Série de atividades ao longo do próximo ano celebra o centenário de Jacó Guinsburg
PublishNews, Redação, 20/09/2021
O editor, escritor, crítico e professor morto em outubro de 2018 será lembrado em uma série de encontros que começa nesta terça-feira (21)

A partir desta terça-feira (21), o Sesc SP e a Editora Perspectiva realizam o ciclo 100 Jacó: o centenário de J. Guinsburg, que celebra os 100 anos do editor, escritor, crítico e professor Jacó Guinsburg, morto em outubro de 2018.

Jacó aportou no Brasil, em São Paulo, com apenas três anos de idade, vindo da Bessarábia com a família. Cresceu no bairro do Bom Retiro, tradicional reduto dos chegados na cidade, e construiu uma brilhante carreira intelectual, acadêmica e profissional, com grandes contribuições para a cultura brasileira, mesmo sendo (ou por causa disto) um autodidata, um livre pensador, sempre muito curioso e aberto a ampliar seu imenso repertório. Os livros --para ler, estudar ou fazer-- o acompanharam a vida inteira. Editor da Perspectiva, deixou um acervo de 1.200 títulos editados, muitos dos quais tornaram-se referência em seus campos de estudo. Foi um dos grandes professores do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

A curadoria da programação é de Gita K. Guinsburg, viúva de Jacó, e do diretor teatral Abílio Tavares que previram a realização de três etapas, reunindo depoimentos, entrevistas e lançamento de livros. O primeiro módulo, intitulado O editor e personagem de São Paulo, vai reunir Celso Lafer, Danilo Santos de Miranda, Leda Maria Martins, Plinio Martins Filho, Rosangela Patriota, Andrea Nogueira, Sergio Kon, Roberta Estrela D’Alva, além dos curadores. Na conversa, essas pessoas, que foram importantes na vida do editor, recuperam as suas memórias para contar situações vividas com Jacó. A conversa será transmitida pelo canal do Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc SP no YouTube.

Ainda dentro do módulo 1, será lançado o livro Digitais de um leitor, que fará parte da coleção Debates, da Perspectiva. O livro propõe uma conversa de leitor para leitor numa jornada pela literatura brasileira e estrangeira de muitas décadas. O livro foi organizado pelo próprio Jacó, com Rosangela Patriota, uma de suas colaboradoras, e Gita.

O segundo módulo acontecer só em março de 2022 e jogará luz nas figuras de intelectual e pensador de Jacó e será marcado pelo relançamento de Aventuras de uma língua errante, trabalho em que Jacó reuniu seus grandes campos de estudo: o iídiche e a cultura judaica, o teatro, a literatura e a poesia e a ensaística crítica. Os interessados terão acesso a entrevistas inéditas e ainda poderão acompanhar a exibição de New Gaza, longa-metragem de Rita Martins Tragtenberg baseado em contos escritos por Jacó.

O terceiro módulo acontece exatamente daqui a um ano, no dia 20 de setembro de 2022 e vai explorar “O professor e homem de teatro”. Ele será marcado pelo lançamento de A obra de arte viva e outros textos, de Adolphe Appia, última tradução de Jacó. Jacó sonhava em ter este texto publicado em português pela sua importância para a constituição dos teatros moderno e contemporâneo.

Para mais informações, clique aqui.

[20/09/2021 09:20:00]