Revista Crescer divulga sua lista dos ’30 Melhores Livros Infantis’ de 2020
PublishNews, Leonardo Neto, 28/05/2021
Lista realizada a partir de indicações de 41 especialistas reúne novos nomes da literatura nacional, com nomes já consagrados e ainda autores estrangeiros traduzidos para o português

Já é uma tradição. Todo ano, a Revista Crescer faz uma seleção, a partir de indicações de um time de jurados, dos “30 Melhores Livros Infantis do Ano”. Para a seleção de 2020, os júri foi composto por 41 pessoas e há nomes como Beto Silva, Denise Guilherme, Isabela Zappa, Maria das Graças Monteiro Castro e Zenaide Denardi (a lista completa está no fim desta matéria).

Entre os 30 livros escolhidos pela revista, há 10 publicados pelos selos infantis do Grupo Companhia das Letras (Companhia das Letrinhas, Pequena Zahar e Brinque-Book). Os demais estão distribuídos entre grandes editoras como HarperCollins (1 título), Salamandra (1) e Moderna (1) e editoras independentes como OZé (3), Jujuba (3), Caixote (2) e Pulo do Gato (2).

Renato Moriconi, que participa de O menino que virou chuva (Caixote), junto com Yuri de Francco, e assina a autoria de Ceumar Marcéu (Jujuba); Guilherme Karsten, autor de A caçada (HarperKids / Leiturinha) e Carona (Companhia das Letrinhas), e Odilon Moraes, coautor de Bia e o elefante piquenique (Jujuba), com Carolina Moreyra, e de O pai da mãe (Caixote), com Cristiane Gomes são os três únicos que aparecem mais de uma vez na lista.

Nomes consagrados da literatura infantil nacional também marcam presença. É o caso de Alexandre Rampazo, com Um belo lugar (VR); Nelson Cruz, que assina Sagatrissuinorana (OZé), com João Luiz Guimarães; André Neves, com Obrigado (Pulo do Gato); Mariana Massarani, que ilustrou É o tambor de crioula! (Projeto), de Sonia Rosa, e Lúcia Hiratsuka, com A máquina de retrato (Moderna).

Novos nomes da literatura nacional também tiveram espaço. É o caso de E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas (Companhia das Letrinhas), de Emicida e Aldo Fabrini; Nanão (Pulo do Gato), de Gustavo Piqueira, e O black power de Akin (Editora de Cultura), de Kiusan de Oliveira e Rodrigo Andrade.

A lista traz também traduções. É o caso de A alma perdida (Todavia), da Prêmio Nobel Olga Tókarczuk e Joanna Concejo, que ganhou tradução de Gabriel Borowski, e Clara e o homem da janela (Amelí), das argentinas María Teresa Andruetto e Martina Trach, com tradução de Lenice Bueno

Confira abaixo a lista completa com os 30 títulos

1-E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas (Companhia das Letrinhas), de Emicida e Aldo Fabrini

2-Pode chorar, coração, mas fique inteiro (Companhia das Letrinhas), de Glenn Ringtved e Charlotte Pardi e tradução de Caetano W. Galindo

3-Um belo lugar (VR), de Alexandre Rampazo

4-O menino que virou chuva (Caixote), de Yuri de Francco e Renato Moriconi

5-Bia e o elefante piquenique (Jujuba), de Carolina Moreyra e Odilon Moraes

6-Baleia na banheira (Companhia das Letrinhas), de Susanne Straber e tradução de Julia Bussius

7-Ceumar Marcéu (Jujuba), de Renato Moriconi

8-Nanão (Pulo do Gato), de Gustavo Piqueira

9-Tralalá tem trem (Jujuba), de Gilles Eduar

10-O que vamos construir - Planos pra o nosso futuro juntos (Salamandra), de Oliver Jeffers e Tradução de Yukari Fujimura

11-A caçada (HarperKids / Leiturinha), de Guilherme Karsten

12-O coração de plástico (OZé), de Lido Loschi e Anita Prades

13-Três (Brinque-Book), de Stephen Michael King e tradução de Gilda de Aquino

14-É hoje (Barbatana), de Liliana Pardini

15-Leotolda (Boitatá / Boitempo), de Olga de Dios e tradução de Monica Stahel

16-O incrível livro do Gildo (Brinque-Book), de Silvana Rando

17-Carona (Companhia das Letrinhas), de Guilherme Karsten

18-Sagatrissuinorana (OZé), de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz

19-Obrigado (Pulo do Gato), de André Neves

20-Vida em Marte (Pequena Zahar), de John Agee e tradução de Ana Tavares

21-Maremoto (OZé), de Flávia Reis e Elisa Carareto

22-É o tambor de crioula! (Projeto), de Sonia Rosa e Mariana Massarani

23-Todas as pessoas contam (Companhia das Letrinhas), de Kristin Roskfite e tradução de Kristin Lie Garrubo

24-A máquina de retrato (Moderna), de Lúcia Hiratsuka

25-Princesa Kevin (Companhia das Letrinhas), de Michael Escoffler e Roland Garrigue e tradução de Lígia Ulian

26-O pai da mãe (Caixote), de Cristiane Gomes e Odilon Moraes

27-A alma perdida (Todavia), de Olga Tókarczuk e Joanna Concejo e tradução de Gabriel Borowski

28-Brasileirinhos da Amazônia (Companhia das Letrinhas), de Lalau e Laurabeatriz

29-Clara e o homem da janela (Amelí), de María Teresa Andruetto e Martina Trach e tradução de Lenice Bueno

30-O black power de Akin (Editora de Cultura), de Kiusan de Oliveira e Rodrigo Andrade

Jurados: Adriana Camêlo Lucena, Franciele Almeida, Marli Fonza, Vania Marta Espelorin, Wagner Carsten, Alice Áurea Penteado Martha, Ana Carolina Carvalho, Amanda da Luz Ferreira, Anna Luiza Guimarães, Beto Silva, Claudia Amorim, Cristiane Tavares, Daniela Portella, Lucas da Silva Souza, Daniela Yuri Uchino Santos, Denise Guilherme, Denize Bianchi Silveira Carvalho, Priscila Silveira Carvalho, Fabíola Farias, Gislene Gambini, Aline Araújo, Raul Soares, Inês De Biase, Isabela Zappa, Joalisson Dantas, Lourdes Atié, Lucélia Martins de Souza, Malu Custódio Souto, Maria Angela Aranha, Maria das Graças Monteiro Castro, Maria dos Remédios Ferreira Cardoso, Maria José Nóbrega, Maria Zilda Cunha, Paola Pio da Caosta, Renata Junqueira de Souza, Rosa Maria Ferreira Lima, Silvia Casatle, Silvia Fortes, Silvia Oberg, Stela Maris Fazio Battaglia e Zenaide Denardi.

[28/05/2021 11:20:00]