Interatividade e diversão, no novo livro da Record
PublishNews, Ricardo Costa, 08/12/2009
Grau 26 integra literatura, cinema e internet

Já faz tempo que a literatura se encontra com o cinema, no agitado – mas nem sempre bem entendido – mundo das artes. E agora Anthony E. Zuicker, criador da série de TV CSI, com Duane Swierczynski, criou o primeiro romance digital interativo, que uniu além de literatura e cinema, a internet. E a editora Record lança no Brasil no próximo dia 17 de dezembro Grau 26: Origens (434 pp., R$ 39,90 - Trad.: Sergio Duarte). A cada 20 páginas o leitor encontra uma ciberponte e é convidado a visitar o site do livro e mergulhar mais fundo na história. No site exclusivo para os leitores (www.grau26.com.br), os personagens e as cenas ganham vida. São cenas de alta qualidade, com até três minutos de duração e com a participação de atores famosos, e áudios que complementam a trama do romance. É possível ler o livro sem a web, mas se alguém vir os vídeos e áudios da internet sem ler o livro, não vai entender a trama.

O primeiro volume da série, Grau 26, a origem,apresenta Steve Dark, um agente aposentado do FBI que volta ao trabalho para deter um assassino em série como o mundo nunca viu. Os agentes da lei sabem que assassinos são categorizados em uma escala de 25 graus de perversidade, desde os mais simples oportunistas do Grau 1, aos torturadores metódicos do Grau 25. O que quase ninguém sabe é que uma nova categoria está prestes a ser criada. Comandado pelo detetive Dark, um grupo de investigadores de elite segue o rastro de um assassino tão terrível — responsável por matar, violentar, mutilar, envenenar e torturar brutalmente 35 pessoas em seis países durante 23 anos — que não se encaixa em nenhum dos 25 graus de psicopatia conhecidos, obrigando a lei a criar uma nova classificação de crueldade para encaixá-lo. Seu nome é Sqweegel. Seus alvos: Qualquer um. Seus métodos: Ilimitados. Sua classificação: Grau 26.

Com a interação da internet os personagens ganharão vida e os detalhes da cena do crime vão ficar mais claros, levando a experiência a um novo nível, inserindo os leitores no meio da ação e dentro das mentes de um assassino em série maluco e do homem enviado para caçá-lo. O site mundial do livro inclui ainda extras das filmagens e uma seção onde é possível ler posts sobre crimes reais, blogs de detetives e investigadores criminais de verdade, e até mesmo aventurar-se pelas mentes de alguns dos mais terríveis assassinos em série da História.

Anthony E. Zuiker é criador e produtor executivo da série de TV mais assistida no mundo, CSI, assim como CSI Miami e CSI New York. Aficionado por mistério desde a infância, seu sonho sempre foi escrever um romance policial. Vive entre Las Vegas e Los Angeles com a esposa e três filhos.

Duane Swierczynski é autor de vários thrillers, incluindo Severance package, que atualmente está adaptando para o cinema para o estúdio independente Lions Gate. Ele escreve a série mensal do personagem Cable de X-men para a Marvel Comics, e lançou outros títulos como Iron Fist, Punisher e Wolverine. Mora na Filadélfia.
[08/12/2009 01:00:00]