De hoje a 19 de junho, a literatura infantil e juvenil tem um espaço todo dedicado às novidades do mercado editorial e aos encontros com escritores e ilustradores. Trata-se do 12º Salão FNLIJ, que acontece de segunda a sexta, das 8h30 às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 20h, no Centro Cultural da Ação da Cidadania (Rua Barão de Tefé, 75. Rio de Janeiro/RJ). A organização é da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Na programação, além da visita ao estande das 71 editoras presentes à feira, estão o 12º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, palestras, mais de 100 lançamentos de livros e muitas atividades de incentivo à leitura.
Entre os cerca de 120 autores convidados estão Adriana Falcão, Ana Maria Machado, Bia Hetzel, Caio Riter, Fernando Vilela, Flávio Carneiro, Graziela Bozano Hetzel, Guto Lins, Jô Oliveira, Joel Rufino dos Santos, Kátia Canton, Roger Mello, Rui de Oliveira, Suzy Lee, Socorro Acioli, Ziraldo e muitos outros.
São esperadas 50 mil pessoas no evento que terá como novidade neste ano a Biblioteca FNLIJ para Bebês, dedicada a crianças de até 4 anos. Outra novidade foi a realização, ontem, do 1º Encontro Nacional do Varejo do Livro.
No Salão FNLIJ, os livros didáticos, de referência, religiosos ou de auto-ajuda não são expostos nem vendidos. Há 42 anos, a FNLIJ acredita que a formação de leitores se constrói pela prática da leitura literária e é ela que consolida a base humanista dos profissionais de qualquer área.
Auditório
Inaugurado na última edição, o auditório, localizado no mezanino do Centro Cultural da Ação da Cidadania, com capacidade para 300 pessoas, configura-se como um espaço para a realização de atividades voltadas para especialistas, educadores e profissionais da área de Literatura Infantil e Juvenil. Nesse auditório acontecerá o 12º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, nos dias 16, 17 e 18 de junho, com os temas:
Dia 16 - A Importância da Literatura na Educação de Crianças e Jovens na Coréia do Sul
Dia 17 - Livros e Leitura desde o berço
Dia 18 - VII Encontro de Autores Indígenas
O auditório também será local para encontro com escritores e atividades, além de palestras com os professores do curso Leitura, Literatura e Formação de Leitores, desenvolvido e realizado pela FNLIJ para a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Coréia do Sul é o país homenageado
Desde 2001 o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens presta homenagem a um diferente país: França (2001), Cuba (2002), Alemanha (2006), Suécia (2007), Itália (2008) e França (2009). Em 2010, o país homenageado é a Coreia do Sul, que traz a participação de autores coreanos, com o apoio dos editores brasileiros, e de especialistas em Literatura Infantil e Juvenil para participarem do 12º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, além de exposições de livros infantis coreanos no estande do país homenageado.
35 mil livros para as crianças
O Salão FNLIJ, desde a sua terceira edição, vem garantindo que cada criança e adolescente tenha o direito a levar para casa um livro de acordo com o seu interesse, estendendo, assim, a leitura de literatura para além do período do evento e estimulando a criação da biblioteca pessoal. Para a 12ª edição foram comprados, pela FNLIJ, cerca de 35 mil exemplares para a distribuição gratuita.
Ingressos
R$ 4,00 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ).
Apoio
O patrocínio é da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e apoio é da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Além deles, apoiam a iniciativa a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Instituto C&A, a Suzano Papel e Celulose, o Instituto Ecofuturo, o Instituto Indígena Brasileiro de Propriedade Intelectual (INBRAPI), a PriceWaterhouseCoopers, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o Sindicato Nacional dos Professores do Rio de Janeiro (SINPRO), o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC) e a Associação Nacional de Livrarias (ANL).
Para outras informações, ligue para a FNLIJ no 21 2262-9130 ou acesse o site www.fnlij.org.br.