Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 17/03/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 17/3/2023

O PublishNews anuncia nesta sexta-feira (17) os finalistas da categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio PublishNews 2023. São eles: Carolina Porne Montanher (Skeelo), Everson Chaves (Editora Record), Fernando Garcia (Thomas Nelson), Richard Davison (Grupo Ediouro), Rodrigo Simonsen Mesquita de Oliveira (H1 Editora) e Valquíria Vlad (Editora Wish). Um dos critérios de escolha do vencedor é uma votação aberta: todos já podem votar neste formulário. O vencedor será anunciado na cerimônia de premiação do 7º Prêmio PublishNews, que ocorre no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. A entrada é gratuita e a cerimônia é sujeita à lotação do espaço. Um suspense do Prêmio PublishNews todos os anos fica por conta desta categoria, que é a celebração e o reconhecimento dos feitos realizados pelos colaboradores de vendas e marketing das editoras. A categoria visa reconhecer os profissionais que contribuem para os livros entrarem nas listas de mais vendidos. O prêmio é o primeiro no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros.

PublishNews, Guilherme Sobota, 17/3/2023

Depois de aparecer na Lista de Mais Vendidos do PublishNews pela primeira vez na semana passada, o livro Mentes saudáveis, lares felizes (Dreamsellers Editora), uma Não ficção de Augusto Cury e Marcus Araujo, ocupa agora o primeiro lugar geral. Já o livro Colocando a vida em ordem (Editora Vida), de Deive Leonardo, estreia na Lista com um segundo lugar geral. A Editora Vida também tem o terceiro lugar, com Café com Deus pai, de Junior Rostirola. Ambos os livros são diários devocionais. É a primeira vez em muitos meses que a escritora americana Colleen Hoover não tem um livro no pódio da Lista: É assim que acaba e É assim que começa, ambos da Galera Record, aparecem em quarto e quinto lugar, respectivamente. Ainda na categoria Não ficção, a Companhia das Letras colocou o livro Latim em pó, de Caetano Galindo. "Com o intuito de expor o trajeto de formação da língua portuguesa, o novo livro do professor, tradutor, pesquisador e escritor Caetano W. Galindo instiga o leitor a se questionar sobre o idioma que utiliza no dia a dia", diz a sinopse. O Grupo Companhia segue na liderança do ranking das editoras. Clique no Leia Mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/3/2023

A cidade mineira de Paracatu, a 500 km de Belo Horizonte e a 230 km de Brasília, vai receber o I Festival Literário de Paracatu (Fliparacatu), evento que promete inserir a cidade no cenário nacional de literatura e arte. O lançamento ocorre nesta sexta-feira (17), às 19h, na Fundação Municipal Casa de Cultura (Rua dos Ávila, s/n, Paracatu). O Festival está marcado para os dias 26 a 29 de agosto (quarta a domingo), no centro histórico da cidade. O lançamento desta sexta contará com a presença do escritor e apresentador Zeca Camargo; do curador do evento, o escritor Tom Farias, e do presidente do Fliparacatu, Afonso Borges, responsável pelos já consolidados Festivais Literários de Araxá (Fliaraxá) e de Itabira (Flitabira). O festival terá como tema “Arte, Literatura e Ancestralidade”, e como patrono o jornalista e escritor paracatuense Afonso Arinos. Dentre os destaques, está a exposição inédita Portinari Negro, que exibirá 42 telas, sob a curadoria do filho do pintor, João Cândido Portinari. “A programação visa valorizar a história de Paracatu e garantir visibilidade das riquezas culturais da cidade, além de agregar atividades complementares para despertar novos olhares no público”, explica o presidente e organizador do Festival, Afonso Borges, em nota. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/032023

A Aleph está procurando um editor para integrar sua equipe. Entre os requisitos para a vaga estão ter experiência no mercado editorial e no mercado do livro há mais de um ano, ser uma pessoa atenta e organizada, com um ótimo texto e inglês avançado; experiência com agentes é um diferencial. As tarefas do cargo envolverão contato com agentes; prospecção de títulos (Aleph e Goya); aquisição de direitos (Aleph e Goya); controle de fluxo de contratos, adiantamentos e renovações; contratação e validação de traduções; fechamento de preparação; produção de texto de orelha; produção de texto para marketing e imprensa; seleção de informações para cadastro em livrarias; prospecção de pessoas relacionadas ao livro; elaboração de planilhas de contratos, datas, futuro etc.; reativação de catálogo; análise de adaptações para diferentes mídias; elaboração de conteúdo de marketing para os livros (novos e catálogo). A vaga é em São Paulo e está aberta para candidaturas até domingo (19). Para se inscrever, clique aqui.

