Prêmio de Literatura Infantil abre inscrições
PublishNews, Redação, 18/03/2009

Fundação SM já está recebendo até 30 de junho inscrições para a quinta edição do “Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil”. O objetivo é reconhecer escritores vivos que contem com uma obra literária relevante voltada para crianças e jovens, considerada de valor e escrita em qualquer uma das línguas faladas em Ibero-América (Leia o regulamento aqui). Os finalistas serão anunciados em outubro a entrega do prêmio, no valor de 30 mil dólares americanos, acontecerá na Feira Internacional Del Libro de Guadalajara, no México.

Os candidatos ao prêmio devem ser apresentados por uma instituição cultural ou educativa, associação ou grupo de pessoas, relacionados com a literatura infantil e juvenil. Cada instituição pode inscrever apenas um candidato, mas o mesmo candidato poderá ser inscrito por várias instituições.

Criado em 2005 para incentivar a literatura infantil e juvenil em toda Ibero-América, o prêmio é promovido anualmente e é promovido anualmente pela Fundação SM, em parceria com diversas instituições culturais voltadas para a leitura e para a educação dos países envolvidos.

O vencedor da edição de 2008 foi o escritor brasileiro Bartolomeu Campos de Queiros, que concorreu com outros 22 autores de diferentes países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Espanha, México e Uruguai. Nos anos anteriores, Prêmio foi outorgado para o escritor espanhol Juan Farias, para a colombiana Gloria Cecilia Diaz e, em 2007, a ganhadora foi a espanhola Montserrat del Amo.

[18/03/2009 00:00:00]