Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 13/06/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 13/06/2023

Os livros CTP (científicos, técnicos e profissionais) constituíram o único subsetor da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro (ano base 2022) que registrou decréscimo nominal nas vendas ao mercado, com um recuo de 10%. Em termos reais, a redução foi de 15%, de acordo com a pesquisa divulgada em maio, um mapeamento anual do setor do livro no país promovido pelo Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pela Nielsen. Porém, quando se somam os desempenhos de CTP impresso e digital (na Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro), esse é o primeiro ano que o subsetor apresenta um crescimento nominal de 1%, segundo a economista da Nielsen BookData, Mariana Bueno. "Essa soma segura a queda do impresso – em termos reais ainda há queda, por conta da inflação. Mas é um dado positivo porque consolida nova forma de comercialização dessas editoras", explicou na apresentação da pesquisa. O diretor-presidente e publisher da Fundação Editora da Unesp e presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), Jézio Hernani Bomfim Gutierre, teve uma impressão geral de "desalento esperado" em relação aos números da pesquisa. "'Desalento' porque o subsetor permanece sendo um elemento extremamente relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico, mas isso não se refletiu no desempenho editorial aferido para esse período. 'Esperado' porque os mesmos fatores de fragilização do setor atuantes no passado permanecem vigentes", afirma, em entrevista ao PublishNews. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 13/06/2023

Fernanda Bastos e Milena Britto | © Gustavo Schossler / Ana ReisA Flip (22 a 26/11) anunciou nesta terça (13) a curadoria da sua 21ª edição. A poeta, jornalista e editora Fernanda Bastos e a crítica literária Milena Britto assinarão a programação deste ano. Em 2022, elas estrearam na curadoria da Flip ao lado de Pedro Meira Monteiro. "O ponto fundamental que caracteriza o trabalho da dupla curatorial é que, tanto a Fernanda quanto a Milena, são leitoras de vários conjuntos, de vários brasis. São faróis que iluminam caminhos ainda pouco percorridos na nossa paisagem cultural e literária", diz Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip. Segundo adiantaram para O Globo, as curadoras querem aproveitar a Flip para mostrar escritores que nem sempre ocupam as vitrines das livrarias, mas cuja obra merece atenção, e apostar na diversidade. “Ao pensar a programação, queremos olhar para além das leituras já estabelecidas e buscar afinidades que, à primeira vista, podem parecer insólitas. Mas nossa curadoria não será hermética”, disse Fernanda ao jornal. O nome da autora ou autor homenageado desta edição está em fase de definição e será anunciado em breve – provavelmente até o fim de julho. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota, 13/06/2023

O novo Festival Literário Arena da Palavra – que promete um mês inteiro de atividades literárias em 20 livrarias de rua de São Paulo durante o mês de julho – terá homenagens ao escritor, ator, diretor de teatro e jornalista Plínio Marcos, à livreira Cida Saldanha (na atividade há mais de 35 anos, quase três décadas na Livraria da Vila) e à editora Gita K. Guinsburg (co-fundadora da Editora Perspectiva). O Festival também vai receber, entre outros, convidados como Sony Ferseck Wei (poeta, do povo Macuxi, de Roraima, mestre em Literatura, Artes e Cultura Regional) e PC Marciano (da Editora Gráfica Heliópolis) – a serem reconhecidos com o Prêmio Novas Impressões. O evento ocorre durante todo o mês de julho, a partir do dia 7, reunindo 20 livrarias de rua da cidade, que vão apresentar e receber lançamentos de livros, mesas de debates, batalhas de slam e outras atividades. O evento é idealizado por Marcelo Sollero, produtor à frente do Polo Cultural Educação e Arte – e para fazer a curadoria do evento a seu lado, Sollero convidou Marcelino Freire (Balada Literária), Claudiney Ferreira (Certas Palavras) e a editora Cecilia Arbolave (Lote 42). O evento pretende reunir livreiros, autores e editoras, bem como fortalecer o circuito de livrarias independentes da cidade. A programação completa será divulgada em breve. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 13/06/2023