PublishNews, Redação, 17/03/2023

A Itália terá um prêmio em homenagem às melhores obras contemporâneas latino-americanas. Segundo nota da ANSA reproduzida no Estadão, a Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA) anunciou que voltará a oferecer prêmios às obras publicadas entre 2021 e 2022 e escritas por autores dos países latinos. Nelson Cruz, indicado ao ‘Nobel da literatura infantil’, o prêmio Hans Christian Andersen, reafirmou à Folha que livros ilustrados não são apenas para crianças. "O mundo que nós, adultos, estamos produzindo é assim. Se nós estamos estragando o mundo, temos que dizer isso para as crianças também", conta o escritor e ilustrador. O escritor Pedro Bandeira afirmou ao Estado de Minas que ajudará o povo Yanomami, que passa por uma situação de calamidade pública, com publicação de vídeos e destino dos lucros das vendas de seus livros até maio deste ano. "Estou revoltado com a tentativa de genocídio contra o povo yanomami. (...) Resolvi conhecer melhor os yanomamis e gravar vídeos com o que aprendi sobre e com eles. (...) Na semana que vem publicarei o primeiro vídeo” disse em seu Instagram oficial. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/03/2023

Quer aproveitar o final de semana para acompanhar a programação de eventos literários? O PublishNews separou alguns encontros e lançamentos que vão acontecer entre sexta-feira (17) e domingo (19) para você não perder nada e fazer seu roteiro para aproveitar os dias de folga. Entre os eventos destacados pelo PN, o Expo Favela Innovation São Paulo 2023, lançamento de Moacyr Godoy Moreira na Livraria Cabeceira, evento com Helena Machado e Tatiana Lazzarotto na Livraria Ponta de Lança em São Paulo, aniversário de 7 anos do Slam das Minas na Casa das Rosas, projeto 'No Bixiga tem Leitura', com livros, histórias e contações gratuitas, ao ar livre, e lançamento do livro de Emília Nuñez, em Salvador. Clique no Leia mais e confira todos os detalhes de cada evento.

PublishNews, Redação, 17/3/2023

Em 2023, o museu Casa das Rosas, em São Paulo, passa a contar com o patrocínio da Pfizer, uma das maiores empresas biofarmacêuticas do mundo, e o apoio da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). A Casa das Rosas é gerida pela Poiesis, organização social de cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O museu está passando por restauros, mas o Jardim permanece aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h. O endereço é Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo / SP. O museu Casa da Rosas é ambientado na mansão projetada pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo nos anos 1930 e em estilo clássico francês. Neste momento, está passando por um grande restauro executado pelo Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, vencedora de licitação pública, sob supervisão do Departamento de Obras da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Segundo a Poiesis, entre as melhorias oriundas do restauro estão a recuperação das características originais do imóvel, atualização do sistema elétrico e hidráulico, ampliação da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e aprimoramento da funcionalidade do espaço para o acolhimento de visitantes e participantes das atividades culturais e educativas.

PublishNews, Redação, 17/3/2023

O editor e presidente da Abigraf/SP, João Scortecci, foi designado como conselheiro do Conselho Superior da Cultura (Concultura) da Fiesp, com mandato até o fim de 2023. A nomeação se deu por meio da Resolução n. 003/23, de 7 de março de 2023, assinada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes. O presidente deste mandato do Concultura é o gestor cultural André Sturm. A Fiesp conta com 15 Conselhos Superiores, órgãos técnicos estratégicos, coordenados pelo Instituto Roberto Simonsen (IRS), que têm por objetivo debater, realizar estudos e propor políticas para promover a contínua interação das entidades com os diversos assuntos e contribuindo para o diálogo permanente com os demais segmentos da classe empresarial e da sociedade em geral. Entre as áreas temáticas, estão cultura, economia criativa e desenvolvimento sustentável. Os Conselhos Superiores traçam diretrizes para os trabalhos dos departamentos da Federação.

“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar”
Machado de Assis
Escritor brasileiro (1839-1908)
1.
Mentes saudáveis, lares felizes
2.
Colocando a vida em ordem
3.
Café com Deus pai
4.
É assim que acaba
5.
É assim que começa
6.
O poder da autorresponsabilidade
7.
Menos é mais
8.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
9.
Vade Mecum Saraiva 2023 - 35ª Edição
10.
Você vive ou sobrevive?
 
