Os sábados do mês de janeiro prometem ser animados na Livraria Cortez (Rua Bartira, 317 – Perdizes. São Paulo/SP. Tel.: 11 3873-7111). A programação de férias da livraria oferece Contações de Histórias, sempre a partir das 11h. Crianças a partir dos 4 anos são convidadas a participar, acompanhadas dos pais. A ideia da Cortez é a de estimular a leitura e a imaginação das crianças, através de contos adaptados da literatura infantil, despertando nelas a necessidade da preservação de valores, como o respeito à amizade e o espírito de coletividade e cooperação. A entrada é franca.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia: 15 de janeiro (sábado)
Histórias: Contos de Diversos Lugares do Mundo - A Árvore dos desejos; O Campo dos Gigantes; O sonho de Ismar; e A Pedra de Ronda.
Sinopse: Histórias da tradição oral popular em narrativas breves e alegres, abordando pequenos casos da vida cotidiana, sempre carregados de sabedoria e muita esperteza. Contos extraídos dos livros: Novas histórias antigas e Outras novas histórias antigas, de Rosane Pamplona (Editora Brinque-Book).
Quem conta: O Contador de Histórias Rodrigo Calistro apresenta uma coletânea de suas melhores narrativas.
Dia: 23 de janeiro (sábado)
Histórias: Lendas e Mitos do Imaginário Popular Brasileiro
Sinopse: Com o Grupo Pererê vamos passear pelo universo das lendas e mitos do imaginário popular brasileiro: lendas indígenas, sacis, curupiras e lobisomens povoam suas canções que são apresentadas por divertidas e deliciosas narrativas de “causos” e dessas próprias lendas. A criançada vai se divertir com a manipulação de bonecos. “Os estímulos sonoros e visuais possibilitam que a criança se aproprie devidamente dessas linguagens e, o mais importante, desses elementos folclóricos pertencentes à cultura brasileira”, descrevem os contadores.
Quem conta: Grupo Pererê - Composto por Maíra Simões, Luciana Catarina e Renato Murakami. O Grupo nasceu em 2007 com o Projeto "Contando e Cantando Histórias", que foi pensado, criado e confeccionado por educadores e arteiros que há tempos pesquisavam e refletiam sobre a produção cultural para a criança.
Dia: 30 de janeiro (sábado)
História: Histórias Fantásticas de um Baú...
Sinopse: A Cia. Canta que eu Conto tem um baú mágico que viaja pelo mundo, descobrindo e guardando histórias fantásticas. Toda vez que Lili Flor o abre, uma história do mundo vem nos visitar e a viagem dos contos começa. Cheia de musicalidade e magia, as narrativas de contos do mundo é uma verdadeira viagem pela imaginação. Que história sairá do baú?
Quem conta: Lili Flor (arte-educadora) e Vinicius Medrado (músico) atuam juntos como atores, cantores, manipuladores de bonecos e instrumentistas, além de assinarem também a pesquisa, produção e direção do espetáculo.