Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 25/09/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 25/09/2023

O Sabatina PublishNews #18 entrevista Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt para a América Latina e Sul da Europa. O programa é transmitido ao vivo nesta terça-feira (26), às 11h, pelos canais do PN: Youtube, Facebook e Linkedin. Depois, a entrevista fica disponível em vídeo, podcast e como matérias no site e na newsletter. Em 2019, Marifé Boix García iniciou a operação da plataforma Metabooks no México em cooperação com a MVB GmbH, após o lançamento bem-sucedido da plataforma de metadados no Brasil em 2016. Ela é responsável também pelos dois programas de bolsas de Frankfurt, Invitation e Fellowship Programme. Marifé vai falar das tendências e ações programadas para a Feira do Livro de Frankfurt 2023, que será realizada de 18 a 22 de outubro, e sobre o que as editoras e outras empresas brasileiras podem esperar do maior evento do mercado editorial global. Ela será entrevistada por Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Gustavo Tuna, gerente editorial da área de literatura da Global; e Simei Junior, PoD Manager da Bookwire Brasil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 25/09/2023

O presidente da Livraria Saraiva, Jorge Saraiva Neto, e o vice-presidente, Oscar Pessoa Filho, renunciaram aos cargos na última quinta-feira (22), conforme divulgado pela empresa na sexta. A companhia também já havia informado, via Fato Revelante, a renúncia de Marcos Guedes do cargo de conselheiro. Os cargos da diretoria serão assumidos agora por Marta Helena Zeni, como Diretora Presidente e Diretora de Relações com Investidores (DRI), e Gilmar Antonio Pessoa, Diretor Vice-Presidente. A Assembleia Geral Especial de Acionistas Preferencialistas, convocada para a sexta, não foi instalada por falta de quórum. A Assembleia deve ser remarcada para discutir a ratificação da deliberação sobre o critério de conversão da totalidade das ações da empresa – ou seja, a conversão de ações preferencias em ações ordinárias. Em resposta a um questionamento da CVM, a loja confirmou o fechamento das suas lojas físicas nesta segunda-feira (25). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 25/09/2023

O edital do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior será lançado na terça-feira (26) às 11h, no Auditório do Instituto Rio Branco, em Brasília. A iniciativa é da Biblioteca Nacional (BN) – órgão federal vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) – em cooperação com a Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (SEFLI/MinC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O programa disponibilizará R$ 1 milhão para projetos internacionais de tradução e publicação de obras de autores brasileiros anteriormente publicadas em português no Brasil. O lançamento terá as presenças da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, de membros da equipe do Ministério, além de representantes de consulados de nações estrangeiras no Brasil. O fomento funciona deste modo: publicado o Edital, as editoras estrangeiras encaminham um projeto de tradução com um conjunto de documentos elencados no Regulamento. Clique no Leia mais para saber os detalhes do projeto.

PublishNews, Redação, 25/09/2023

O colunista Ancelmo Gois, d'O Globo, aposta que a crise atual da Saraiva, que na última semana demitiu todos os funcionários e fechou suas últimas lojas físicas, pode fazer com que a Lei Cortez avance no Senado, onde está atualmente aguardando deliberação na Comissão de Educação. A coluna também anunciou a Casa da Favela, que pela primeira vez estará na Flip. O jornal carioca também discutiu a produção de literatura e audiovisual de ficção policial árabe, em antologias de contos e séries de TV. Na Folha, a notícia de que a irmã de Caio Fernando Abreu achou um poema inédito do autor e já entregou à Agência Riff, que gerencia o espólio do escritor. O poema é de 1989. O jornal também entrevistou o escritor Salman Rushdie, que falou como a violência afetou sua literatura. Também foi publicada uma resenha sobre a nova edição de A descoberta do frio (Companhia das Letras), de Oswaldo de Camargo. No Estadão, uma longa entrevista com Luiza Romão, autora vencedora do Prêmio Jabuti e que também figurou na lista Forbes Under 30. No UOL, uma matéria sobre como a pirataria de livros "rouba" R$ 1 bilhão do mercado editorial brasileiro por ano. O Splash também noticiou como Felipe Neto desabafou após ter recebido críticas por ter anunciado que doaria livros para seguidores. Clique no Leia mais para ter acesso à íntegra desta nota.

