Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 08/09/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 08/09/2023

Autores e autoras usaram seus espaços na programação da Bienal do Livro Rio para registrar o fato de que esta quinta-feira foi, afinal, um 7 de setembro. Este Dia da Independência se difere dos últimos justamente por ter passado praticamente em branco, na contra-mão dos ataques à democracia, ameaças de golpe e idealização de padrões militares que vinham ocorrendo nos últimos por parte da gestão anterior do governo federal e seus seguidores. “Hoje é 7 de setembro e não vou ser ameaçada por um golpe. Não preciso ficar entendendo mensagens de ódio. Vou conversar sobre livros e Amazônia com pessoas que respeito. Estou muito feliz”, desabafou a jornalista e escritora Miriam Leitão, autora do novo Amazônia na encruzilhada: o poder da destruição e o tempo das possibilidades (Intrínseca). Ela participou de uma mesa com Eliane Brum e Márcia Kambeba, mediada pela também jornalista Cristina Serra. Intitulada “Amazônia Agora e Sempre”, a mesa fez parte de uma proposição da curadoria da Bienal de discutir um “redescobrimento” do Brasil, e “mobilizar o público sobre o que amamos (ou não) no país, 'refundando' um lugar de escuta, empatia, propósito e transformação”. Laurentino Gomes, Ailton Krenak e Ynaê Lopes dos Santos são outros autores que participaram das mesas ao longo do dia, sob a mesma égide. Clique no Leia Mais para ver como foi o feriado na Bienal.

PublishNews, Guilherme Sobota, 06/09/2023

O mercado editorial precisa se atentar à discussão do Projeto de Lei 2.338/2023, o marco regulatório da inteligência artificial no Brasil, em pauta na comissão especial sobre o assunto no Senado. O alerta foi feito pelo advogado e diretor da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), Dalton Morato, no último dia do Rio International Publishers Summit, promovido no contexto da Bienal do Livro Rio. O advogado comentou no encontro sobre a carta enviada, ainda em maio, a senadores envolvidos na discussão. A carta, assinada pelas principais entidades do livro (SNEL, CBL, IPA, ABDR e Abrelivros), manifesta preocupação com o artigo 42 do projeto de Lei. De acordo com o texto, o PL – apresentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e elaborado pela Comissão de Juristas da casa – pretende estabelecer “normas gerais de caráter nacional para o desenvolvimento, implementação e uso responsável de sistemas de inteligência artificial (IA) no Brasil, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais e garantir a implementação de sistemas seguros e confiáveis, em benefício da pessoa humana, do regime democrático e do desenvolvimento científico e tecnológico”. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 06/09/2023

Na tarde desta quarta (6), durante a programação do Rio International Publishers Summit, o PublishNews anunciou o vencedor do Prêmio Especial do Jovens Talentos, que em parceria com a MVB Brasil, reconhece profissionais com menos de 35 anos que se destacaram na indústria editorial. Raissa Boniolo, criadora e coordenadora do Centro de Dados e Estratégia do Grupo Companhia das Letras foi a escolhida desta sétima edição do Prêmio pelo júri composto por Marifé Boix-Garcia (Feira de Frnkfurt), Dante Cid (presidente do SNEL), Fernanda Garcia (diretora executiva da CBL), Lu Magalhães (PublishNews) e Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil). Ela viajará para Frankfurt com as despesas de passagem e hospedagem custeadas pela organização do prêmio. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero (2021) e especialista em estudos de Cultura Material & Consumo pela ECA-USP (2023), Raissa criou o Centro de Dados e Estratégia do Grupo Companhia das Letras, sendo responsável pelas áreas de CRM, Mídias Digitais, Inteligência de Mercado e SEO. Ao longo de dois anos, ela desenvolveu metodologias para identificar oportunidades de títulos de acordo com sazonalidades, aplicando pesquisas quantitativas que geraram valiosos insights sobre o comportamento do público, especialmente nas redes sociais. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 08/09/2023

A Storytel, serviço de streaming de audiolivros, contratou Ana Julia “AJ” Ghirello como nova Gerente Geral de Mercados em Expansão e Vice-Presidente de Parcerias Globais. Ana Julia vai liderar o crescimento da Storytel em mercados emergentes como América Latina, Oriente Médio e APEC, assim como o crescimento global da Storytel com parcerias estratégicas para todos os mercados. Em seu mais recente cargo, ela atuou como Vice-Presidente de Parcerias na HBO Max LatAm. Ana Julia tem mais de 15 anos de experiência em serviços por assinatura e mercados digitais. Ela ocupou várias posições de liderança nos setores de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações. Antes de ingressar na HBO Max, ela liderou o negócio D2C (Direto ao Consumidor) e over-the-top (OTT) da rede brasileira Telecine. Outra empresa de tecnologia e editorial também anunciou recentemente uma nova contratação, a Bookwire. A partir de 1º de outubro de 2023, Christian Lindemann assumirá o cargo de COO e Diretor Executivo. Na sua função de COO, Christian Lindemann se concentrará na gestão dos aspectos operacionais do negócio e na otimização contínua dos processos e serviços. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/09/2023

