Publicidade
Flip anuncia mais quatro brasileiros
PublishNews, Redação, 20/05/2010
Agora já são nove!

Beatriz Bracher, Carola Saavedra, Patrícia Melo e Ronaldo Correia de Brito reforçam o time de escritores da 8ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que vai acontecer entre os dias 4 e 8 de agosto. Além deles, Alberto da Costa e Silva, Fernando Henrique Cardoso, Maria Lucia Pallares-Burke, Angela Alonso e Reinaldo Moraes também já confirmaram presença.

Atual vencedora do prêmio Clarice Lispector, a escritora e roteirista paulistana Beatriz Bracher volta a Flip, trazendo a reedição do seu primeiro romance Azul e Dura (Editora 34). Reconhecida como romancista, a autora publicou Não falei (2004), Antonio (2007) e o livro de contos Meu amor (2009) - todos pela Editora 34. Em 1994, em parceria com Sérgio Bianchi, escreveu o argumento do filme Cronicamente inviável (2000). Ano passado, assinou o longa-metragem Os inquilinos com o qual conquistou o prêmio de melhor roteiro no Festival do Rio 2009.

Nascida no Chile e naturalizada brasileira, Carola Saavedra participa pela primeira vez da Flip. Autora de contos e romances epistolares, publicou seu primeiro livro em 2005, pela editora 7Letras: Do lado de fora. Mais recentemente, lançou, pela Companhia das Letras, Toda terça (2007) e Flores azuis (2008), com o qual recebeu o prêmio APCA de melhor romance. Em Paisagem com dromedário, nas livrarias também pela Companhia das Letras desde o início do ano, Carola conta, por meio de 22 mensagens, a história de um casal de artistas plásticos.

A paulista Patricia Melo, desta vez, irá a Flip para dialogar com a americana Lionel Shriver. Em debate, a arte de escrever thriller psicológico. Ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura em 2001 por Inferno (Rocco), Patricia também escreve textos para o teatro, como Duas mulheres e um cadáver e A caixa. Fã e discípula de Rubem Fonseca, adaptou para o cinema o clássico Bufo & Spallanzani. Já está no prelo, pela editora Rocco, Ladrão de cadáveres, o mais novo romance da autora.

Também de volta à Flip, Ronaldo Correia de Brito constrói sua literatura cruzando o imaginário sertanejo, o da cultura popular nordestina, com a modernidade. Foi nesse contexto que desenvolveu seu último romance, Galiléia (Objetiva, 2008), título, por sinal, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2009. Médico de formação, o cearense já publicou, pela Cosac Naify, Faca (2003), Pavão misterioso (2004) e Livro dos homens (2005). Por Pavão misterioso, escrito com Assis Lima, ganhou o prêmio Zilka Salaberry 2007 de teatro infantil.

Estão também confirmados para a programação oficial da edição de 2010 da Flip os ingleses Peter Burke, Terry Eagleton e William Boyd, o irlandês Colum McCann, o indiano Salman Rushdie, o israelense Abraham B. Yehoshua, a iraniana Azar Nafisi, os brasileiros Hermano Vianna, Fernando Henrique Cardoso, Maria Lucia Garcia Pallares-Burke, Alberto da Costa e Silva, Angela Alonso e Reinaldo Moraes, a cubana Wendy Guerra e os americanos Benjamin Moser, Lou Reed, Lionel Shriver, Robert Darnton, Robert Crumb, Gilbert Shelton e William Kennedy.

[20/05/2010 00:00:00]
Leia também
A plataforma terá como objetivo ampliar os elementos da experiência B2B da Feira de Frankfurt ao longo do ano
Nesta terça-feira (28), às 19h, o psicanalista Joel Birman recebe Jurandir Freire e Francisco Bosco na Livraria da Travessa do Leblon para bate-papo e sessão de autógrafos de novo livro
País convidado de honra da 76ª da Feira também apresentou o conceito do seu Pavilhão, que deverá se transformar em uma típica praça local