A Integrare Editora faz cinco anos em junho e tem muito a comemorar: são mais de 50 livros no catálogo e 500 mil exemplares vendidos. O faturamento também está aumentando. Em 2008, foram R$ 3,1 milhões e a expectativa é de que 2009 tenha fechado com R$ 4 milhões, um crescimento de 29%.
A editora paulista que se especializou no mercado de interesse geral com autores palestrantes prevê uma expressiva expansão em suas atividades. Segundo o publisher, Maurício Machado, “em 2010 iremos quase duplicar nosso catálogo e alçar vôos muito mais altos”.
No segmento Mente, Corpo e Espírito, até então pouco explorado pela editora, Machado fechou acordo com a Brahma Kumaris, instituição indiana que promove a paz em todo mundo, e a partir de agora, a Integrare passa a publicar seus livros com exclusividade no país. “Estamos avaliando a criação de um selo específico para essa parceria que abrigará cerca de 30 livros nos próximos dois anos”, diz Machado.
Com sólidos projetos nas linhas de Educação e Comportamento já definidos para o próximo ano, incluindo livros inéditos de Içami Tiba, a editora prepara lançamentos no segmento de negócios. Destaque nessa linha editorial será a parceria com o Instituto Endeavor, que comemora 10 anos do movimento “Bota pra fazer” com o lançamento de dois livros do escritor Fernando Dolabela.
Investindo ainda mais no segmento porta a porta, a Integrare tem planos para lançamento e comercialização de produtos específicos para este setor. Em especial para produtos Avon e a educadores via TSP Editorial, empresa especializada no seguimento porta a porta.
Fruto de negociações estabelecidas por seu consultor Wander Soares, inicia em 2010 uma parceria com a editora Plug Me (Ediouro) para o lançamento de seus best-sellers em formato áudio-livros.
O público infantil não poderia ficar de fora e, por isso, a editora estuda a aquisição ou o lançamento de um selo infantil. Atualmente, a Integrare já distribui os livros-revista Toca & Peteca, da Magia de Ler.
Modelo pioneiro
Desde 2005 a Integrare Editora oferece maior transparência e conforto aos seus clientes, consumidores e autores através de seu website. A editora é a única no país a oferecer aos seus autores a oportunidade de acompanhar online como andam as vendas de seus livros, os projetos relacionados a eles, as ações promocionais etc.
Mas não somente os autores se beneficiam da estrutura virtual montada pela editora. Os livreiros podem conferir os videoreleases das obras que compram. Consumidores não ficam de fora. Quem compra um livro ganha o direito de assistir a uma palestra de 20 minutos gravada pelo autor da obra adquirida. Para isso, basta entrar no site da editora e responder a uma pergunta-chave, cuja resposta está contida no próprio livro comprado.
Responsabilidade social
A Editora nasceu de uma política empresarial socialmente responsável. Desta forma, destina um porcentual do faturamento de cada título a entidades não-governamentais reconhecidas e que possuam uma relação com a obra ou então, com o autor.