Mulher - imprescindível até quando se fala do estímulo à leitura
PublishNews, Sônia Machado Jardim, presidente do Instituto Pró-Livro, 08/03/2010
Sônia Machado Jardim, presidente do Instituto Pró-Livro, escreve artigo especial para o Dia Internacional da Mulher

Woman, mujer, femme, donna, frau, mulher. Não importa o idioma, não importa o país, em qualquer lugar do mundo mulher é sinônimo de amor, de luta, de fé, de força, de coragem e de leitura também. Por motivos históricos, o dia 08 de março foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher, mas para o Instituto Pró-Livro (IPL) um dia apenas é pouco para agradecer e homenagear a maior incentivadora de leitura em nosso país.

De acordo com a segunda edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo IPL ao Ibope Inteligência, 55% dos leitores brasileiros são mulheres e 49% apontam a mãe ou a mulher responsável pela educação na família como a principal incentivadora do hábito de leitura. Entre crianças de cinco a dez anos esse número sobe para 73%.

A influência da mulher no hábito de leitura não para por aí. 60% dos leitores brasileiros lembram-se de terem visto a mãe, sempre ou de vez em quando, lendo.

As mulheres não incentivam apenas pelo exemplo. Elas se dedicam. Mais da metade das mulheres leitoras dizem que, sempre ou algumas vezes, leem para os leitores iniciantes.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil prova que a mulher faz a diferença. E é para essas mulheres a homenagem do IPL. Às mulheres que há tempos deixaram de ser o sexo frágil. Erasmo Carlos já havia cantado que esta é uma mentira absurda. E ele reconhece a força da mulher ao cantar “sou forte, mas não chego aos seus pés”. À mulher que é uma, mas que se desdobra em várias. É filha, amiga, irmã, esposa, mãe, professora, dona de casa, profissional. E ela é tudo isso ao mesmo tempo.

O IPL deseja que a mulher continue a fazer a diferença e que absorva, completamente, mais este papel, o de incentivadora de leitura. Que ela possa ensinar pelo exemplo, que ela consiga mostrar, com a ternura que lhe é peculiar, a importância dos livros. Nós, do Instituto Pró-Livro, esperamos que as mulheres tenham a consciência da sua importância neste processo de incentivo à leitura, que continuem estimulando, não apenas às crianças, mas a todas as pessoas, pois leitura é conhecimento, é prazer, é sonho, é realidade.

Você, mulher, é peça importante para que possamos transformar o Brasil em um país de leitores, porque você tem o poder de transformação. Continue colocando livros no caminho das pessoas que ama. Mostre a elas todas as possibilidades que os livros oferecem. Assim como a mulher, o livro também desempenha vários papéis na sociedade. Ele mostra os caminhos, apresenta oportunidades, propicia sonhos e conhecimentos. É uma janela aberta para o mundo.

O livro é amigo, companheiro, fonte de prazer e de sabedoria. São tantas as qualidades parecidas com as das mulheres, que fica fácil a gente entender o resultado da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Mulher e livro se complementam.

Neste dia 08 de março de 2010 e em todos os dias do ano, o IPL agradece e parabeniza a todas as mulheres do Brasil, pelo Dia Internacional da Mulher e, principalmente, por desempenharem, de maneira brilhante, o papel de incentivadora de leitura.

Sônia Machado Jardim, presidente do Instituto Pró-Livro

[08/03/2010 00:00:00]
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Leia também
E mais: a repercussão a Bienal do Livro da Bahia, indicações de livros e um mergulho nas obras de Roseana Murray
Ação aponta diretrizes básicas para assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro
Projeto será conduzido pela autora Bruna Kalil Othero, estudiosa da obra de Hilst; livro tem como objetivo mostrar obra da autora para 'além da pornografia'