Dez outros mandamentos, versão para editoras
PublishNews, 07/07/2010
Mike Shatzkin cria novos 10 mandamentos exclusivos para editoras que querem sobreviver nessa era digital

Esse texto foi feito em parceria com meu amigo Joe Esposito, CEO da GiantChair. O post foi idéia do Joe, mas eu contribuí o bastante para justificar um pedido de autoria compartilhada. Joe gentilmente concordou em permitir que essa sabedoria recebida fosse compartilhada com o mundo através dos Arquivos de Shatzkin.

Deus está sentado em seu trono de luz no topo da montanha; trovões soam ao fundo. Ele coça a cabeça, caminhando cabisbaixo, olhando para os sapatos novos...

“Quem vem lá?”, gritou Deus.

“É só um pobre editor”, disse a pequena figura. “Procuro por orientação para seguir nos caminhos traiçoeiros da edição na era digital. Tenho milhões de Googles, mas não tenho dinheiro. Qual é o vosso mandamento?”

“Um pobre editor?!”, suspirou Deus, agitando as árvores ao seu redor. “Isso é o que os anjos chamam redundância.”

“Oh! Por favor, Senhor! Ajudai-me a percorrer as águas do ‘Nobre’ Barnes e a floresta onde residem as Amazonas. Levai-me para além de minhas fronteiras; para a zona de crescimento e sucesso econômico. Minha alma depende da minha capacidade de fazer dinheiro.”

Deus olhou para o débil editor e teve pena dele.

“Faze como eu te disser”, trovejou Deus, “e tu salvarás a tua alma celestial e terás um lugar para ti na cadeia de valores.” E passou a estabelecer esses preceitos – mas como Deus é eterno, eles vieram sem uma ordem em particular.

1 – Considerarás teu ex-concorrente como teu futuro colaborador.

2 – Não permitirás que nenhum intermediário te impeça de conheceres o teu público, ou o teu público a ti.

3 – Não publicarás livro nenhum para um público fora de tua esfera de influência.

4 – Lerás Dr. Fausto em todas as edições – Amazon, Barnes & Noble, Apple e Google – e saberás que Mefistófeles sempre aparece primeiro como ajudante.

5 – Não abandonarás a tua própria marca.

6 – Criarás novas marcas e dominarás o poder e a importância das marcas.

7 – Respeitarás e valorizarás tuas comunidades com a mesma devoção que sempre destes aos direitos autorais.

8 – Reconhecerás que metadados estão em todo lugar e os associarás significativamente ao teu trabalho.

9 – Não deixarás de testar um novo canal de marketing a fim de protegeres o antigo.

10 – Disponibilizarás teu conteúdo de todas as formas imagináveis que teus consumidores venham a pedir ou exigir.

Tradução: Verena Nery

[06/07/2010 21:00:00]