Teatro para ler
PublishNews, Redação, 11/03/2010
Coleção traz 61 textos para o teatro escritos por importantes dramaturgos ligados ao movimento artístico da Praça Roosevelt

Com organização de Ivam Cabral, um dos fundadores da Cia. de Teatro Os Satyros, e 61 textos teatrais, a Coleção primeiras obras (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 10 volumes, R$ 50) reúne peças de alguns dos diversos dramaturgos brasileiros, muitos deles premiados. Todos têm alguma participação no movimento artístico que deu uma nova vida à Praça Roosevelt, na região central de São Paulo.

São 10 volumes no total, dos quais nove são dedicados especificamente a textos de Otávio Martins, Gabriela Mellão, Ivam Cabral, Sergio Roveri, Vera de Sá, Sérgio Mello, Rudifran Pompeu, Marcos Damaceno e Lucianno Maza. O décimo título é uma coletânea de 30 peças de diversos autores e apresentadas durante o Festival DramaMix 2007, realizado na Roosevelt.

Nesta quinta-feira, dia 11, a coleção será lançada durante o III Festival Ibero-americano de Teatro, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda – São Paulo/SP Tel: 11- 3823-4600), a partir das 19h, com a presença de Ivam Cabral. Idealizada para ser material didático da SP Escola de Teatro, a coleção chega agora ao grande público.

“Estas não são as primeiras obras desses autores, mas as primeiras obras desse movimento artístico que acontece na Roosevelt. Todos os dramaturgos selecionados montaram espetáculos na praça em algum momento e têm ligação com o movimento”, explica Ivam. Ele esclarece que nem todos os textos dos 10 volumes foram apresentados necessariamente na Praça Roosevelt, há inclusive algumas peças inéditas.

“A reunião desses textos em uma coleção é de grande valor, não só pela qualidade, mas por se tratar em sua maioria de jovens dramaturgos que vêm despontando no cenário nacional nos últimos anos. Além disso, pode servir de inspiração para novos autores”, avalia Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial.

[11/03/2010 00:00:00]