Atenção, atenção!
PublishNews, Marla Cardoso, 18/08/2009

Identificar riscos, aproveitar oportunidades e abrir novos caminhos no seu negócio. Isso é o que todo empreendedor quer, e no segmento editorial não é diferente. Para quem deseja conhecer e dominar todo o processo de edição do livro, desde a ideia do autor até o produto final nas mãos do leitor, a Universidade do Livro está oferecendo uma grande oportunidade. Através do Curso de Extensão em Edição - “O livro como negócio e produto” -, profissionais e futuros profissionais deste segmento poderão conhecer o mercado editorial e seus nichos, o conceito deste negócio, marketing, comercialização e divulgação, além da cadeia produtiva final. Professores e profissionais experientes no segmento conduzirão as aulas, que começam no dia 15 de setembro e serão ministradas duas vezes por semana nos meses de setembro, outubro e novembro, as terças e quartas-feiras, das 19h às 22h. Para elaboração do trabalho de conclusão do curso os estudantes ainda terão mais três meses de orientação. Ao final, o participante terá direito ao Certificado de Extensão, expedido pela Reitoria da UNESP. As inscrições podem ser feitas neste mês pelo e-mail universidadedolivro@editora.unesp.br. Mais informações pelo telefone11-3242-9555 ou no site da Universidade.

Durante o primeiro módulo do curso, que tratará sobre o Mercado, serão destacadas a atualidade e perspectivas para o setor, novos negócios na área e presença de editoras internacionais, e plano de negócios, indicando como planejar antes das tomadas de decisões. A escolha do ramo editorial e as características dos mercados também será outro ponto abordado, com destaque para os segmentos de livros universitários, infanto-juvenis, técnico-científicos e profissionais, títulos de interesse geral e escolares. Quando tratar do conceito editorial, as aulas abordarão o papel do editor e do publisher, produção editorial, projeto gráfico e direitos autorais. Já no módulo que discutirá marketing, o destaque será dado para temas como assessoria de imprensa para o mercado editorial, divulgação, distribuição e vendas de livros escolares, distribuição e venda, o papel do agente literário e novos produtos e novas mídias. Na cadeia produtiva final serão tratados a produção gráfica e custos e formação de preços. No final do curso, os participantes farão um workshop utilizando os conhecimentos adquiridos, além de assistirem a uma palestra com um importante nome da área editorial.

Inscrições - As 40 vagas do curso estão abertas para todos os interessados portadores de Diploma Universitário nas áreas de Edição, Editoração, Letras, Biblioteconomia, Administração, Jornalismo, Tradução, Comunicação, Publicidade, Marketing, Ciências Humanas, Informática, Direito, e áreas afins. Podem se inscrever profissionais sem formação superior desde que possuam, no mínimo, três anos de atuação no mercado editorial e/ou livreiro. As inscrições podem ser feitas neste mês pelo e-mail universidadedolivro@editora.unesp.br. Mais informações pelo telefone11-3242-9555 ou através do site da Universidade (www.editoraunesp.com.br). O investimento é de R$ 3.500 ou R$ 2.800 para sócios da CBL, Snel, Abrelivros, Libre, ABDR e outros órgãos do segmento, funcionários de editoras, jornais e órgãos públicos, jornalistas, estudantes, professores e bibiliotecários. Para se inscrever é necessário: cópia de CPF e RG; currículo atualizado; cópia do Diploma de Ensino Superior ou comprovação de tempo de trabalho na área e uma foto 3x4.
[18/08/2009 00:00:00]