Xeriph já está funcionado
PublishNews, Maria Fernanda e Ricardo Costa, 22/07/2010
A distribuidora foi fundada por Duda Ernanny, também criador da Gato Sabido

Enquanto a DLD se prepara para entrar de vez no mercado no fim do ano, a Xeriph corre por fora e já está pronta para distribuir livros digitais para as livrarias. Ou melhor, já está distribuindo. Quem comprar um livro da Zahar hoje na Gato Sabido já baixa o arquivo diretamente do servidor da Xeriph. A nova distribuidora é comandada por Duda Ernanny, que inovou no ano passado ao criar a primeira eBookstore brasileira. Além da Zahar, outras editoras como a Vieira & Lent, Sá Editora, Pallas, Lexicon, Ficções, Alpha Books e Mosaico começam a chegar. Ernanny está negociando também com a Libre para atender a todos os seus associados.

O investimento, totalmente brasileiro, foi de R$400 mil e o “0800” deles não é na Índia, é no Rio de Janeiro, ali no Jardim Botânico. O custo para livrarias é zero. Para as editoras há duas alíquotas diferenciadas. Se venderem para uma livraria que já tenha DRM proprietário, pagam 2% do preço de capa pelo serviço de distribuição. Quando a venda for para uma livraria que utilize o DRM da Xeriph, pagam 5%. Com o sistema, as editoras terão total controle do que foi vendido e poderão até fazer alterações no livro.

De maneira resumida, o processo funciona assim:

  1. Editora - faz o upload automatizado dos seus e-books, sem interferência humana, direto no servidor da Xeriph, e preenche um cadastro completo (título, autor, tradutor, páginas, isbn, preço etc.)
  2. Livraria - acessa o site da Xeriph (login e senha) e consulta os catálogos das editoras. Seleciona os títulos desejados. Faz requisição online automática, que é direcionada à editora
  3. Editora – autoriza a livraria, que recebe e-mail informando o link para cada título solicitado. O link será acessado pelo comprador no momento do download
  4. Consumidor – compra o livro normalmente na eBookstore, usando todo o sistema de venda da loja. Ao clicar no link de download, acessa diretamente o servidor da Xeriph, que imediatamente contabiliza esse download em relatório que fica disponível para a editora e para a livraria. O servidor da Xeriph controla e audita todo o processo de download.

Em caso de inadimplência de uma livraria, a editora tem total controle sobre as autorizações e pode suspender o acesso imediatamente. Com isso, o e-book fica indisponível para venda até que a editora libere novamente.

Quando a editora desejar fazer qualquer tipo de atualização em algum e-book já publicado, basta atualizar o arquivo e logo em seguida todas as livrarias que tiverem acesso a esse livro receberão a informação da atualização, que também poderá ser repassada pela livraria àqueles que compraram tal livro.

Para contratar ou tirar dúvidas, basta entrar em contato através do site.

[22/07/2010 00:00:00]