Pós em Marketing Cultural na Faap
PublishNews, Redação, 15/07/2010
Aulas serão realizadas em São Paulo entre agosto e novembro

Associar o principal patrimônio institucional de uma empresa – sua marca – a uma ação cultural exige adequação de objetivos, público-alvo e identidade. Mais do que isso, é necessário o comprometimento da empresa e de seus profissionais para identificar as principais áreas de atuação e os benefícios gerados tanto para a marca, quanto para a sociedade. Para aprofundar essa discussão, a Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) oferece a partir de 25 de agosto o curso de extensão em Marketing Cultural.

O curso tem como objetivo analisar, sob ponto de vista das empresas, as principais áreas de investimento em cultura tanto para quem já patrocina como para as organizações que desejam investir. As aulas são direcionadas a profissionais e gestores de patrocínios, consultores, fornecedores e estudantes de Administração, Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, bem como interessados no tema.

Com carga horária de 72 horas – de 25 de agosto a 29 de novembro – o programa busca proporcionar visão estratégica, abrangente e metodológica sobre a atuação empresarial em cultura de forma a evidenciar os benefícios que esse investimento agrega às marcas, ao meio cultural e à sociedade. Ao longo das aulas serão abordadas, por exemplo, as diferenças entre o marketing cultural e o investimento social privado em cultura, as possibilidades de atuação das empresas no âmbito cultural, as premissas para o uso responsável das leis de incentivo à cultura e a definição dos papéis do Estado e das empresas no financiamento à cultura.

“O patrocínio é uma importante ferramenta de comunicação a ser usada pelas empresas, tanto por dar visibilidade a sua imagem e reputação, quanto por favorecer a sociedade. O grande desafio é transformar o investimento cultural em uma prática independente das leis de incentivo. O curso de extensão em Marketing Cultural da FAAP pretende enfocar os benefícios estratégicos do patrocínio cultural, muito além dos benefícios fiscais”, explica o professor Lárcio Benedetti, especialista em patrocínio cultural e coordenador do programa.

As aulas serão divididas em três módulos. O primeiro, “Cultura e Arte no Brasil”, faz introdução ao mundo das artes e traça o panorama geral da produção artística brasileira, contando com renomados especialistas para falar sobre teatro, dança, cinema, artes visuais, música, literatura e patrimônio.

O segundo módulo contempla temas sobre “Cultura e Desenvolvimento”, como economia da cultura, políticas públicas, leis de incentivo, jornalismo cultural, além da relação de cultura com educação e formação.

“Atuação Empresarial em Cultura”, último módulo do programa, vai aprofundar conceitos e metodologias sobre planejamento e gestão do patrocínio cultural, incluindo a apresentação de casos práticos.

As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h no Centro de Excelência da FAAP (Rua São Vicente de Paulo, 463 – Santa Cecília – São Paulo/SP). As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3662-7449 ou através do site da Pós-Graduação. - www.faap.br/pos.

Sobre o coordenador

Lárcio Benedetti é especialista em patrocínio cultural, consultor e responsável nos últimos quatro anos pela atuação do Grupo Votorantim na área de cultura. Durante seis anos trabalhou na agência Significa, em planejamento e implantação de programas de patrocínio cultural para Petrobras, Natura, Nestlé, Sul América, Philips, entre outros. Trabalhou na área de Marketing da Colgate-Palmolive e foi consultor da Accenture. É integrante do Comitê Aberje de Gestão Cultural e professor de Marketing do curso de Produção Cultural da FAAP.

Corpo Docente

1 - Cultura e Arte no Brasil

Aimar Labaki - Teatro

Helena Katz - Dança

Heloísa Dallari - Artes Visuais

Irineu Franco Perpétuo – Música Instrumental e Erudita

Ricardo Lísias – Literatura

Silvio Oksman - Patrimônio

Sergio Rizzo – Cinema e Música Popular

2 - Cultura e Desenvolvimento

Ana Carla Fonseca Reis - Economia da Cultura

Ana Paula Sousa - Jornalismo Cultural

André Sturm - Políticas Públicas para a Cultura

Gilberto Dimenstein - Cultura, Educação e Formação

José Maurício Fittipaldi – Leis de Incentivo à Cultura

3 - Atuação Empresarial em Cultura

Carlos Harasawa - Formatação de Projetos para Apresentação a Empresas

Eliane Costa – Caso Prático de Programa de Patrocínio Cultural

Fernando Rossetti - Investimento Social Privado em Cultura

Lárcio Benedetti – Planejamento da Atuação Empresarial em Cultura

Rafael Gioielli – Gestão da Atuação Empresarial em Cultura e Campos de Atuação Profissional

Sharon Hess - Atitude de Marca
[15/07/2010 00:00:00]