Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 01/09/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 1º/09/2023

A Bienal do Livro Rio 2023 começa nesta sexta-feira (1º) cercada de expectativas: as duas últimas edições tiveram contingências e incidentes agitados (tentativa de censura em 2019, pandemia em 2021) e o mercado editorial não passa exatamente pela sua melhor fase em questão de números. Este ano, porém, o subsetor de Obras Gerais viu pela primeira vez o canal de vendas “Feiras do Livro/Bienal” aparecer entre os principais fatores de composição do faturamento das editoras. A expectativa é repetir o feito e receber pelo menos 600 mil pessoas nos dez dias do evento, que termina no domingo (10). De quebra, na cerimônia de abertura desta sexta-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, assinou um decreto que promove a Bienal como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pela Prefeitura. A realização é da GL events Exhibitions e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). A Bienal vai reunir 380 autores e personalidades em mais de 200 horas de programação para um público de todas as idades. Clique no Leia Mais para ler a matéria na íntegra e conhecer os maiores estandes do evento.

PublishNews, Talita Facchini, 1º/09/2023

Passamos do tempo em que as editoras precisam das livrarias? A pergunta – feita por Leandro Teles, da Livraria Leitura – esteve presente logo na primeira mesa do segundo dia da 31ª Convenção Nacional de Livrarias, nesta quinta-feira (31), cujos painéis abordaram os problemas enfrentados por esse elo do setor e sua relação com as editoras. O painel que iniciou a programação se propôs a discutir as boas práticas e soluções para o mercado do livro. Em uma conversa franca e direta, Julio Cruz (Catavento), Leandro Teles (Leitura), Marcus Gasparian (Argumento) e Samuel Seibel (Vila) falaram sobre a prática da consignação – que segundo eles deve ser repensada – e sobre as feiras universitárias e os grandes descontos aplicados; e sobre o problema da venda direta de livros pelas editoras por um preço diferente do preço estabelecido por elas mesmas sobre a capa do livro. Um preço que as livrarias não podem acompanhar. A questão da venda direta não é nova, mas se intensificou durante a pandemia. “Era um momento diferente”, recordou Teles. “A pandemia acabou, esse momento passou, e o que a gente percebeu é que essa prática foi mantida e o pior: foi progressivamente aumentada”. Na segunda mesa do dia, foi a vez das editoras. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta matéria.

PublishNews, Guilherme Sobota, 1º/09/2023

Com Mira na independência financeira, do professor e integrante do canal Me Poupe! Eduardo Mira, o selo Agir garantiu o primeiro topo da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews do Grupo Ediouro em 2023. O novo livro surgiu da demanda digital do educador financeiro, ambiente no qual ele já atingiu cerca de 100 mil alunos. Segundo a editora, o livro apresenta conceitos e dicas, permeando os ensinamentos com "exemplos adquiridos em sua desafiadora história de vida" – ou ainda, uma obra de leitura obrigatória para quem deseja poupar e nem imagina por onde começar. O livro divide o pódio da semana com Onde estão as flores (Buzz), de Ilko Minev, e Café com Deus pai (Vida), de Junior Rostirola. A Lista divulgada nesta sexta-feira (1º) abrange as vendas nas livrarias selecionadas no período de 21/08/2023 a 27/08. Uma edição em capa dura de um clássico da AutoajudaComo fazer amigos e influenciar pessoas – ajudou a colocar a Sextante em primeiro lugar no ranking de editoras, com 12 livros entre as diferentes categorias. Clique no Leia Mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 1º/09/2023

