A noite de autógrafos - Todo autor quer saber, mas poucos sabem como lidar com ela. Conversamos com uma livraria, vamos chamá-la de livraria X para descobrir como fazer da noite de autógrafos um sucesso e... ainda deixar suas livrarias felizes. Finalmente aconteceu, seu livro acabou de ser publicado e você está organizando uma noite de autógrafos numa livraria. Parabéns! Você acha que a publicação foi a parte que mais difícil? Foi só o começo. Veja alguns detalhes que deve considerar no preparo para o Grande Dia!
1. Estamos investindo em você! Invista em nós!
Quando uma livraria concorda em fazer uma noite de autógrafos para você, isso significa mais do que um programa: é um investimento. “Estamos investindo tempo e dinheiro em você, no seu livro, comprando exemplares, dando a ele um lugar nobre nas nossas prateleiras, usando todo o nosso pessoal para planejar e executar o seu evento, etc.. Então, dê retorno! Use a sua lista de contatos para nos ajudar a trazer pessoas. Se você quiser e puder, nos ajude com material promocional: posters, flyers ou talvez até alguns comes e bebes. As noites de autógrafos são melhores quando o autor investe nelas tanto quanto a livraria”.
2. Não tente fazer muitas coisas ao mesmo tempo
Mais é melhor, certo? Neste caso, essa ideia pode ser um erro mortal! Talvez você seja tentado a incrementar o evento de leitura e autógrafos tentando conseguir a máxima exposição possível. Mas tenha em mente que caso não esteja em uma grande metrópole, você pode atrapalhar o seu próprio evento. A maioria das cidades não tem tanto público para mais de uma noite de autógrafos, e se você tiver muitos eventos próximos, a frequência e a venda poderão ser afetados. Algumas livrarias exigirão que, se for para você ser recebido por ela, aquela loja deverá ser seu único evento, ou o seu primeiro. Não é porque somos gananciosos, garanto! Pelo contrário, queremos fazer o melhor evento possível (veja o item 1), e se você já fechou uma noite com mais duas livrarias e algumas grandes redes, é provável que essa noite não seja um sucesso.
3. Por favor, não critique a livraria
Sabemos que seu desejo é vender muitos livros. E que talvez tenha feito os itens 1 e 2, investiu no seu evento, garantiu que ele será um grande lançamento, chamou todos os colegas do colegial, convidou todos os parentes - até mesmo aqueles primos de segundo grau. Veja se a livraria sabe exatamente o que você anda fazendo para ajudá-la e depois, espere. Pela nossa experiência de anos, conhecemos nossas lojas e eventos, quantas pessoas esperamos, quantos livros pedir, quantas pessoas da equipe precisaremos, que tipo de evento funciona melhor para cada tipo de livro. Afinal de contas, o nosso trabalho é fazer com que o evento seja um sucesso. Se você acha que a sua livraria está subestimando o seu evento, a melhor coisa a fazer é apresentar-lhes fatos: quantas pessoas você convidou? Você tem ligação com organizações que podem dar apoio para um público grande? Seus amigos gastam bastante? Sua família toda virá e cada um comprará um livro? Passe todas essas informações a eles! Mas não espere que mudemos a logística ou qualquer outra coisa e, por favor, não fique ofendido se nenhuma mudança acontecer. É nosso trabalho fazer tudo correto. Confie na gente!
4. Fique calmo, não entre em pânico!
O grande dia se aproxima, há milhões de coisas que podem dar errado e você fica acordado a noite toda sonhando com elas. Respire fundo e lembre-se: é nosso trabalho fazer do evento um sucesso. O organizador do evento não apenas pensou em cada um dos milhões desses detalhes como também já administrou 99% deles. Provavelmente você ficará tentado a ligar ou enviar-lhe um e-mail (provavelmente várias vezes por semana – sim, isso acontece) todas as vezes que pensar em uma nova possibilidade de erro. Não faça isso! Se você não confiar na sua livraria, então tente fazer o seguinte: faça uma lista de coisas que o preocupa. Pense em tudo que for possível. Separe um tempo grande a fim de fazer uma boa lista. Então deixe a lista de lado por um ou dois dias. Dê outra olhada na lista. Você acha que um avião vai cair sobre a livraria no seu dia de autógrafo? Provavelmente não vai. Risque isso da sua lista. Se ainda achar que existe uma preocupação justificada, envie um e-mail ao organizador do evento detalhando sua preocupação. Apenas um e-mail. Um e-mail não é um telefonema. O e-mail não é apenas menos invasivo como também dá oportunidade ao organizador de considerar o problema. Não exija respostas ou ações imediatas. Em vez disso, deixe a questão nas mãos dele e seja educado: “Provavelmente você já passou por essa situação e já pensou no assunto, mas eu estou um pouco ansioso quanto a ...” A probabilidade de que não deve se preocupar com nada é grande. Mas se você realmente não conseguir deixar de se preocupar, tente fazer as coisas de um modo mais fácil para o organizador do evento entender e responder o mais rápido possível. Se você telefonar cinco vezes em três dias ou se encher sua caixa de e-mails, aposto que ficará mais frustrado do que satisfeito com uma resposta.
5. Aproveite o grande dia!
Deixe de lado qualquer preocupação, expectativas e medos. Se você já fez os itens 1 a 4, certamente terá o melhor evento, da maneira que espera. Tenha um bom relacionamento com sua livraria e dê ao seu livro um grande impulso!
(Tradução de Roselene Domingues Sant’Anna da Silva)