A Editora RHJ, especializada até agora em literatura infantil e juvenil, realiza neste sábado, dia 24, das 9h30 às 13h, na Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21 – Funcionários. Belo Horizonte/MG), um café literário para o lançamento de sua nova linha editorial dedicada a educadores.
Serão lançadas, neste primeiro momento, seis publicações que oferecem subsídio para o exercício diário de docência: Da escola para casa: Alfabetização (132 pp., R$ 35), de Zoé Rios e Márcia Libânio, Confusão de Línguas na literatura: O que o adulto escreve, a criança lê (184 pp., R$ 38), de Ninfa Parreiras, Ensinar e Aprender História (188 pp., R$ 38), de Flávio Berutti e Adhemar Marques, Leitura Literária & Outras leituras: Impasses e Alternativas no trabalho do professor (216 pp., R$ 39), de Vera Maria Tietzmann, Uma pitada de poesia em cada dedo de prosa (116 pp., R$ 35), de Ronald Claver e Construindo o conhecimento: ecologia (104 pp., R$ 35), de Rosilene Siray Bicalho e Paulo de Oliveira.
Os autores debaterão sobre a formação continuada dos professores. Para se inscrever, é necessário que os interessados entrem em contato pelo e-mail editorarhj@editorarhj.com.br ou pelo telefone 31 3334-1566.
Da escola para casa: alfabetização, de Zoé Rios, professora alfabetizadora da rede pública e particular de Belo Horizonte e docente da PUC/MG, e Márcia Libânio, professora e diretora da rede municipal de Belo Horizonte, procura auxiliar os professores alfabetizadores na preparação das atividades extraescolares conhecidas como “Para casa”. São apresentadas discussões embasadas sobre a alfabetização do ponto de vista didático e das mais recentes teorias na área de Educação, para, em seguida, problematizar a atividade do “Para casa”.
Confusão de Línguas na literatura: O que o adulto escreve, a criança lê, de Ninfa Parreiras, especialista na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, propõe alternativas ao educador no trabalho com a literatura infantil e juvenil.
Ensinar e Aprender História, de Flávio Berutti e Adhemar Marques, especialistas em História; apresenta de forma leve e sintética um estudo complexo e denso de pontos cruciais para o ensino e a pesquisa em História voltados para os anos finais do Ensino Fundamental.
Leitura Literária & Outras leituras: Impasses e Alternativas no trabalho do professor, de Vera Maria Tietzmann, professora titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, apresenta aos educadores formas de ensinar Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio, utilizando-se de algumas ferramentas para dinamizar o trabalho em sala de aula, como livros teóricos e literários, filmes e sites.
Uma pitada de poesia em cada dedo de prosa, de Ronald Claver, poeta e oficineiro de literatura, propõe aos professores que se ensine literatura a partir e através da prática de escrita.
Construindo o conhecimento: ecologia, de Rosilene Siray Bicalho e Paulo de Oliveira, professores do Colégio Técnico da UFMG – COLTEC–, nas áreas de Biologia e Química, respectivamente, aborda o tema “ecologia” e propõe atividades em que o questionamento e a experimentação são fundamentais tanto para os alunos quanto para os professores.