Livro mostra o impacto da mídia e do marketing sobre a infância
PublishNews, 25/04/2006
Escrito pela psicóloga norte-americana Susan Linn, Crianças do Consumo - A infância roubada (Instituto Alana, 328 pp., R$ 39, trad. Cristina Tognelli) revela como as crianças se tornaram o mais recente e imenso mercado explorado pelas grandes empresas e corporações. O maciço investimento em marketing dirigido ao público infantil - com valor estimado em US$ 15 bilhões anuais somente nos EUA - é visto pela autora como uma ameaça aos esforços feitos pelos pais para estabelecer limites aos seus filhos. Os efeitos nocivos desse fato se estendem a outros aspectos, como diz Linn: "o marketing para crianças enfraquece os valores democráticos, ao encorajar passividade, conformismo e egoísmo. Ameaça a qualidade do ensino, inibe a liberdade de expressão e contribui para problemas de saúde pública como obesidade infantil, dependência de tabaco e consumo precoce de álcool."
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