PublishNews, Redação, 17/03/2023

Com trechos inéditos de entrevistas com Pelé sobre diversos temas como infância, Santos, Seleção, família, política e racismo, o livro Pelé, o rei visto de perto (Matrix, 160 pp, R$ 40) sintetiza a carreira e a vida do maior ícone do esporte mundial, falecido no final de 2022, aos 82 anos. É uma homenagem ao brasileiro mais conhecido em todo o mundo, pela alegria que espalhou com o seu talento em campo e nas mais diversas circunstâncias decorrentes da carreira esportiva brilhante. Mais do que reviver a trajetória do mito, esta obra apresenta em detalhes surpreendentes quem foi o homem Edson Arantes do Nascimento. O jornalista e escritor da obra é Maurício Oliveira, autor de mais de 30 livros e especialista em temas históricos.

PublishNews, Redação, 17/03/2023

No livro As mortes de Francisca Julia (Editora Unesp, 306 pp, R$ 58), o sociólogo José de Souza Martins retrata o contexto histórico e social no qual se deu a Semana de Arte Moderna. Na esteira do novo paradigma estético que se impunha, a memória poética de muitos foi sacrificada, e Francisca Júlia, figura então central do parnasianismo e simbolismo brasileiro, foi submetida à sua segunda morte, após ter acabado com sua própria vida meses antes daquele paroxismo modernista, aos 49 anos. A biografia dessa poeta maiúscula é estratégica para a exposição do meio social, cultural e artístico que prenunciava a Semana e definiria o panorama nacional subsequente. Mais do que compor um retrato de uma vida trágica, eivada de adversidades pessoais e sociais, procura-se aqui fazer justiça à trajetória que expõe a condição limitante da mulher literata de então, em paralelo com a sofisticação gradualmente conquistada pela cidade que a abrigava.

PublishNews, Redação, 17/03/2023

Stanley Booth, um membro do círculo íntimo dos Rolling Stones, conheceu a banda apenas alguns meses antes de Brian Jones se afogar em uma piscina em 1968. Ele morou com eles durante a turnê de 1969 pelos Estados Unidos, ficando acordado a noite toda ouvindo ao blues, falando sobre música, ingerindo drogas e andando com groupies. Seu emocionante relato na obra As verdadeiras aventuras dos Rolling Stones (Belas Letras, 520 pp, R$ 139,90 – Trad.: Marcelo Barbão) culmina com o show no Altamont Speedway – um pesadelo de espancamento, esfaqueamento e morte que sinalizaria o fim dos sonhos de paz e liberdade de uma geração. Mas enquanto este livro apresenta em detalhes parte da história dos Stones, prestando atenção especial à tragédia de Brian Jones, trata-se de muito mais do que um escritor e uma banda de rock. Foi considerado – por Harold Brodkey e Robert Stone, entre outros – o melhor livro já escrito sobre a década de 1960. No posfácio de Booth, ele finalmente explica por que levou 15 anos para escrever o livro, relatando uma história surpreendente de drogas, prisões e desastres. Atualizada com um prefácio de Greil Marcus, esta edição é para os fãs dos Rolling Stones em todos os lugares.

PublishNews, Redação, 17/03/2023

"Nunca mais" era o lema da rainha Elizabeth II depois da morte trágica da princesa Diana. Nunca poderia haver uma "outra Diana", um membro da família real cuja popularidade ultrapassasse, ofuscasse e ameaçasse a existência da monarquia britânica. Em Os arquivos do palácio (Companhia das Letras, 568 pp, R$ 109,90 - Trad.: Denise Bottmann e Berilo Vargas), a premiada jornalista Tina Brown revela como a família real se reinventou nos anos seguintes ao período traumático em que o status de celebridade de Diana abalou as estruturas da Casa Windsor. Com amplo acesso a fontes próximas aos membros da monarquia e recheado de informações explosivas, a autora transporta o leitor para o interior do Palácio de Buckingham, detalhando uma história marcada por escândalos, casos amorosos, jogos de poder e traições que atingiram a monarquia nos últimos 25 anos, protagonizada por Charles, Camilla, William, Kate, Harry, Meghan e Andrew. Constante nesse período é a habilidade de Elizabeth II de superar as instabilidades familiares e manter a solidez da instituição, triunfando a cada jubileu ao longo de sete décadas de reinado.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.