Nova livraria na Casa das Rosas
PublishNews, Redação, 01/12/2008

Com 45m2 e 40% do acervo composto por livros de poesia de autores clássicos e contemporâneos, o Espaço Imprensa Oficial Casa das Rosas será aberto nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (Avenida Paulista, 37. São Paulo/SP). Inicialmente, serão cerca de 280 títulos de poetas representativos de diversas gerações e de diferentes países. Na lista, Baudelaire, Camões, João Cabral de Melo Neto, Anchieta, Drummond, Leminski, Konstantinos Kavafis, T.S. Eliot, Francis Ponge, Sylvia Plath, Edgard Alan Poe, Guimarães Rosa, Augusto e Haroldo de Campos, Álvares de Azevedo, Maiakóvski, Neruda e muitos outros. O espaço abrigará, ainda, seus próprios livros e outros publicados por editoras universitárias que assim como poesias não são facilmente encontrados em livrarias comerciais. Entre as editoras com obras à venda na Livraria da Imprensa estão Discurso Editorial, Unesp, Unicamp, Edusp, Edusc, UFJF, EDUERJ, EDUSC, FAURGS, entre outras. "A poesia é o gênero mais lido por 28% dos brasileiros, como mostra a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, mas sua comercialização ainda é restrita a algumas livrarias", comenta Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

"Nosso objetivo é dar um destaque aos grandes poetas brasileiros e estrangeiros, clássicos e contemporâneos", revelou Hubert Alquerés. "Teremos poetas brasileiros, portugueses, gregos, islandeses, argentinos, uruguaios, americanos, ingleses, corenos e de tantos outros países. Nossa idéia é que o espaço seja um local de referência aos paulistanos e turistas que têm dificuldade de encontrar livros de poesia". Entre os títulos, destaque para Triunfos, de Francesco Petrarca com tradução de Luis de Camões, e a edição fac-similar publicada pela Edusp de Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, lançada originalmente pela Au Sans Pareil em 1925. E para os poetas: Yi Sáng, Hilda Hilst, Dante, Cecília Meirelles, Casemiro de Abreu, Guilherme de Almeida, Ferreira Gullar, Gregório de Matos, João Paulo Paes, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Murilo Mendes, Quintana, Vinicius de Moraes, Régis Bonvicino e muitos outros.

Espaço Imprensa Oficial - Em junho de 2008, O Museu da Língua Portuguesa também ganhou o seu Espaço Imprensa Oficial, que tem entrada pelo próprio museu e também pela Estação da Luz. Na Rua XV de Novembro está a mais antiga livraria da Imprensa Oficial. Os livros da Imprensa Oficial e aqueles publicados por ela em parceria com editoras universitárias também podem ser adquiridos pela livraria virtual através de seu site.
[01/12/2008 01:00:00]