Campanha 'Ler tá no sangue' @ Divulgação / Prefeitura do Rio de JaneiroA Bienal do Livro do Rio começa nesta sexta-feira (1), às 10h. A edição de aniversário de 40 anos da Bienal do Livro Rio tem se colocado com o objetivo de trazer novos formatos e discussões ao público leitor. De acordo com o site oficial, serão mais de 300 convidados e mais de 200 horas de conteúdo. Na coluna Painel das Letras, da Folha de S. Paulo, Walter Porto comenta sobre como a Bienal do Livro do Rio 2023 se descola dos livros, ao trazer artistas e profissionais de áreas mais diversas, mas que "engrossa" seu caldo de literatura. O Diário do Rio falou sobre a acessibilidade na Bienal. A Prefeitura do Rio informa que durante o período do evento haverá um esquema especial de trânsito montado. Cerca de 50 funcionários estão responsáveis pela operação voltada para minimizar os eventuais impactos do tráfego. O Globo também listou as melhores formas de chegar na Bienal do Livro: a recomendação da prefeitura é que o público do evento dê preferência ao transporte público, e que motoristas optem pela Avenida das Américas para chegar na Linha Amarela. Na terça-feira (29), a Agência Brasil noticiou a distribuição de 2 mil livros nas estações de metrô do Rio. As publicações foram disponibilizadas por diversas editoras a pedido do Snel, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros. E os temas estão alinhados à programação diversificada do festival, voltada para todas as idades, com histórias de aventura, ficção, romance e clássicos literários para públicos infantil, juvenil e adulto. Em um vídeo no G1, os autores de destaque da Bienal Itamar Vieira Júnior, Jeferson Tenório, Maurício de Sousa, Paula Pimenta, Pedro Pacífico e Pequena Lo falaram dos livros que marcaram suas vidas e os incentivaram sua prática de leitura. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 1º/09/2023

Nesta sexta-feira (1º), começa a 21ª edição da Bienal do Livro Rio. Nesta edição, em que o evento comemora 40 anos, o Grupo Companhia das Letras estará com um espaço recorde de 600 metros quadrados, dividido entre os selos infantis, adultos, Seguinte e JBC. A artista Ing Lee assina a ilustração que é o painel de destaque no estande e estará em todos os materiais do Grupo na Bienal. A Seguinte, o selo jovem da Companhia das Letras, traz o autor americano Neal Shusterman, que vem pela primeira vez ao Brasil para lançar As foices, coletânea complementar à bem-sucedida trilogia Scythe, e vai dividir uma mesa com Lázaro Ramos no dia 2 de setembro. O estande terá ainda alguns esperados lançamentos, antecipados com exclusividade na Bienal. Pensando na sustentabilidade, o estande terá as emissões de carbono neutralizadas, pelo segundo ano consecutivo. Na programação, são mais de 60 autores presentes ao longo dos nove dias de evento – de fenômenos de popularidade entre os jovens, como Pedro Rhuas, Raphael Montes e Ilustralu, até grandes nomes da literatura como Andréa Del Fuego, Jeferson Tenório, João Silvério Trevisan, Micheliny Verunschk, Eliana Alves Cruz, Geovani Martins e outros. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 1º/09/2023

A Bienal do Livro Rio 2023 começa nesta sexta-feira (1º) e o lema usado pela editora Record será: "A casa de todos os livros". O lema, adotado pela Record desde a sua fundação em 1942, fará mais do que nunca sentido no estande do Grupo Editorial Record na Bienal. O grupo traz diversos elementos da literatura na estrutura de seu estande, do realismo mágico de Gabriel García Márquez aos seres fantásticos de Holly Black e Cassandra Clare. “O Grupo Editorial Record busca através de todos os seus selos levar para o leitor a maior diversidade de temas e gêneros literários. Por esse motivo somos conhecidos como A Casa de Todos os Livros. Foi este o conceito que inspirou o nosso estande nesta Bienal. Estamos com a nossa Casa de portas abertas para receber todos os leitores”, convida a presidente do Grupo Editorial Record, Sonia Jardim. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 1º/09/2023

Os 40 anos da Bienal do Livro Rio fizeram a Globo Livros – com os selos Alt, Biblioteca Azul e demais projetos – produzir o maior estande da história da editora, com 350 m². Com esse espaço, a ideia é acomodar a todos da melhor maneira possível e dividir com os leitores os lançamentos. O estande está localizado no Pavilhão Azul L15 / M14. Rachael Lippincott e Alyson Derrick, autoras de Ela fica com a garota, aterrissam na Bienal para conversar com seus fãs sobre seus mais novos lançamentos, Orgulho e preconceito e nós duas e Lembre-se de nós, respectivamente. Valter Hugo Mãe é presença confirmada para falar sobre seus sucessos que misturam a cultura luso-brasileira, principalmente de seu livro, As doenças do Brasil. Oito vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, Laurentino Gomes vai lançar a versão juvenil da sua trilogia de sucesso Escravidão, oferecendo aos jovens leitores a oportunidade de conhecerem mais sobre a história brasileira a partir de uma linguagem mais didática e acessível. Para encerrar esta edição especial de 40 anos da Bienal do Livro, o dia 10/9 contará com uma homenagem à Rita Lee, a eterna Rainha do Rock. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 1º/09/2023