Tarcísio @ Marco Galvão/AlespA Secretaria de de Educação do governo Tarcísio tem vivido uma crise interna, com diversos recuos nos anúncios da Educação. O Uol publicou o mais recente deles que aconteceu essa semana, quando o governador voltou atrás na resolução de que alunos que faltassem 15 dias seguidos sem justificativa seriam excluídos do sistema estadual. O Estado publicou no Diário Oficial na quarta (06), novas ações para a busca ativa a partir do terceiro dia de ausência. O Estadão apurou a queda do coordenador pedagógico da Educação de São Paulo, Renato Dias, considerado 'nº 2' de Feder. Em uma matéria do Globo, 26 organizações internacionais, inclusive a brasileira ANJ (Associação Nacional de Jornais) da qual fazem parte jornais como O Estado de S. Paulo, Globo, Valor Econômico— se uniram na iniciativa "Princípios Globais para a Inteligência Artificial". A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro divulgou que a campanha "Ler tá no sangue" arrecadou 730 bolsas de sangue e apontou um aumento de 21% nas doações, em comparação com o mesmo período no ano passado. No Dia da Alfabetização (08), o portal de notícias R7 fala sobre como o prazer pela leitura pode ser usado como ferramenta contra a desigualdade. Na BBC, uma reportagem sobre como Paulo Freire virou pivô de disputa com queima de livros didáticos no México. No caderno Pensar, do Estado de Minas, a história da Livraria e Sebo Horizonte, que vende livros R$ 5 a conjuntos de pergaminhos de R$ 25 mil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/09/2023

A Matrix Editora, conhecida por suas obras de não ficção, estreia o seu selo infantojuvenil, Trix. A primeira obra da nova marca será Florisbelo, o dragão, da escritora, diretora e roteirista de desenhos animados Mariana Caltabiano, e que chega ao mercado este mês. Com ilustrações de Eduardo Jardim, o livro mostra que não há vergonha em ser diferente e convida os pequenos leitores para uma jornada repleta de encantamento e grandes lições. Para cuidar do selo, a Matrix contratou a editora Cristina Yamazaki, responsável pela coordenação editorial. A especialista vem selecionando publicações, autores e ilustradores no mercado para encorpar o catálogo. “A Trix chega para reafirmar nosso compromisso com as crianças, com a formação de novos leitores e com a educação”, afirma Paulo Tadeu, proprietário da Matrix Editora. Fundada em 1999, a Matrix tem quase mil títulos publicados e lança oito novos livros todos os meses. É especializada em títulos de não ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios e motivacionais. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 08/09/2023

No dia 1º de setembro de 2023 uma nova editora iniciou as suas operações no mercado editorial brasileiro: a Editora Nauta. Idealizada pelo escritor e tradutor Marcelo Nunes, a Nauta, com sede em São Paulo, tem como foco a literatura brasileira contemporânea, com o compromisso de descobrir talentos. As obras são vendidas exclusivamente em seu site. A editora estreia no mercado com o lançamento de dois livros: Lágrima sobre a Pastoral e Imago. Escrito por Rafael Azevedo, Lágrima sobre a Pastoral fala sobre dois irmãos em conflito e uma família decadente de fazendeiros no interior da floresta. Neste movimento de vozes, Azevedo constrói uma saga familiar com maestria, em um romance lírico e impressionista. Já Imago, obra de poesia de Fernanda Spinelli, é feita à imagem e semelhança de palavras que se não são raras, lhe são caras: amor e morte. Uma poesia filiada à tradição. Ecos de Al Berto, brincadeiras de Bandeira ("demissionária de atribuições românticas"). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/09/2023

