Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/07/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 27/07/2023

O meio literário e editorial repercutiu o erro que deixou a Companhia das Letras de fora da disputa do Prêmio São Paulo de Literatura 2023. A notícia circulou a partir da noite de terça-feira (25), e na quarta autores, editores e leitores usaram as redes sociais para manifestar suas opiniões sobre o assunto – grande parte lamentou o ocorrido, e houve quem também defendeu que seria injusto revisar as inscrições agora, afinal outras editoras e autores também já foram desclassificadas por erros semelhantes no passado. Houve também menções a ressentimento, manifestado por parte dos "haters". Nesta quinta-feira (27), a editora publicou um pedido público de desculpas aos autores nas redes sociais, reconhecendo o erro. "Entendemos a gravidade da situação, sentimos muito, e garantimos que estamos conduzindo uma revisão completa de nossos processos para que falhas como essa não se repitam", diz o texto. O edital do Prêmio prevê duas fases de inscrição, e uma delas exige o envio de 10 cópias físicas de cada exemplar. Essa fase – descumprida pela Companhia, segundo o Diário Oficial – não é passível de revisão ou recurso, de acordo com o edital. No Facebook, o editor Eduardo Lacerda – da Patuá – sugeriu que seria positivo acrescentar uma etapa de revisão e correção de erros nos processos de editais. A escritora Jarid Arraes – cujo livro Corpo desfeito foi impedido de concorrer por conta da inabilitação – também lamentou ataques e "hates" nas redes sociais. Micheliny Verunschk, vencedora do Prêmio São Paulo e de outros premiações importantes, usou as redes para falar sobre um ressentimento que identificou na repercussão da notícia. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 27/07/2023

São Paulo ganha nesta quinta-feira (27) uma nova livraria de rua que deve conquistar os leitores, entrar no circuito literário da cidade e desde já construir um caminho bastante particular. A Aigo Livros (Rua Ribeiro de Lima, 453, loja 73, São Paulo / SP) abre com uma proposta em plena consonância com o bairro onde está localizada, o Bom Retiro. Sede não oficial de diversas comunidades de imigrantes – como a coreana, de onde provêm as três sócias do espaço –, o bairro agora recebe sua primeira livraria em décadas, com curadoria atenta aos aspectos locais. "A gente se propôs a abrir uma livraria no Bom Retiro porque não tinha nenhuma, mas também não queríamos qualquer livraria… a gente queria abrir uma livraria voltada para as comunidades de imigrantes do bairro", explica Agatha Kim, uma das sócias, junto com Paulina Cho e Yara Hwang. "Muitos dos livros são fundo de catálogo", comenta Agatha, que não tinha experiência prévia no mercado editorial profissional, mas sim uma paixão pelo livro. "Sem mentir, tivemos dificuldades com algumas editoras. É um mercado que está passando por um estresse pós-traumático, e a gente que está chegando, sofre. Fizemos apresentações, estudamos os números, desenhamos a viabilidade comercial, conversamos com especialistas, fizemos uma ronda de reuniões com editoras e livreiros, e mesmo assim tem editora que não nos recebeu. É uma realidade. Mas de forma geral, fomos bem recebidas, sim", compartilhou. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/07/2023

A Amazon anunciou os jurados da 8ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, realizado em parceria com o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias. Este ano, a iniciativa contará com grandes nomes da literatura para compor o time de jurados, como Eliane Potiguara, escritora, poeta, professora, formada em Letras (Português-Literatura) e Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especializada em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e a 1ª mulher indígena a receber o título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ. Além dela, Eliana Alves Cruz, escritora, roteirista e jornalista, pós-graduada em comunicação empresarial, autora de Solitária e ganhadora do Prêmio Jabuti 2022 e Marcelino Freire, vencedor do Jabuti, conhecido por suas obras, constantemente adaptadas para o teatro e por sua atuação como professor de oficinas de criação literária, grande nome do mercado editorial, além de produtor cultural, também fará parte do júri. Seguindo para sua 8ª edição, a premiação busca reconhecer e celebrar os autores independentes e suas obras de romances originais e inéditos no Brasil, por meio do Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta que permite que autores e editoras publiquem suas obras de forma fácil, rápida e gratuita na Amazon para leitores ao redor do mundo. As inscrições vão até 31 de agosto e o vencedor receberá o prêmio de R$ 50 mil. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota, 27/07/2023