A brasileira Karina Jannini foi selecionada para o Programa de Tradutores Internacionais (Frankfurt International Translators) da Feira de Frankfurt 2023. Todos os anos, até 15 tradutores literários e não ficcionais internacionais que traduzem da língua alemã participam de um programa especializado de intercâmbio e networking, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Karina já traduziu nomes como Andreas Steinhoefel, Arthur Schopenhauer, Hugo von Hofmannsthal e Joachim Meyerhoff. Seu foco na feira será na literatura alemã moderna em geral e em autores estrangeiros pouco conhecidos no Brasil. "Como tradutora, estou ansiosa para traduzir esta literatura para o meu idioma e, assim, construir uma ponte para novas visões da literatura alemã", disse em sua inscrição para o programa. Com o programa, ela espera em contato com editoras e autores para recomendar as últimas publicações da literatura alemã às editoras brasileiras. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/06/2023

Morreu no sábado (10) a livreira Maria Angela Aranha, aos 71 anos, em decorrência de uma pneumonia. Há 30 anos, ela fundou a Casa de Livros, loja especializada em literatura infantojuvenil na Chácara Santo Antônio, zona sul de São Paulo, e durante a pandemia lutou, ao lado de suas filhas Marcela e Andréa, para que o espaço se mantivesse aberto. “É com o coração terrivelmente pesado que comunicamos a passagem de nossa fundadora Maria Angela”, publicou a livraria nas redes sociais. “Fossem rompimentos na estrutura interna, a rápida mudança da maneira com que se consomem livros, a pandemia... Apesar de tudo que o universo mandou para ela e a Livraria, ela lutou, assim como aconteceu com sua saúde”, diz ainda a postagem. Definida por Marcela como uma "grande lutadora, batalhadora e amante dos livros", Angela ficou conhecida como grande incentivadora da leitura e se tornou inspiração para outras livrarias. "A Angela foi uma inspiração para a Pé de Livro e nos acolheu de forma carinhosa e gentil quando demos nossos primeiros passos", disse a livraria Pé de Livro, também especializada em literatura infantil. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 13/06/2023

A editora Manole abriu mais uma vaga em seu time, dessa vez para o cargo de editor assistente. É preciso ter formação em Letras, Jornalismo, Produção Editorial ou áreas afins; experiência com revisão e/ou edição de texto; conhecimento do processo editorial completo; e conhecimento de pacote Office. É desejável conhecimento em InDesign. As responsabilidades do cargo incluem assistir o gestor editorial nas demandas da produção e no controle de prazos; realizar a leitura crítica e edição de obras, sobretudo nacionais; editar textos e acompanhar a produção até o fechamento do projeto; contatar autores e prestadores de serviços; avaliar e aprovar peças gráficas; e solicitar fichas catalográficas. Os currículos devem ser enviados para rh@manole.com.br até 30 de junho.

PublishNews, Redação, 13/06/2023

A editora Boitempo está à procura de um assistente administrativo/financeiro. A empresa precisa de alguém com ensino médio completo, de preferência com curso técnico em administração, área contábil ou financeira; e que tenha domínio de pacote Office. É desejável também experiência como assistente administrativo ou cargo similar. As funções do cargo incluem atuar em rotinas administrativas, prestando apoio direto às solicitações da gerência/liderança e das rotinas do departamento financeiro; e dar suporte administrativo e operacional às demais áreas da empresa, com o atendimento telefônico, organização de arquivos, envio de documentos, gestão de planilhas. A vaga é presencial e interessados devem encaminhar currículos para adm@boitempoeditorial.com.br até 16 de junho.

PublishNews, Redação, 13/06/2023

A Bienal do Livro Rio 2023 alcançou 100% dos espaços vendidos para 300 expositores, segundo a organização. Esta edição comemorativa – celebrando os 40 anos do evento – já tem confirmado nomes de autores internacionais, como Julia Quinn, Cassandra Claire e K. L. Walther e Neal Shusterman e deve anunciar autores brasileiros em breve. A Bienal será realizada entre os 1º e 10 de setembro de 2023, no Riocentro. "O sucesso das vendas dos espaços da Bienal reforça, mais uma vez, a importância do evento para a cidade. Chegamos aos 40 anos reverenciando o nosso passado e tradição, e todo o nosso empenho por mais de 200 horas de programação diversa, projetará o festival para um presente de resultados e um amanhã de possibilidades", destaca, em nota, o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid. Para Tatiana Zaccaro, diretora de Negócios da GL event Exhibitions, "alcançar esse retorno no início de junho é muito significativo para a Bienal do Livro Rio como um todo, principalmente numa edição em que completaremos quatro décadas com tantas novas experiências e formatos pensados para levar cultura e entretenimento aos visitantes. Todos ganharemos com a alta procura pelo festival: editoras, marcas, autores e o próprio público". Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Os temas, em grande medida, se impõem. O que um escritor pode fazer é se desarmar diante deles e se pôr à escuta. Tudo é ficcionalizável.”
Alexandre Arbex
Escritor brasileiro, autor de 'Pessoas desaparecidas, lugares desabitados (7 Letras)
1.
Rita Lee - outra autobiografia
2.
Café com Deus pai
3.
Mais esperto que o diabo
4.
Menos é mais
5.
Pessoas precisam de pessoas: estratégias para o novo mundo
6.
Rita Lee - uma autobiografia
7.
É assim que acaba
8.
É assim que começa
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
#umdiasemreclamar
 
