Paulinas está em festa. No dia 15 de junho, o grupo presente em 52 países vai apagar 95 velinhas! Nasceu na Itália, em 1915, pelas mãos do padre Tiago Alberione, espalhou-se pelos cinco continentes e chegou ao Brasil em 21 de outubro de 1931. Aqui, rapidamente tornou-se referência na difusão de conhecimentos e valores não só cristãos como humanistas.
Em solo brasileiro, a Congregação Pia Sociedade Filhas de São Paulo, uma instituição administrada somente por mulheres e integrante da Família Paulinas, tem se empenhado na divulgação do Evangelho por meio da cultura da comunicação. Aqui, contam com editora, gravadora, centros de formação, departamentos de multimídia, rádio e TV, além de 29 livrarias espalhadas pelas principais capitais do País.
Paulinas Editora foi o primeiro dos segmentos que integram a ampla missão da instituição no Brasil. Possui um catálogo com cerca de 2.500 títulos de livros, sendo reconhecida tanto nos meios eclesial e acadêmico quanto na sociedade. Consolida a marca entre as maiores editoras do País, publicando obras nas áreas de psicologia educacional e familiar, autoajuda, sociologia e filosofia, além de documentos da Igreja, biografias, estudos acadêmicos e literatura infantil e juvenil. Aliás, em literatura infanto-juvenil, a editora tem recebido vários prêmios Jabuti e vem conseguindo inserir títulos entre os altamente recomendados pela FNLIJ - faturou a indicação neste ano de 2010 a obra O mercador de coisa nenhuma. Também Da Vinci das crianças: histórias de Leonardo Da Vinci foi agraciado com o Prêmio FNLIJ 2010 - Produção 2009, na categoria Reconto.
O Grupo Paulinas é referência em comunicação em outros segmentos: produções fonográficas, por meio da gravadora Paulinas-COMEP, que este ano completa 50 anos; Paulinas-Multimídia, que trabalha com DVD's sobre a vida de santos e de shows, documentários e histórias infantis e juvenis; na mídia imprensa, Revistas Família Cristã - a publicação mensal mais antiga do País em circulação - e Diálogo, que auxilia professores e educadores no ensino religioso; SAB (Serviço de Animação Bíblica); SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação), há mais de 20 anos para formar e habilitar profissionais nas áreas da comunicação; programas de televisão: Família em Foco e Espaço Vida (TV Aparecida); programas de rádio, de conteúdo variado e veiculação em mais de 450 emissoras; Portal Paulinas; e rede de livrarias: 29 pontos nas principais capitais.
Paulinas desenvolve, ainda, uma ação social iniciada há mais de 15 anos. O Centro de Promoção Irmã Tecla Merlo apoia o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes e suas famílias. Localizado em um dos bairros mais carentes da cidade de São Paulo, oferece 18 programas educacionais e profissionalizantes, além de cursos de artesanato que permitem às famílias aumentar a renda do lar.