PublishNews, Nathan Hull*, 25/09/2023

Se você for um editor que tem a sorte de ter um ou dois autores prolíficos de séries em seu repertório, provavelmente deve estar aí sentado, com um ar presunçoso. Mesmo que assim seja, continue lendo. Se você for um editor que ainda não tem autor como esse em sua lista, continue lendo. As séries de livros são uma mina de ouro. Em formato impresso, digital e em áudio. Valiosas para os leitores que absorvem as palavras avidamente e lucrativas para o autor e a editora, elas funcionam como um vantajoso adesivo que plataformas e varejistas simplesmente adoram porque ajudam a reter clientes. E as séries não se limitam apenas ao Diário de um Banana e Harry Potter, às obras de George R. R. Martin, às da editora Harlequin, nem às de novas editoras exclusivamente digitais, como a dinamarquesa Steam. Cada gênero, cada subgênero, cada nicho de cada subgênero tem sua base de fãs fiéis e a capacidade de capitalizar nas séries. E as séries no âmbito do áudio são feras ainda maiores. Alimentadas pela epidemia de podcasts formadores de hábitos e energizadas por permitirem realizar várias tarefas ao mesmo tempo, as séries de audiolivros oferecem um terreno rico e fértil para editoras inteligentes. Clique no Leia mais para acessar a íntegra deste artigo.

PublishNews, Leonardo Garzaro, 25/09/2023

Eu estava estressado. Vocês sabem como é. As contas para pagar, o revisor que atrasou um trabalho, uma capa que o autor demora em aprovar. Um livro para lançar em abril e que enroscou no capítulo dois. As páginas prontas transformadas em páginas amassadas, cada parágrafo com mais correções do que frases concluídas. Meu olho esquerdo tremia como se tivesse vida própria, dando sinais de que era hora de ir à praia, ao sítio, à casa da avó. Em suma, era preciso descansar. Percebi que há pelo menos três anos viajo somente para participar de feiras literárias. Na última quinta-feira, saí para almoçar e o relógio do celular marcava 13h. Quando voltei, eram 13h13. Estava claro que eu sequer estava almoçando, mas atacando um prato de comida como se fosse um leão que finalmente pegou uma zebra. Foi com esse espírito que entrei na Livraria Bucherstube, no Brooklin, em São Paulo. Me movimentando rápido, quase arranquei a porta, ao invés de abri-la com cuidado. Uma vez lá dentro, contudo, imediatamente me vi imerso em uma atmosfera de calma e tranquilidade, um ambiente de livros, para o qual meu ritmo estava completamente inadequado. A livraria é uma casa adaptada. Está no local há 40 anos. Adoro lugares assim, onde ainda é possível notar a sala de estar, os quartos e a cozinha. Clique no Leia mais para conferir a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 25/09/2023

O Grupo Editorial Pensamento está à procura de um estagiário de marketing. É preciso cursar o terceiro ou quarto ano das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Comunicação Integrada e Marketing Digital; ser um heavy user nas redes sociais e atento às tendências digitais; ser proativo e comprometido; gostar de trabalhar em equipe e se interessar por livros. São considerados diferenciais ter conhecimentos de design; e ter experiência de estágio com marketing e marketing de influência ou curso na área. As funções do cargo incluem o auxílio no planejamento e na criação conteúdo de mídias digitais; fazer o orçamento de brindes e materiais da área; auxílio nas elaborações de briefings para artes de mídias sociais; coordenação do dia a dia dos parceiros de mídias sociais da editora; auxílio na produção de fotos e vídeos para mídias sociais; e apoio às ações gerais do departamento de marketing e elaboração de relatórios. O regime é 100% presencial e interessados devem enviar e-mail para vagas@grupopensamento.com.br, colocando Marketing no assunto.

