Publicidade
Resultados da pesquisa ebook
PublishNews, Redação, 04/09/2009

Resultados da pesquisa ebook
PN
Joe Wikert, que escreve dentre vários outros, o blog Joe Wikert's Publishing 2020 Blog, postou no último dia 31 de agosto o resultado de uma pesquisa que ele e a O’Reilly organizaram sobre o eBook. Fatos interessantes ficaram conhecidos, como por exemplo, o de o formato PDF ainda ser o mais usado pelos leitores; nas palavras de Wikert, “até agora o mundo é do Adobe”. E segue a pesquisa: 50% dos pesquisados afirmaram ler um eBook várias vezes por semana e o número dos que lêem diariamente não é desprezível: 19%. Quanto aos aparelhinhos de leitura – eReaders – depois dos computadores (notes e desktops) o principal leitor, surpreendendo a muitos, é o iPhone (29%). O Kindle vem em segundo (14%), seguido de perto pelo iPod Touch (12%).

A semana passada enviamos uma breve pesquisa aos nossos clientes que haviam comprado um eBook na O’Reilly. Recebemos mais de duas mil respostas em poucos dias. O objetivo era entender mais a respeito dos hábitos de compra e das preferências dos clientes que estão interessados em conteúdo eletrônico. A pesquisa lançou mão de muitas perguntas de múltipla escolha e dissertativas. Tive a oportunidade de olhar apenas as respostas das perguntas de múltipla escolha; e comento abaixo.

1. Com que frequência você lê livros eletrônicos?
A principal resposta - 50% das respostas - foi “muitas vezes na semana”. 30% responderam “diariamente” e 19%, “raramente”.

2. Em que fase do processo de adoção eBook você está?
A resposta escolhida por 30% dos selecionados, foi “amo livros eletrônicos e não quero mais voltar a ler livros impressos.” A segunda (24%) foi “vou gostar mais quando os equipamentos para leitura melhorarem”.

3. Você compra livros impressos e eletrônicos ou você mudou definitivamente para o eletrônico?
75% respondeu “os dois” e 25%, livros eletrônicos.

4. Selecione as características do eBook que são mais importantes para você.
As pessoas tiveram a possibilidade de enumerar várias características. A característica número um foi “portabilidade” (80%) seguida por “útil para pesquisa” (71%) e “preço” (60%). Apesar da fixação de todos nos “abaixo de US$10” do Kindle e “abaixo de US$5” do iPhone, o preço não é a característica número um para essa população. É óbvio que aquilo que as pessoas dizem e como elas agem são duas coisas totalmente diferentes.

5. Em que equipamento você lê os livros eletrônicos da O'Reilly?
Novamente tiveram a possibilidade de selecionar múltiplas escolhas, mas não foi surpresa que as duas escolhas mais frequentes foram os laptops (80%) e os computadores de mesa (60%). E, embora o Kindle frequentemente chame mais atenção como um dispositivo dedicado ao conteúdo eletrônico, é interessante notar que apenas 14% dos pesquisados o escolheram, ao passo que o iPhone e o iPod Touch foram escolhidos por 29% e 12%, respectivamente. Ah, e os benefícios de uma enorme base instalada! A propósito, o Sony Reader foi escolhido quase tanto quanto o Kindle (11%).

6. Se você optar por iPhone na pergunta 5, como lerá os eBooks?
Stanza lidera com 62% e a Kindle app tem apenas 16% e está em segundo lugar. (Fiquei bem surpreso ao perceber que muitas pessoas têm os dois dispositivos. Aposto que a maioria é como eu, comprou o Kindle antes do iPhone. Agora que tenho o iPhone, não uso tanto o Kindle.)

7. Você está comprometido com os dispositivos e plataformas que está usando agora ou espera por algo melhor?
Um terço dos entrevistados disse que amam seu eReader , porém os outros dois terços esperam que surja algo melhor.

8. Sempre que possível a O'Reilly fornece aos clientes três formatos eletrônicos diferentes para cada eBook – PDF, epub e mobi. Qual deles
você usa?
Consistente com a questão anterior sobre o uso de aparelhos para Leitura, PDF é de longe a escolha número 1 (94%). Novamente as respostas de múltipla escolha foram permitidas, mas 34% e 20% dos pesquisados disseram que usam o epub e o mobi . Embora muitos de nós goste de focar em dispositivos mais modernos, até agora o mundo é do Adobe. Algumas das perguntas dissertativas foram: “Que formato você prefere e por quê?” “Quais são as inovações que algumas editoras estão fazendo quanto aos eBooks?” “O que podemos fazer para melhorar sua experiência com os eBooks da O’Reilly?” “Quais as características que os eBooks da próxima geração deveriam ter?” “E baseado na sua experiência de compra de eBooks na O’Reilly, o que você acha do preço?” Como você pode ver, essas são algumas perguntas bem interessantes e a maioria dos mais de dois mil pesquisados deram sua opinião. Portanto, levará algum tempo para que todas as respostas sejam lidas. Fique ligado que em breve um resumo das respostas será postado aqui no meu blog.

Tradução Roselene Domingues SantAnna da Silva


[04/09/2009 00:00:00]
Leia também
Pitchings são sessões em que os autores expõem suas histórias com a intenção de que elas sejam adquiridas por produtoras e se tornem um produto audiovisual
Pessoa contratada atuará no selo jovem da editora; é preciso ter formação superior em Marketing, Comunicação Social, Relações Públicas, Publicidade ou áreas relacionadas
Selo já estreia com 12 livros, como devocionais, de desenvolvimento pessoal, liderança, relacionamento, família, infantil e acadêmicos