Enquanto prepara a sua aguardada biografia sobre a pintora e artista Djanira da Motta e Silva (1914-1979), Joselia Aguiar – autora de Jorge Amado – Uma biografia (Todavia), prêmio Jabuti 2019 na categoria – também organiza a Coleção Brasileiras, com perfis de grandes mulheres que se destacam em diversos campos, para a Rosa dos Tempos (Grupo Editorial Record). É da coleção o recente Niéde Guidon: uma arqueóloga no sertão, de Adriana Abujamra. Entre outros trabalhos recentes, Joselia também foi curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2018 e 2019 e dirigiu a Biblioteca Mário de Andrade, entre 2019 e 2021. É jornalista (UFBA), e mestre e doutora em história (USP). O PublishNews perguntou a Joselia Aguiar o que ela está lendo, e esta foi a resposta: "Contos completos (Editora 34), de Virginia Woolf. Para nossa alegria, nos últimos anos editoras brasileiras vêm apostando em novas edições de Virginia Woolf, essa autora da vanguarda da virada do século 20 cuja obra não somente passa a ser de domínio público (sendo interessante contratualmente por isso), como, também, conta com cada vez mais leitoras, em um momento em que a leitura e escrita de mulheres se tornaram questão premente no debate sociocultural". Clique no Leia mais para ler a resposta na íntegra.

PublishNews+, Redação, 27/07/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 10 a 16 de setembro de 2023. Estão entre as novidades o romance mais emblemático do Nobel de Literatura Abdulrazak Gurnah, Paraíso (Companhia das Letras), que acompanha o amadurecimento de um menino na África Oriental nos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial; a biografia de Elon Musk (Intrínseca), escrita por Walter Isaacson; e Manifesto antimaternalista (Zahar), de Vera Iaconelli. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 27/07/2023

A Bienal do Livro do Sul de Minas – cuja 19ª edição vai ocorrer de 27 de abril a 05 de maio de 2024 – abriu inscrições para o 1º Encontro de influenciadores digitais literários. O tema será “Se tem quem leia, é literatura. O importante é ler! Ou não?”. A ideia do encontro surgiu do reconhecimento da importância dos influenciadores digitais na cadeia do livro. Jovens leitores brasileiros têm notadamente buscado, cada vez mais, indicações para suas próximas leituras nas redes sociais e felizmente lá encontram muitas dicas, resenhas, análises, críticas literárias. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas e podem ser feitas de 31 de julho a 30 de setembro. Para garantir sua participação na Bienal do Livro do Sul de Minas, dividir a mesa com influenciadores convidados e ter seu espaço garantido na tenda de autógrafos, é preciso se inscrever clicando aqui. Acesse o Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 27/07/2023

O Grupo Editorial Scortecci, que edita, imprime e comercializa livros desde 1982, abriu duas vagas de estágio em produção editorial. É preciso cursar Letras ou Produção Editorial e é imprescindível ter conhecimento e experiência em InDesign. Os contratados irão realizar a diagramação de livros. As vagas são para o período da manhã, de segunda a sexta, das 8h às 13h, com bolsa estágio, seguro e condução. Interessados devem encaminhar currículos para gruposcortecci@scortecci.com.br.

