Curitiba aguarda 1ª Bienal do Livro
PublishNews, Redação, 07/08/2009

Vários eventos em um único espaço

No âmbito teatral, a Bienal terá espetáculos sobre a Lenda da Gralha Azul e do Curupira, peças da Federação Espírita do Paraná e teatro de bonecos. Na programação também está prevista a realização de quatro grandes oficinas de poesia, crônica e conto e romance, com Antonio Schin, Antonio Torres e Raimundo Carrero. O público deve acompanhar pelo site os critérios de participação nas oficinas.

A música ganha espaço no pocket show com o comediante Léo Lins e apresentações de Jair de Oliveira, a cantora Tié – a nova revelação da MPB, e Kid Vinil. A orquestra e o coral da Fundação Solidariedade também participam. O cinema também está bem representado na Bienal de Curitiba. No auditório Cinebienal serão exibidos filmes franceses, em referência ao Ano da França no Brasil, a Fnac lança o filme “Home – Nosso Planeta Nossa Casa”, que trata de sustentabilidade. Será lançado no evento ainda o documentário de Rui Vezzaro, “Cinerário”, inspirado na obra de Dario Vellozo, e ainda, o novo filme baseado no livro de Valencio Xavier.

As crianças vão se divertir na Bienal de Curitiba. Sob o lema “ler é conquistar a liberdade”, o espaço infantil terá uma programação variada e rica para que todos possam realmente se apaixonar pelo universo dos livros. Autores de grande expressão do universo infanto-juvenil participam de sessões de bate-papo com o público mirim. Entre eles, Sergio Klein, Pedro Bandeira e Julio Emílio Braz. Haverá ainda sessão de contação de histórias, jogos, brincadeiras, sessões na Bisbilhoteca, peças teatrais, palestras, espaço Fnac Kids, entre outras atrações.

Palco para a educação e a cultura

Parcerias com entidades de classe e o poder público estadual vão trazer grande benefício para o público. A Secretaria de Estado da Educação realiza a terceira edição do projeto “Literatura e Ensino”, cujo objetivo é orientar o trabalho de professores de diversas disciplinas junto a Literatura. Já a Secretaria de Estado da Cultura, além de colaborar como parceira na busca e vinda de grandes nomes da Bienal, ainda terá um estande no evento com orientações, palestras e divulgação de programas ligados ao segmento, entre eles, a Biblioteca Cidadã.

O Conselho Regional de Biblioteconomia realiza o Encontro Paranaense da categoria durante a Bienal, na intenção de divulgar ao público quais são as atividades desenvolvidas pelo bibliotecário, que vai muito além de uma simples informação sobre os livros. O Centro de Letras do Paraná lança na Bienal o concurso nacional sobre o Barão do Serro Azul – herói paranaense na Revolução Federalista de 1893 –, promovido em parceria com a Associação Comercial do Paraná e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná. O filme “O Preço da Paz”, de Pedro Morelli, retrato da trajetória do Barão também será exibido.

A realização da Bienal é de responsabilidade da Agência Esfera, de Curitiba, e conta com a curadoria do experiente dramaturgo, escritor, romancista e filósofo Alcione Araújo. “Nosso desafio foi implantar um modelo inédito de Bienal no Brasil. O evento terá espaços para venda de livros e sessões de autógrafos, mas esta não será a essência da Bienal. O foco será nos autores, nos temas, no processo de criação do livro, na formação dos leitores e na interferência da mídia”.

Escolas e grupos poderão se inscrever para visitação. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo telefone 41 3340 4349, com Cristiane Scheffer, ou pelo e-mail, agendabienal@agenciaesfera.com.br
[07/08/2009 00:00:00]