A escritora Nara Vidal e a jornalista Fernanda Ávila acabam de lançar o projeto Sala de Escrita, que tem como objetivo explorar as mais criativas possibilidades da língua portuguesa. A Sala nasce em três países: Brasil, Portugal e Inglaterra, e contará ainda com professores de outras localidades como Angola e Moçambique. Aulas, cursos, imersões, leituras guiadas e eventos ligados à literatura farão parte do projeto internacional, que já tem programação a partir deste mês. A pluralidade da língua portuguesa, oficial em dez países e falada por milhões de pessoas pelo mundo, será representada nas atividades da Sala de Escrita. “Nossos encontros serão online, geograficamente generosos e amplos, mas também presenciais. Nossos pés estão em Portugal, na Inglaterra e no Brasil”, explica Nara. Faz parte da essência do projeto democratizar a escrita criativa, proporcionando diferentes encontros com temáticas variadas, em formatos diversos, para qualquer pessoa interessada na escrita como ferramenta, seja para desenvolvimento pessoal ou profissional. O segundo curso da Sala de Escrita já está com inscrições abertas. A portuguesa Sara Carinhas ministra Partir de, workshop que utiliza ferramentas do improviso, autoreferencialidade, transformação e fantasia para resultar me liberdade e movimento na escrita. Os encontros ocorrem nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro. Clique no Leia mais para conhecer os detalhes do projeto e ter informações sobre os próximos encontros.

“O livro é um complemento do viver.”
Lázaro Ramos
Ator e diretor brasileiro, na Bienal do Livro Rio 2023
1.
Nunca foi segredo
2.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
3.
Café com Deus pai
4.
A biblioteca da meia-noite
5.
É assim que começa
6.
O diário de uma princesa desastrada 2
7.
Mais esperto que o diabo
8.
É assim que acaba
9.
Tudo é rio
10.
O que vi dos presidentes
 
PublishNews, Redação, 07/09/2023

Após 10 anos sem participar da Bienal do Livro Rio, a Pallas Editora está de volta, no stand P 17 do Pavilhão Verde, no Riocentro. A editora divide o espaço com a Jandaíra, com autores coincidentes e de peso, como Conceição Evaristo, Lázaro Ramos e Eliana Alves Cruz, e assuntos afins. "Coisa boa é abrir as comemorações pelo meio século da Pallas, em 2024, participando agora do maior evento literário do país, que completa 40 anos", diz a editora Cristina Fernandes Warth. A Pallas veio para a Bienal com 14 autores e ilustradores e cerca de 300 títulos combativos, para todas as idades. A maioria tem visitado o stand para autografar livros e dar um abraço na equipe da editora, que ainda preserva o jeito antigo e caloroso na recepção de leitores e escritores. Além dos supracitados Conceição, Eliana e Lázaro, a Pallas emplacou na programação oficial da 21ª edição do evento literário diversos outros nomes: Cidinha da Silva, Marcelo Moutinho, Luana Génot, Ondjaki, Janaína Tokitaka, Renato Noguera, Ynaê Lopes dos Santos, Rogério Athayde, Clara Zúñiga, Kiusam de Oliveira e Sonia Rosa. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 07/09/2023

Fábio Vermelho e Andrei Simões na Itiban Comic Shop em Curitiba @ Arquivo pessoalA Bienal de Quadrinhos de Curitiba volta ao presencial entre os dias 7 e 10 de setembro, no Museu Municipal de Arte (MuMA) (Avenida República Argentina 3432 – Curitiba / PR), com mais de 40 convidados e homenagem à Lilian Mitsunaga, artista responsável pelo letreiramento das edições brasileiras dos quadrinhos da Disney e criadora de fontes para edições brasileiras de obras de Will Eisner e Craig Thompson, que estará presente segundo a organização do evento. A entrada é gratuita. O tema da vez é “Resistências, existências: quadrinhos e corpos plurais”. A curadoria é formada só por mulheres: Mitie Taketani, proprietária da Itiban Comic Shop; Maria Clara Carneiro, pesquisadora, tradutora de quadrinhos e professora do departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM; e Dandara Palankof, tradutora, editora no estúdio de produção editorial de super-heróis da Mythos Editora e coeditora da Revista Plaf, especializada em quadrinhos. Entre os artistas convidados e convidadas, já confirmaram presença Ilustralu, Marcelo D’Salete, Marília Marz, Ramon Vitral, Carol Ito, e Tai Silva. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/09/2023

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) vai lançar nesta sexta-feira (8), na Bienal do Livro Rio, a obra Entre laços – A história de 7 vidas conectadas pela literatura. O livro representa o resultado final da primeira edição da Academia Editorial Júnior (AEJ) e apresenta uma compilação de textos produzidos pelos jovens acadêmicos. O evento de lançamento está marcado para às 14h, no estande do SNEL na Bienal. A AEJ é um projeto SNEL que visa capacitar novos talentos para trabalhar no mercado editorial brasileiro. A ação tem como objetivo engajar jovens, unindo a questão social a um maior interesse pelo ofício editorial. A primeira edição do projeto contou com a participação de profissionais do mercado, que concederam palestras exclusivas sobre as mais diversas etapas do processo de produção do livro. Desde o mês de maio, os jovens passam por um treinamento que termina nesta edição comemorativa de 40 anos da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O conteúdo das aulas abordou diversos assuntos, como redação, criação, design, diagramação, revisão, produção de conteúdo para redes sociais, marketing digital, entre outros. A AEJ conta com parceiros que patrocinam a primeira edição do projeto: GL Events Exhibitions, HarperCollins Brasil, Grupo GEN, Moderna, Record, Rocco e Sextante. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/09/2023