PublishNews, Redação, 26/07/2023

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lança às 18 horas desta quinta-feira (27) o livro A Invenção de nossa América: Obsessões, narrativas e debates sobre a identidade da América Latina, de Carlos Altamirano, no 6º Congresso de História Intelectual da América Latina (6º Chial). A cerimônia será na Livraria João Alexandre Barbosa (Av. Professor Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária – São Paulo / SP). No livro, Altarmirano promove uma profunda leitura histórica em busca das origens de construção de uma identidade coletiva dos povos latino-americanos. O sociólogo argentino passou a focar na pesquisa da construção identitária hispano-americana após identificar essa obsessão no trabalho da ensaísta brasileira Leyla Perrone-Moysés. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A literatura torna o mundo real, dando-lhe forma e permanência.”
Fernando Pessoa
Escritor português
1.
A intenção primeira
2.
Você mais saudável
3.
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
4.
Café com Deus pai
5.
Mais esperto que o diabo
6.
Nunca foi segredo
7.
A biblioteca da meia-noite
8.
É assim que começa
9.
É assim que acaba
10.
Os segredos da mente milionária
 
PublishNews, Redação, 27/07/2023

A Buzz Editora irá lançar em outubro The Woman in me A mulher em mim, obra que revela, pela primeira vez, a jornada da cantora Britney Spears. O livro, programado para 24 de outubro, já está em pré-venda e em sua primeira edição contará com 150 mil exemplares. Em junho de 2021, o mundo inteiro estava ouvindo Spears falar em tribunal aberto sobre sua tutela. No mesmo mês, ela se viu oficialmente livre dos “cuidados” do pai após 13 anos tendo sua vida financeira e pessoal controlada por ele. Escrito com "notável franqueza e humor", o livro "ilumina o poder duradouro da música e do amor – e a importância de uma mulher contar sua própria história, em seus próprios termos, finalmente." 

PublishNews, Redação, 27/07/2023

O professor-emérito de Cambridge John B. Thompson ministrará um curso sobre a revolução digital no mercado do livro, de 8 a 11 de agosto, na plataforma on-line da Universidade do Livro, braço educacional da Editora Unesp. As aulas, das 15h às 17h, ocorrem ao vivo e on-line, diretamente da Inglaterra, com tradução simultânea para o português. Pela Editora Unesp, Thompson publicou As guerras do livro: A revolução digital no mundo editorial (2021) e Mercadores de cultura: O mercado editorial no século XXI (2013). Durante os encontros, o autor apresenta uma visão histórico-social do setor editorial, analisa as mudanças ocorridas desde a década de 1960 e examina os efeitos da revolução digital, incluindo novos formatos de livro, autopublicação, crowdfunding e transformações no setor de varejo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/07/2023

José Carlos Aragão | © Liége CardosoDando continuidade ao ciclo de debates com escritores mineiros realizado através do patrocínio da Cemig, o Sempre Um Papo recebe nesta quinta (27), às 19h, José Carlos Aragão. Ele vai conversar a respeito dos seus livros Enquanto o soco vem vindo, O poço e Rio doce rio, sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro. O bate-papo ocorre de forma on-line, através do canal do YouTube do projeto. Enquanto o soco vem vindo (Páginas) é um livro de contos sobre alguns dos principais problemas da sociedade brasileira atualmente, como assédio, feminicídio, ódio e intolerância. Ao todo, são 25 textos que retratam, de forma ácida e crua, a banalização do mal, da crueldade e da indiferença de uma sociedade hipócrita que se diz, em grande parte, formada por “cidadãos de bem”. Já o livro Rio Doce Rio (Comunicação de Fato), é formado por um longo poema sobre a morte do Rio Doce, causada por umas das maiores tragédias ambientais do país: o rompimento da Barragem do Fundão em Mariana (MG), que resultou no derramamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama, além de 18 mortos e um desaparecido. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 27/07/2023

