Literatura para Todos encerra inscrições na terça
PublishNews, Redação, 21/08/2009

Até a próxima terça-feira, 25 de agosto, escritores brasileiros e de língua portuguesa podem ser inscrever para a terceira edição do concurso Literatura para Todos. As obras inscritas podem contemplar a modalidade prosa (conto, novela ou crônica), poesia, perfil biográfico, dramaturgia e textos da tradição oral (em prosa ou em verso). Os textos, que devem ter entre 30 e 40 páginas, precisam ser dirigidos a pessoas que estão aprendendo a ler e escrever. O objetivo do concurso é estimular essa atividade com narrativas atraentes, que não sejam confundidas com tarefas escolares. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e vai premiar com R$ 10 mil cada um dos oito escritores brasileiros e um de país africano de língua portuguesa selecionados. As obras serão publicadas e distribuídas pelo MEC. Veja o edital completo.

A realização do Concurso Literatura para Todos é uma das estratégias da Política de Leitura do Ministério da Educação, que procura democratizar o acesso à leitura, constituir um acervo bibliográfico literário específico para jovens, adultos e idosos recém alfabetizados e criar uma comunidade de leitores. Esse novo público é chamado de neoleitores. Em 2008, 729 foram inscritas. Desse total, 129 obras foram desclassificadas por não atenderem às exigências do edital. Concorreram ao prêmio 608 obras inscritas, sendo 301 textos em prosa (contos, novelas, crônicas), 14 biografias, 30 textos de tradição oral, 246 poesias e 17 obras de países africanos.

Inscrições - A inscrição para o concurso este ano será feita por meio do encaminhamento das obras literárias para: 3° Concurso Literatura para Todos, Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Sala 715. Brasília/DF. CEP: 70047–900. Os concorrentes naturais e residentes em países africanos de língua oficial portuguesa devem fazer a inscrição mediante o envio das obras literárias para as embaixadas do Brasil nos respectivos países.
[21/08/2009 00:00:00]