PublishNews, Redação, 25/09/2023

Mais um nome confirmado no programa principal da Festa Literária Internacional de Paraty - Flip (22 a 26/11): Ilya Kaminsky. Os poemas de Ilya trazem obstinação contra as dificuldades, refutando a violência e buscando o otimismo das alegrias da vida. República surda, que ganhou edição em português em 2023 pela Companhia das Letras, foi eleito livro do ano em 2019 pelo New York Times, além de ter sido premiado no National Jewish Book Award e no Los Angeles Times Book Prize. A obra é descrita como uma parábola sobre amor e linguagem em tempos de barbárie. Misto de ficção, peça teatral e coletânea de poemas, República surda foge das classificações fáceis e tem como pano de fundo um país que, ocupado pelas forças armadas, é obrigado a conviver com os desmandos do poder ao mesmo tempo que vê surgirem novos elos afetivos. Natural de Odessa quando a cidade ainda fazia parte da União Soviética, Kaminsky se exilou com a família nos EUA aos 16 anos. O autor explora em seu trabalho os silêncios como tema e também como artifício de retórica.

“O poema me hidrata, porque para mim a palavra tem um peso diferente.”
Nanete Neves
Jornalista, ghostwriter, biógrafa e poeta
1.
O código dos negócios extraordinários
2.
Onde estão as flores
3.
O poder da autorresponsabilidade
4.
A biblioteca da meia-noite
5.
É assim que começa
6.
Café com Deus pai
7.
É assim que acaba
8.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
9.
Minutos de sabedoria
10.
Mais esperto que o diabo
 
PublishNews, Redação, 25/09/2023

A Personalidade Literária do Prêmio Jabuti deste ano é o escritor Pedro Bandeira. O novo episódio do podcast "Papo CBL" conta com uma conversa especial e exclusiva com o autor de literatura infantojuvenil. Na conversa, Bandeira fala sobre temas como a importância do Prêmio Jabuti, a homenagem à Personalidade Literária do Prêmio e a emoção de receber essa honra. O escritor também falou sobre o significado do prêmio para a literatura brasileira, o impacto da literatura no desenvolvimento de crianças e jovens, e sua motivação para continuar escrevendo para esse público. A cerimônia da 65ª edição do Prêmio Jabuti será no dia 5 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo. Clique no Leia mais para ouvir o episódio.

PublishNews, Redação, 25/09/2023

O livro Educação antirracista - relatos de famílias inter-raciais e o que a História nos conta (Folhas de Relva edições) estará na 11º edição da SELIBI - Semana do Livro e da Biblioteca da Rede SESI-SP, que ocorrerá entre os dias 25 e 29 de setembro. Participam da mesa dois dos dez autores da obra, Priscila dos Santos e Flavio Souza e o editor do livro, Alexandre Staut. O autor homenageado esse ano é o grande Pedro Bandeira, que também será homenageado no Prêmio Jabuti 2023. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 25/09/2023

Depois de um ligeiro vexame em sua cidade natal, Nat, uma tradutora que não sabe se é independente ou solitária, se recolhe num lugarejo ermo, a salvo de olhares julgadores, para se pôr de pé novamente e retomar o controle da vida. Em sua estadia no campo, precisa lidar com uma casa precária, um jardim abandonado e um proprietário canalha, e vê que o sonho da horta própria dificilmente sobreviverá à saga das goteiras eternas. Em Um amor (Autêntica Contemporânea, 168 pp, R$ 54,90 – Trad.: Silvia Massimini Felix), a escritora espanhola Sara Mesa apresenta um romance envolvente que permite aos leitores construir um ambiente simultaneamente pacato, estranho e familiar. Os mistérios das personagens vão se revelando aos poucos, e nos enredando, enquanto a protagonista explicita seus medos e seus motivos para se mudar, sozinha, da cidade grande para um pequeno povoado espanhol. Na alternância entre a voz de Nat e a do narrador, estamos às voltas com cenas silenciosas e inquietantes, contadas de maneira direta. Cercada por homens desejosos e por um cão indiferente, Nat se torna nosso vetor para observar os pequenos dramas vividos no povoado de La Escapa.