Margareta Magnusson apresenta ao mundo o döstädning (significa “morte”, städning, “limpeza”) no best-seller internacional O que deixamos para trás (Intrínseca, 128 pp, R$ 39,90 - Trad.: Carolina Rodrigues). Com leveza e bom humor, a artista plástica sueca oferece valiosas orientações e reflexões com base neste conceito, que incentiva a prática do desapego de pertences antes da morte. A ideia é mostrar que a tarefa de eliminar objetos pode (e deve) ser realizada a qualquer momento da vida, independentemente da idade, porém sempre o mais cedo possível, antes que outros tenham que fazer isso por nós. A obra é um convite à prática diária e consciente do minimalismo. Desbravando o inventário de pertences na oficina do marido ou o da própria gaveta de “segredos”, ela sugere quais objetos podemos descartar com facilidade e quais podem muito bem permanecer até o fim. Além de promover alívio para os entes queridos que todos deixamos após partir desta vida, a prática recomendada pela autora pode oferecer benefícios imediatos, como uma sensação de liberdade, e também nos mostrar o caminho para passar a valorizar o que realmente importa.

PublishNews, Redação, 27/07/2023

Em O fator de atração (Cultrix, 288 pp, R$ 59,90 - Trad.: Flavio Quintiliano), Joe Vitale, escritor de sucesso, pioneiro em técnicas de marketing pela internet e guia espiritual de uma nova geração de publicitários e executivos, revela que o sucesso não depende daquilo que você faz – mas sim daquilo que você é. Na obra, ele combina técnicas tradicionais de autodescoberta espiritual com princípios comprovados de marketing que nos ensina a levar uma vida feliz e bem-sucedida, tanto na vida pessoal quanto nos negócios. A essência desta obra são cinco regras simples que podem converter todos os sonhos em realidade. Com discreto senso de humor e palavras sinceras de encorajamento e exemplos reais, Joe Vitale mostra como é fácil mudar as condições de vida para que todos tenham uma chance de amar, curar-se, prosperar e crescer.

PublishNews, Redação, 27/07/2023

Se você tem desejos para sua vida e não sabe como alcançá-los ou se faz planos, mas não consegue tirá-los do papel, seja no âmbito pessoal, profissional e até nos relacionamentos, este livro é para você. Sentir que não tem disposição ou mesmo confiança para colocar um projeto em prática é mais comum do que imaginamos. E, em O poder do ânimo (Gente, 208 pp, R$ 64,90), você vai encontrar a solução para isso. Maurício Souto, escritor e palestrante, acredita que existe uma energia especial, contagiante e vital que nos move em direção ao futuro que desejamos, à realização dos nossos sonhos: o ânimo. “Sentir-se animado, decidir e agir com disciplina são as melhores estratégias para se blindar contra o medo, parar de procrastinar e acreditar que você pode ter uma vida extraordinária, com resultados excepcionais”, explica o autor.

PublishNews, Redação, 27/07/2023

A obra Ser para ter: 12 passos para uma vida plena (Citadel, 192 pp, R$ 54,90) propõe ao leitor uma jornada rumo a plenitude, e a cada capítulo são apresentados os pilares para uma vida plena e suas respectivas ferramentas, a fim de que o leitor encontre a inteireza a partir do cuidado em todas as esferas da vida: mental, emocional, espiritual e energética. De acordo com a autora, está tudo interligado, e partir do processo de autocuidado, restauração, limpeza da mente, desintoxicação das emoções e reequilíbrio de quem somos, o caminho de “Ser para Ter” se tornará o curso natural da vida. Apesar de extraordinário, Aline deixa claro que trilhar os 12 passos realmente exigirá de quem aceitar embarcar nessa jornada de transformação, pois ela por vezes causará dor, inerente ao crescimento. Mas ainda que haja cansaço com os desafios do processo, a autora reafirma que o resultado de todo o esforço é real e inestimável. “Nós escolhemos muitas coisas nesta vida. Queremos ter muitas coisas, pedimos tanto, porém precisamos entender que para “ter” primeiro temos que “ser”, e isso apenas é possível alcançar quando nos fundimos com a energia daquilo que desejamos”, resume Aline.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.