Como encarar as incertezas e as angústias diante do fim? Às voltas com a doença terminal da mãe e sua rotina de hospitais, exames e silêncios, ao protagonista de Antes do silêncio (Dublinense, 160 pp, R$ 59,90) só resta ser pragmático enquanto tenta encontrar alguma graça (e ironia) no cotidiano. A vivência de dores tão íntimas quanto universais, pouco a pouco, vai revelando o mais banal dos segredos: a vida sempre insiste em continuar — seja na redisposição dos móveis da casa adaptada, no flerte vacilante com a vizinha ou na insólita convivência com um sobrevivente do Holocausto obstinado em ler sempre o mesmo livro. Antes do silêncio é o livro inédito de Rogério Pereira, fundador do jornal Rascunho. Junto com a obra inédita, a Dublinense lança também nova edição de Na escuridão, amanhã, cuja publicação original da Cosac Naify, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, completa 10 anos em 2023.

PublishNews, Redação, 08/09/2023

Ao narrar os últimos cinco dias de seu pai em O garoto do meu pai (Autêntica Contemporânea, 136 pp, R$ 54,90 – Trad.: Adriana Lisboa), levado por um câncer, a autora Emmanuelle Lambert justapõe memórias íntimas e coletivas, que tanto problematizam quanto conferem sentido umas às outras. A aventura da vida de uma família em seu contexto social e político e as anedotas mais íntimas, dolorosas e afetuosamente irônicas se conjugam para a composição de um texto quase inclassificável, belo, comovente, cheio de verve. Lambert escolhe a terceira margem, da qual não estão ausentes o profundo sentimento (do contrário, por que narrar esta história?) nem a quase banal atestação de que, no fim das contas, o chavão nunca deixou de estar correto: acompanhar a morte pode ser, também, nos casos mais afortunados, celebrar quem se vai e quem, ao permanecer, ao ultrapassar seus mortos no tempo, de certo modo lhes confere sobrevida. Desse modo, a autora – ela era ‘o garoto do seu pai’, que só teve filhas – presta homenagem não só a um ente querido, mas à própria arte de narrar: outra grande aventura, da ordem da morte, da ordem da vida.

PublishNews, Redação, 08/09/2023

Durante a cobertura do incêndio em uma boate em Auckland, na Nova Zelândia, uma mulher aparece caminhando entre a fumaça e os escombros. Em Quando acreditávamos em sereias (Principis, 416 pp, R$ 69,90 – Trad.: Gabriela Peres Gomes), a personagem Kit Bianci acreditava que sua irmã mais velha Josie havia morrido fazia 15 anos, entretanto ao assistir à cobertura televisiva do incêndio reconhece a irmã. Depois de chegar à Nova Zelândia, Kit começa sua jornada acompanhada de memórias do passado: os dias vividos na praia com Josie o adolescente perdido que fez parte de sua família e o trauma que assombrou as duas irmãs por toda a vida. Agora, se as duas irmãs se reencontrarem, segredos podem ser revelados e talvez seja preciso encarar a devastadora verdade que as separou por tanto tempo. A autora Barbara O'Neal é norte-americana, e possui mais de dez romances premiados e best-sellers.

PublishNews, Redação, 08/09/2023

De cunho existencialista, o romance de estreia de Ernesto Sabato, um dos mestres da literatura argentina e ganhador do prêmio Cervantes, é narrado um por assassino confesso. Pode-se que dizer que O túnel (Carambaia, 160 pp, R$ 89,90 - Trad.: Sergio Molina) é um romance policial pelo avesso. O crime e seu autor são revelados na primeira frase do livro pelo protagonista e assassino, o pintor Juan Pablo Castel. Segue-se um relato angustiado das circunstâncias e engrenagens íntimas que o levaram a matar a mulher pela qual se apaixonou, María Iribarne. Não há detetives, mas uma autoinvestigação que tangencia a loucura, embora recoberta por uma racionalidade aparentemente rigorosa. A Castel falta habilidade para se comunicar e sobram niilismo e repulsa pela humanidade. Sua insatisfação o leva a desejar reter a presença e a atenção de María, o que se revela impossível. A relação entre os dois se alterna entre momentos de ternura e muitas situações de atrito. Com fortes tintas existencialistas, o romance chamou a atenção de Thomas Mann e Albert Camus. Como os anti-heróis de Sartre e do próprio Camus, o protagonista de é um “eu” em processo de desintegração, preso num túnel que não consegue romper.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 08/09/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.