Maurício de Sousa @ Caio GalluciO Grupo Ediouro terá em seu estande nesta aguardada edição da Bienal do Livro do Rio, com sessões de autógrafos, bate-papos com autores e contação de histórias. O espaço da editora ainda será palco para que criadores de conteúdo realizem encontros com fãs e discutam pautas pertinentes à promoção da leitura no ambiente digital. A grande novidade do grupo editorial guardou para esta edição do evento é o lançamento de um novo selo voltado para os jovens adultos: Livros da Alice, que passa a figurar ao lado dos selos Nova Fronteira, Coquetel, Pixel, Agir, Petra, Ediouro Educação, Trama e Novo Céu. As obras pretendem abordar temas relevantes ao cotidiano desse público. O estande da Ediouro tem 204m² e está situado no pavilhão Azul. Entre clássicos, lançamentos dos mais diversos gêneros e os passatempos Coquetel, o visitante encontrará oportunidades imperdíveis para ampliar sua biblioteca, com descontos e brindes. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A literatura é essencialmente solidão. Escreve-se em solidão, lê-se em solidão e, apesar de tudo, o acto de leitura permite uma comunicação entre dois seres humanos.”
Paul Auster
Escritor norte-americano
1.
Mira na independência financeira
2.
Onde estão as flores
3.
Café com Deus pai
4.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
5.
Mais esperto que o diabo
6.
A biblioteca da meia-noite
7.
Tudo é rio
8.
Dê propósito
9.
É assim que acaba
10.
Quem pensa enriquece: o legado
 
PublishNews, Redação, 1º/09/2023

Para celebrar a comunidade engajada do BookTok Brasil – hashtag de livros que já tem mais de 15 bilhões de visualizações na plataforma de vídeo – o TikTok estará presente na Bienal do Livro Rio 2023 com um espaço de destaque, com ênfase na interseção entre a literatura, a criatividade e a saúde mental, de acordo com a empresa. A plataforma é um dos patrocinadores oficiais do evento e terá um estande próprio. Nele, haverá uma área para painéis e bate-papos, além de um estúdio para gravação de conteúdo e entrevistas. Um dos pontos altos será uma discussão sobre como o hábito da leitura pode contribuir com a promoção do bem-estar emocional. Como parte das iniciativas para a saúde mental do Setembro Amarelo, a plataforma também fará o lançamento da campanha #LivrosQueSalvam, na qual as pessoas podem compartilhar vídeos contando como a leitura os ajudou emocionalmente. A cada vídeo publicado com a hashtag, o TikTok doará R$ 1 para o IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário) e para a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

PublishNews, Redação, 1º/09/2023

O Grupo Editorial Autêntica estará presente na Bienal do Livro Rio 2023 com a presença de autores e autoras na programação oficial, uma série de lançamentos, sessões de autógrafos, descontos e ações como “compre e ganhe” para quem visitar o seu estande – localizado no Pavilhão Verde, na Rua R15 S14. A aposta do Grupo está no selo Gutenberg, voltado para os segmentos juvenil, Young Adult e New Adult. “Além de descontos atrativos em todos os livros, destaco um brinde em especial: o minilivro com os primeiros capítulos de A maldição do verdadeiro amor, de Stephanie Garber, uma das best-sellers do catálogo. O livro será lançado em breve e achamos que a Bienal é o momento perfeito para oferecer ao nosso público um gostinho do tão aguardado terceiro volume, que encerra a saga dos personagens Evangeline e Jacks”, afirma a gerente comercial Judith Almeida, no material de comunicação da editora. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 1º/09/2023

O primeiro lançamento de livro da Relicário, em outubro de 2013, bem como muitos outros eventos realizados em Belo Horizonte, cidade de origem da editora e da livraria, foram realizados na Quixote. Nada mais apropriado do que uma comemoração conjunta de seus aniversários que, fruto de uma feliz coincidência, marcam duas décadas da livraria (fundada em 2003) e uma década da editora (criada em 2013). Será neste sábado (2) a comemoração de décadas entre livros das parceiras Relicário e Quixote – das 11h às 15h. O evento, como não poderia deixar de ser, ocorre entre livros, na loja da Quixote da Rua Fernandes Tourinho, 274 – conhecida pelos habitantes de BH como a “Rua das Livrarias”. Na ocasião haverá apresentação do DJ Pedro Kalil, surpresas musicais e poéticas, venda de chopp artesanal, livros da Relicário e da Quixote-Do com desconto e brindes. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/08/2023