PublishNews, Redação, 13/06/2023

Os autores e editores que desejarem participar da 65ª edição do Prêmio Jabuti têm até as 18h desta quinta-feira (15) para se inscrever. Os interessados devem consultar o regulamento no site do prêmio para fazer a inscrição. Aqueles que já possuem cadastro podem efetuar o login com o usuário preexistente, ou adicionar um novo, e selecionar “Prêmio Jabuti”. Já os novos usuários precisam efetuar um cadastro, criar um login e uma senha, antes de selecionar “Prêmio Jabuti” e dar sequência à inscrição. Nesta edição, Hubert Alquéres está à frente da curadoria da premiação. Atuante nas áreas de cultura e educação há mais de 40 anos, Alquéres foi anunciado como novo curador este ano. Tem uma história antiga com o mais importante prêmio do livro brasileiro: durante seis anos, coordenou a Comissão do Prêmio Jabuti na CBL. Uma das novidades da edição deste ano é a nova categoria Escritor Estreante, voltada ao escritor ou escritora que tenha publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 13/06/2023

A Editora Expressão Popular anuncia nesta semana o Clube da Expressão, a nova identidade do seu programa de assinaturas de livros. Entre as novidades estão a identidade visual remodelada, a otimização dos canais de comunicação com os assinantes e a seleção de livros sobre temas específicos relacionados às lutas populares e pautas progressistas. Com essa reformulação, a editora quer ampliar o número de assinantes em 30%, de olho principalmente nas mulheres e nos jovens. Miguel Yoshida, coordenador editorial da Expressão Popular, explica o foco nestes dois públicos: "Queremos descentralizar o Clube do Livro e ampliar o nosso público. A partir de pesquisas e discussões internas percebemos que é importante equilibrar cada vez mais o nosso público". Para isso, a editora vai jogar peso nos temas dos livros ofertados mensamente, além de oferecer conteúdo exclusivo para os assinantes. O tema inicial desta nova etapa do Clube da Expressão é o Sul Global, com livros de autores que abordam questões dos povos não brancos que sofrem com a desigualdade e a exploração do capitalismo. Sob esse tema serão lançados 12 livros até o ano que vem. A seleção dos títulos será feita por curadores convidados pela Expressão e a primeira curadora é a economista Juliane Furno, assessora especial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 13/06/2023

A Casa Educação inicia em 4 de julho o curso Marketing de influência para editoras e livrarias. Ministrado por Vinicius Barreto, especialista em marketing no Grupo Ediouro, o curso traz um panorama do marketing de influência, desde a primeira década dos anos 2000 até os dias atuais como um dos pilares do inbound marketing ou marketing de conteúdo. Durante as aulas os alunos terão a oportunidade de aprender na prática como se mapeia o influenciador correto para a sua campanha, como os acordos de trabalho ocorrem entre as partes e como metrificar os seus resultados. Tudo isso pautado em dados e informações assertivas. Com mentoria em grupo ao final das aulas, o curso objetiva capacitar profissionais de editoras e livrarias para aplicarem as técnicas do marketing de influência no dia a dia dos seus negócios ou das empresas nas quais atuam. Após os encontros, todos estarão preparados para promover seus livros junto aos maiores influenciadores do mercado editorial. Serão três aulas (nos dias 4, 6 e 27 de julho), sempre às 19h. Quem se inscrever até 16 de junho ainda consegue 50% de desconto. Para mais informações é só clicar aqui.

PublishNews, Redação, 13/06/2023

O que Azad, Milena, Nicolas, Íris e Romário têm em comum? Todos estão em São Paulo no dia mais colorido do ano. Por força do destino, os seis passarão pela Avenida Paulista, no dia 11 de junho, o dia em que viverão os momentos mais transformadores de suas vidas. Em seis contos emocionantes, os autores Abdi Nazemian, Ariel Hitz, Arquelana, Mariana Chazanas, Pedro Rhuas e Ryane Leão apresentam na obra A gente se vê na Paulista (HarperCollins, 272 pp, R$ 54,90) histórias que celebram a vida, as inúmeras formas de amor e os múltiplos encontros da comunidade durante a maior Parada do Orgulho LGBTQIAP+ do mundo. "Minha personagem é uma drag queen nordestina hitmaker que retorna aos palcos após vencer o câncer. O personagem de Abdi é um famoso ator que foge para o Brasil quando é acusado de queerbaiting", adianta Rhuas.

