Livro sobre favelas cariocas será lançado nos EUA
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 21/05/2010
Obra foi escrita por Janice Perlman, presidente do Projeto Mega Cidades, que viu de perto a realidade carioca

A Oxford University Press lança em junho um livro sobre as favelas do Rio de Janeiro e seus moradores. Favela: Four decades of living on the edge in Rio de Janeiro (448 pp., US$ 29,95) foi escrito pela presidente do projeto Mega Cidades, Janice Perlman, com base em décadas de estudos e entrevistas com mais de 2.500 moradores. O prefácio é de Fernando Henrique Cardoso e a autora faz ainda um agradecimento especial à dona Ruth, que foi uma inspiração para o começo deste trabalho e por sua “camaradagem, humor e convicção de que pesquisa e ação civil podem fazer a diferença”.

Para a autora, o período em que fez sua pesquisa foi um dos mais felizes de sua vida. “Eu nunca me senti tão segura e bem-vinda numa comunidade – nem antes e nem depois”. Ela começou a conhecer essa realidade quando viveu no país entre 68 e 69. Mas as visitas ao Brasil não pararam por aí. Agora, incluive, ela está no Rio de Janeiro. Sua obra explora a mudança da paisagem e a desordenada realidade dos pobres urbanos e questiona se as desigualdades vão se fortalecer ou enfraquecer com o país assumindo o papel de uma próspera e crescente economia.

Janice apresenta o livro como sendo uma obra sobre quatro gerações de pessoas que viveram em favelas (ou cujos parentes viviam). “É sobre as pessoas balançando em estreitos precipícios, vivendo e prosperando. É sobre suas lutas, sofrimentos, sucessos e seus esforços para crecer em meio a um ambiente hostil. É uma crônica sobre os desejos da população pobre pelo direito à humanidade e sua busca por serem tratados como ‘gente’”, escreve.

As histórias dos entrevistados se passam no Rio, mas refletem a experiência de alguns milhões de pessoas vivendo na informalidade ao redor da América Latina, da Ásia e da África.
[21/05/2010 00:00:00]