@ Gabriel Jabur/ Agência brasíliaO governo federal incluiu os conselhos de educação e escolares na nova regulamentação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), política pública que avalia e disponibiliza obras literárias, pedagógicas e material de apoio às escolas públicas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (30). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 1º/09/2023

Enquanto está com seus amigos, numa divertida comemoração, João se envolve em um faz de conta muito diferente: ele se imagina um fungo. Já pensou como seria? Nesta brincadeira, Se eu fosse um fungo (Peirópolis, 48 pp, R$ 64 – Trad.: Ana Carolina Carvalho), obra escrita e ilustrada por Gaia Stella, apresenta aos leitores muitas coisas sobre esses organismos: seus variados formatos, onde vivem, como se alimentam e até como contribuem para que possamos viver em um mundo menos poluído! Com o João, também aprendemos que, onde quer que estejamos, os fungos estão por perto.

PublishNews, Redação, 1º/09/2023

Fé na educação, fé na escola, fé em termos criança na escola, fé nas professoras e professores de todo o país que conseguem ficar ainda mais perto de suas alunas e alunos, mesmo quando precisam ficar longe. Fé no conhecimento dos livros e dos avós. Num tempo em que muita gente ainda teima que fé e ciência estão em lados opostos, descobrimos que o que pode nos salvar é justamente a fé na ciência. A fé está viva e sã. Ela é assim: teimosa, persistente, resistente. Bem lá no fundo, a fé é uma criança cantando. Andar com fé (WMF Martins Fontes, 44 pp, R$ 64,90 - Ilustração: Daniel Kondo), escrito pelo músico e imortal da ABL, Gilberto Gil, é o primeiro livro da coleção Letrailustre, que traz letras de canções emblemáticas do repertório brasileiro interpretadas por grandes artistas.

PublishNews, Redação, 1º/09/2023

Sentir falta de quem se gosta. Ter medo do que não se compreende, do desconhecido. Esses sentimentos, tão humanos, são elementos centrais no livro Lá fora, os fantasmas (Solisluna / Selo Emília, 40 pp, R$ 65 - Trad.: Valéria Pergentino), da escritora chilena Sara Bertrand e da ilustradora mexicana Amanda Mijangos. Ao longo das páginas, o leitor vê uma criança em seu cotidiano. Observamos que sente a ausência da mãe, que é tomada por pensamentos, que busca um refúgio. Nessa dinâmica, percebemos que ela tem companhia. A história é inspirada em uma experiência de infância do filho da autora. O diálogo entre texto e ilustrações se deu a partir da troca entre Sara e Amanda sobre seus próprios medos na infância. Passaram a refletir sobre como o ambiente pode determinar a profundidade de nossos medos. O que se ouve na rua, o que se vê na praça, o que aconteceu na escola: esses pequenos medos vão se tornando "personagens". E decidiram que não seria um livro triste.

PublishNews, Redação, 1º/09/2023

Minha sombra é rosa (Aletria, 36 pp, R$ 70 – Trad.: Anna Lirah) é uma história encantadora, inspirada na experiência do autor americano, Scott Stuart, com seu filho que tem uma paixão por princesas, fadas e interesses que, muitas vezes, não são considerados adequados para meninos. A narrativa celebra a individualidade e a coragem de ser verdadeiro consigo mesmo. Enquanto a sombra do pai é azul, a do personagem principal é rosa, simbolizando a diversidade e desafiando estereótipos de gênero. Uma obra rica em detalhes, debates, representatividade, educação e, acima de tudo, amor. Para a editora da Aletria, Rosana de Mont’Alverne, Minha sombra é rosa é uma história que merece ser contada. "O livro fala sobre a aceitação do diferente, do seu lugar no mundo, do amor incondicional que salva uma vida. Sabemos que existem várias gradações de cor das 'sombras' de cada um nesse mundo. Mas o autor optou por contar a própria experiência com seu filho e já lançou o segundo livro: My shadow is purple, que também devemos publicar pela Aletria", adiantou.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 1º/09/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.