria que já tenha DRM proprietário, pagam 2% do preço de capa pelo serviço de distribuição. Quando a venda for para uma livraria que utilize o DRM da Xeriph, pagam 5%. Com o sistema, as editoras terão total controle do que foi vendido e poderão até fazer alterações no livro.
De maneira resumida, o processo funciona assim:
1. Editora - faz o upload automatizado dos seus e-books, sem interferência humana, direto no servidor da Xeriph, e preenche um cadastro completo (título, autor, tradutor, páginas, isbn, preço etc.)
2. Livraria - acessa o site da Xeriph (login e senha) e consulta os catálogos das editoras. Seleciona os títulos desejados. Faz requisição online automática, que é direcionada à editora
3. Editora – autoriza a livraria, que recebe e-mail informando o link para cada título solicitado. O link será acessado pelo comprador no momento do download
4. Consumidor – compra o livro normalmente na e-bookstore, usando todo o sistema de venda da loja. Ao clicar no link de download, acessa diretamente o servidor da Xeriph, que imediatamente contabiliza esse download em relatório que fica disponível para a editora e para a livraria. O servidor da Xeriph controla e audita todo o processo de download.
Em caso de inadimplência de uma livraria, a editora tem total controle sobre as autorizações e pode suspender o acesso imediatamente. Com isso, o e-book fica indisponível para venda até que a editora libere novamente.
Quando a editora desejar fazer qualquer tipo de atualização em algum e-book já publicado, basta atualizar o arquivo e logo em seguida todas as livrarias que tiverem acesso a esse livro receberão a informação da atualização, que também poderá ser repassada pela livraria àqueles que compraram tal livro.