PublishNews, Redação, 25/09/2023

Lucy Score, autora internacional de romances contemporâneos, lança As coisas que guardamos em segredo (Alta Novel, 544 pp, R$ 98,90 – Trad.: Letícia Carvalho), sequência da série As coisas que nunca superamos. No enredo, que revisita o universo do primeiro volume protagonizado por Naomi Witt e Knox Morgan, o leitor mergulha na vida do irmão mais novo do barbeiro ranzinza, Nash Morgan, e de Lina Solavita – uma mulher rebelde e ex-namorada de Knox. Querido e amoroso, Nash é o chefe da polícia da cidade fictícia Knockemout. Após ser baleado em trabalho – que o deixou à beira da morte –, o protagonista começa a travar uma luta interna, repleta de ataques de pânico e pesadelos. Uma sombra do homem que costumava ser, Nash está determinado a manter esta crise pessoal em segredo. É aí que entra em cena Lina Solavita, inteligente e sensual, com a habilidade especial de enxergar além das aparências. Avessa ao contato físico, a moça sente algo diferente quando está próxima do policial. A conexão física dos dois é inegável, levando-os a questionar se vale a pena explorar essa proximidade ardente. À medida que segredos sombrios são revelados, Nash e Lina precisam navegar pelas próprias diferenças e atrações impulsivas.

PublishNews, Redação, 25/09/2023

Escrito por Alexandria Bellefleur, Mirando na lua (Harlequin, 384 pp, R$ 59,90 – Trad.: Alda Lima) fala sobre as surpresas das histórias de amor. Annie Kyriakos sempre levou uma vida itinerante, pulando de cidade em cidade, graças ao seu trabalho, mas está ficando cansada disso. Então, quando a oportunidade de criar raízes surge, mesmo que seja do outro lado do mundo, ela aceita, mas antes de ir embora decide viajar uma última vez e passar duas semanas com a melhor amiga, Darcy, em Seattle. Só que em vez de Darcy ela encontra Brendon, o irmão caçula da amiga, que ela conheceu como um garotinho adorável e atrapalhado e agora é um homem de ombros largos e… ainda mais adorável. Mas Annie sabe que nada pode acontecer entre eles, e o máximo que vai permitir é que Brendon mostre a cidade para ela. Brendon Lowell ama o amor. Foi por esse motivo que ele criou um aplicativo de namoro e está convencido de que A Pessoa Certa dele está por aí. Por isso, quando reencontra Annie, sua primeira paixonite, e a ouve dizer que o romance está morto, ele tem a brilhante ideia de levá-la nos encontros mais elaborados e apaixonantes, inspirando-se em suas comédias românticas favoritas. É uma questão de orgulho para Brendon provar que Annie está errada. Mas parece que os astros não estão tão alinhados quanto ele gostaria, porque seus planos não param de dar errado, e Brendon começa a perceber que romance não são só flores e chocolate.

PublishNews, Redação, 25/09/2023

Depois de ser demitida e descobrir que seu namorado estava tendo um caso com uma colega de trabalho, Olivia decide fechar esse ciclo desastroso queimando as cartas que seu ex lhe escrevia. Ela só não esperava que, ao fazer isso, acabaria incendiando o prédio inteiro. Sem emprego, sem casa e sem namorado, Olivia vai morar com o irmão e o amigo irritante — e extremamente gato — dele, Colin Beck. Tudo parece estar dando errado, mas, quando ela recebe uma mensagem sensual de um número desconhecido, sua vida começa a ficar mais emocionante. O que deveria ter sido um engano acaba se transformando num relacionamento envolvente — mesmo que ela não saiba a identidade do Cara do Número Desconhecido. Por outro lado, Colin Beck sempre considerou Olivia a irmã mais nova e insuportável do seu melhor amigo. Mas aquela garotinha destrambelhada que ele conhecia se tornou uma mulher atraente e divertida. Quando ela se muda para seu apartamento e uma vontade incontrolável de ficar cada vez mais perto dela começa a surgir, a preocupação toma conta de Colin. Ele tem certeza de que consegue manter distância de Olivia, até descobrir que ela é a garota anônima com quem vem tendo conversas picantes há semanas, desde que mandou uma mensagem sem querer para o número dela. Amor por engano (Intrínseca, 304 pp, R$ 59,90 – Trad.: Helen Pandolfi) é a nova comédia romântica de Lynn Painter, autora do sucesso juvenil Melhor do que nos filmes.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.