Depois de uma disputa forte durante o período de “propaganda eleitoral”, chegou ao fim na tarde desta quarta-feira o processo de eleição da nova diretoria da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Ao encerrar as votações, o presidente da Assembleia, Eduardo Blucher (Editora Blucher), ressaltou que “estão de parabéns as duas chapas, que se comportaram de maneira corretíssima no dia de hoje”. Com um total de 238 votos, a chapa Trabalho&Seriedade, liderada por Rosely Boschini (Editora Gente), foi reeleita com 77,73% dos votos (185 votos). Além de São Paulo, as eleições ocorreram também no Rio de Janeiro, na sede do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e em Belo Horizonte, na Câmara Mineira do Livro.
Ao final da contagem dos votos, em sua palavra à assembleia, Armando Antongini, que encabeçava a chapa Mudança&Participação, declarou: “Não há vencidos ou vencedores. Quem ganhou hoje foi o livro e a literatura”.
A assembleia foi finalizada com a posse da nova diretoria e a presidente reeleita, Rosely, dirigiu-se ao grupo ressaltando a importância da união de todos para o contínuo crescimento e fortalecimento do livro e da literatura. “Acredito que a gente só vira o jogo – no Brasil e no mundo – com a leitura.” Em março de 2007, ela foi a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara em 62 anos de história.
Entre as propostas da nova diretoria, estão o fortalecimento da representatividade da entidade perante o Governo Federal e o Congresso; a reformulação do projeto da Bienal Internacional do Livro de São Paulo; participação ativa na modernização da lei que regula os direitos autorais no País; expansão do circuito nacional de feiras de livro e festivais literários,o desenvolvimento de mercados regionais e a implementação de políticas públicas e de ações voltadas para a formação de novos leitores.





