WMF Martins Fontes e o prazer de pensar
PublishNews, Redação, 14/05/2010
Primeiros títulos devem sair no segundo semestre; serão 40 no total

A WMF Martins Fontes está preparando uma coleção de fôlego com livros de filosofia dedicados a professores e a estudantes do ensino médio e para todos os que se interessam pelo tema. Coordenada por Marilena Chaui e por Juvenal Savian Filho, “Filosofias – O prazer de pensar” lança seus primeiros quatro títulos no segundo semestre. São eles: Boas vindas à filosofia, de Marilena Chaui; Argumentação: a ferramenta para filosofar, de Juvenal Savian Filho; O ser humano é corpo e mente, de Silvana Ramos; e O tempo, de Fernando Rey Puente. E vem muito mais pela frente. A coleção terá 40 títulos que vão tratar de temas como dever, linguagem, liberdade, política, o bem e o mal, dialética, felicidade, inconsciente, verdade e por aí vai.

As obras são divididas em três áreas: O ser humano e o mundo, O agir humano e O conhecimento humano. Todos os volumes serão escritos por conceituados professores em linguagem acessível. Entre os autores, estão Silvana Ramos (USP), Sílvia Faustino (UFBA), Sílvia Faustino (UFBA), Débora Morato (UFSCAR), Franklin Leopoldo e Silva (USP), Olgária Matos (UNIFESP) e outros.

Para fazer esta coleção, a editora estudou a legislação em torno do ensino de filosofia no Brasil e as diversas versões dos textos de sugestões curriculares (das quais as “Orientações curriculares para o ensino médio”, de 2006, é a mais atual e a mais consistente). A opção foi por um itinerário formativo em torno de temas e noções filosóficas, cuja abordagem será sempre feita a partir da História da Filosofia. A ideia é que o tratamento desses temas e noções não consista num resumo de posições assumidas ao longo da história, como se o objetivo fosse fornecer um panorama geral daquilo que se deveria aprender num curso de graduação ou algo parecido. Ao contrário, a projeto consiste em abordar os temas numa perspectiva reflexivo-sistemática, tomando momentos da História da Filosofia como referências para a posição da problemática, exemplos de solução e inspiração.

Esse tipo de abordagem permite ao leitor iniciante e ao professor do ensino médio tratar os temas segundo sua formação e sua responsabilidade. Eles poderão, inclusive, inverter a ordem dos temas, adaptando-se ao contexto de seus interesses.

[14/05/2010 00:00:00]