PublishNews, Redação, 13/06/2023

Jackie tinha a vida perfeita. Uma família amorosa, notas incríveis na escola, um estilo de vida organizado em Nova York e estava sempre em busca de mais perfeição para ser uma garota exemplar. Porém, tudo isso desmorona quando os pais morrem em um trágico acidente. É com esse choque de realidade que inicia a nova jornada da protagonista de Minha vida com os garotos Walter (Plataforma 21, 384 pp, R$ 76,90 – Trad.: Karoline Melo), romance de estreia da escritora norte-americana Ali Novak. Publicada no Brasil pela Plataforma21 e com roteiro a ser adaptado para série televisiva pela Netflix, nesta comédia romântica contemporânea o leitor acompanhará Jackie. Ela precisa mudar-se para uma cidade do interior e morar com a família da melhor amiga de sua mãe: os Walter têm onze filhos, todos garotos barulhentos, lindos e irritantes, mas que vão mudar a vida da jovem para sempre e ensinar que cada um pode ser (im)perfeito à sua maneira. Novak compartilha lições de superação, amor, pertencimento, aceitação e a importância de expressar os sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.

PublishNews, Redação, 13/06/2023

Tessa Bailey tornou-se um fenômeno de vendas ao viralizar no TikTok com os sucessos Aconteceu naquele verão e Fisgados pelo amor. Em Secretamente sua (Intrínseca, 336 pp, R$ 59,90 – Trad.: Isadora Prospero) – livro fora do universo da série das irmãs Bellinger – ela traz para a história um professor certinho e uma paisagista caótica. Desde que a avó morreu, Hallie Welch tem dado continuidade ao trabalho na Flores da Becca, transformando os jardins da vizinhança. Tudo está prestes a mudar quando a paisagista é contratada para dar uma repaginada no quintal da casa de hóspedes da família Vos, donos da maior vinícola da região. O momento não poderia ser melhor: Julian Vos, o filho pródigo por quem Hallie nutre uma quedinha desde a adolescência, está de volta. Isso significa que ela só precisa de uma chance para concretizar o beijo que quase aconteceu na época do ensino médio. Por outro lado, Julian busca tranquilidade para escrever um livro e Hallie é uma distração. A paisagista é excêntrica, bagunceira e está sempre atrasada, mas também é tão linda que o impede de se concentrar em qualquer coisa. As personalidades dos dois se chocam logo de cara e a jovem percebe que o seu crush de adolescência se tornou um professor mal-humorado, muito diferente do menino doce de quem ela se lembra. Até que, após uma noite de fofoca e muitas taças de vinho, Hallie decide deixar uma carta romântica anônima para Julian, assinada por “sua admiradora secreta”. Assim que acha o envelope, ele fica se perguntando quem poderia ter escrito algo tão intenso, mas a verdade é que tem assuntos mais importantes com que se preocupar: como o fato de que seus pensamentos sobre Hallie estão ficando cada vez mais tórridos.

PublishNews, Redação, 13/06/2023

Livro de estreia de Joya Goffney, Desculpa se não fico linda quando choro (Outro Planeta, 288 pp, R$ 69,90 – Trad.: Karine Ribeiro) apresenta Quinn Jackson, uma jovem que, ao perder o diário que registrava os pensamentos mais íntimos, tem os segredos expostos em uma rede social e, para recuperá-lo, precisará enfrentar todos os medos que a assustam. Na obra, Quinn escreve, em forma de lista, todos aqueles pensamentos que não podem ser ditos em voz alta: desde coisas que ela nunca admitiria até o nome de vários garotos que beijaria. Porém, quando o diário desaparece e uma das listas é exposta em uma conta no Instagram, a exigência do sequestrador de diário é que ela encare os seus medos. Com a ajuda de Carter Bennett, um dos integrantes da lista “se eu pudesse beijar qualquer um”, ambos vão em busca do diário e de compreenderem quem realmente são. Com protagonistas negros, a obra também expõe como o racismo está enraizado na sociedade.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.