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PublishNews 21/01/2022
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 21/01/2022

Na última terça-feira, Ismael Borges, gestor do Bookscan/Nielsen no Brasil, participou do Três Perguntas do PN para, seção de entrevistas que o PublishNews tem apresentado quinzenalmente aos seus assinantes. Na conversa, ele adiantou que o varejo do livro no país fecharia no azul, mas fez uma ressalva: “diria que esse azul tem muitos tons”. Nesta sexta-feira (21), a Nielsen e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) publicaram o resultado do Painel do Varejo de Livros no Brasil, referente ao 13º período de 2021. Com esses números, a Nielsen fecha o ano passado. O relatório aponta que, ao longo de 2021, o setor varejista comercializou 55 milhões de exemplares e faturou R$ 2,2 bilhões com a venda de produtos com ISBN. Ao confrontar estas cifras com as apuradas em igual período de 2020, o instituto registra o crescimento de 29,36% em volume e de 29,28% em valor. Vale ressaltar que é a primeira vez, desde a criação do Painel em 2015, que o faturamento anual passa a casa dos R$ 2 bilhões. A matéria completa pode ser lida no PublishNews+, a área exclusiva para assinantes do PN. Os artigos estão disponíveis gratuitamente na plataforma e para acessá-los é preciso fazer um cadastro prévio clicando aqui. Com o cadastro feito e logado na plataforma, você poderá ler a matéria clicando aqui.

PublishNews, Redação, 18/01/2022

O assinante do PublishNews pode esperar uma coisa mensalmente: os resultados do Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizado pela Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O relatório aponta a evolução do comércio varejista de livros no país, demonstrando quantos exemplares foram vendidos e quanto os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa faturaram com a venda de produtos que tenham um ISBN. O estudo referente ao último período de 2021 ainda não foi publicado, mas Ismael Borges, responsável do relatório adianta que o varejo de livros fechou o ano no azul, mas faz uma ressalva: "diria que esse azul tem muitos tons". Ele participa do Três Perguntas do PN Para, seção quinzenal do PublishNews. Clique no Leia Mais e confira a íntegra da entrevista.

PublishNews, Redação, 17/01/2022

Na última sexta-feira (14), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou a sua Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) referente a novembro de 2021, mês marcado pelas promoções de Black Friday. No período, o volume de vendas cresceu 0,6% na comparação com o mês anterior. Já a receita nominal apresentou variação de 1,3% na mesma base de comparação. Quando confrontados com novembro de 2020, no entanto, o varejo apresenta queda de 4,2% no volume de vendas. Já a receita nominal registra crescimento de 8,8%. No acumulado do ano, o setor varejista cresceu 1,9% no volume e 14,5% em valor. Cinco das oito atividades monitoradas pelo estudo apresentaram taxas negativas, incluindo o de livros, jornais, revistas e papelaria, que apresentou queda de 1,4% na relação com outubro. É a terceira queda consecutiva. Já na comparação com novembro de 2020, a queda no volume de vendas é de 14,4%. No ano, o setor de livros, jornais, revistas e papelaria acumula perda de 21,2%. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Talita Facchini, 17/01/2022

A décima loja da Livraria da Travessa foi inaugurada em novembro, no Shopping CasaPark de Brasília | © Redes sociais da livrariaCom uma unidade em Lisboa e outras dez no Brasil, a Livraria da Travessa se prepara para abrir sua terceira loja em São Paulo. Localizada no Shopping Iguatemi, a nova unidade terá 300 m² e a inauguração está prevista para julho. Em conversa com o PublishNews, Rui Campos, dono da rede, contou que foi procurado pelo shopping e que ao analisar todo o contexto, fez sentido apostar em crescer em São Paulo, ainda mais em um shopping como o Iguatemi. "Esse shopping tem algo legal porque ao mesmo tempo em que é um shopping chiquérrimo, também é um shopping de rua, popular. Os moradores da região vão a pé pra lá e ele fez parte da vida de muitas pessoas e isso é muito simpático", contou. Mesmo com uma outra livraria no local – a Cultura tem uma unidade conceito no shopping desde 2010 – Rui acredita que não será um problema já que a Travessa tem uma proposta diferente. "Vamos cumprir o que considero ser o mais importante: seduzir o leitor, criar demanda, proporcionar o encontro do livro com o leitor", disse, adiantando que a nova unidade terá o conceito de "loja vitrine", cumprindo, antes de tudo, o papel de ser atrativa. "A Travessa tem lojas destino e essa será uma loja vitrine, com uma ideia mais de sedução e com uma seleção bem apurada", explicou. Clique no Leia Mais e confira outros detalhes da nova Travessa de São Paulo.

PublishNews, Leonardo Neto, 19/01/2022

No ano passado, o PNLD comprou 137 milhões de exemplares que foram distribuídos a 29 milhões de estudantes | © Saulo Cardoso (Ascom-FNDE)O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é uma das maiores iniciativas governamentais para a compra de livros do mundo. No ano passado, comprou 137 milhões de exemplares que foram distribuídos a 29 milhões de estudantes. Nele, foram investidos R$ 1,1 bilhão. Os números superlativos, claro, chamam a atenção da indústria do livro. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pela compra dos livros, acaba de tornar pública a minuta do edital do PNLD 2024, que vai selecionar e comprar livros para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Clique no Leia Mais para conferir as principais novidades e também para saber das datas de inscrições tanto para as obras didáticas quanto para as literárias.

PublishNews, Redação, 19/01/2022

Todo começo de ano, o PublishNews lembra os autores que entrarão em domínio público, de acordo com a lei brasileira. Em 2022, dois Prêmios Nobel estão na lista: Sinclair Lewis, laureado em 1930, e Andre Gide, em 1947. Lewis, inclusive, voltou ao destaque nas últimas eleições presidenciais nos EUA. O seu livro Não vai acontecer aqui apresenta Buzz Windrip, um homem vaidoso, falastrão e anti-imigrantes que concorre (e ganha) à presidência prometendo um país próspero e grande novamente, mas acaba trilhando um caminho sombrio. Com essa trama, a distopia publicada em 1935 voltou às listas dos mais vendidos lá na Terra do Tio Sam. Já o francês Gide, além de autor, foi também editor, fundador da Gallimard. Gay assumido, falava abertamente sobre os direitos dos homossexuais, chegando a publicar Corydon, um livro destinado a combater preconceitos homofóbicos da sociedade do seu tempo. Ao anunciar Gide como vencedor do Nobel, a Academia Sueca justificou a sua escolha: "por seus escritos abrangentes e artisticamente significativos, nos quais os problemas e condições humanas foram apresentados com um amor destemido pela verdade e uma percepção psicológica aguçada". Clique no Leia Mais e confira outros dois nomes importantes que entraram em domínio público agora em janeiro.

PublishNews, Leonardo Neto, 21/01/2022

Em 2008, Augusto Cury lançou O vendedor de sonhos, com enorme sucesso comercial. Em 2016, o livro virou filme nas mãos de Jayme Monjardim, tendo Dan Stulbach como protagonista, e, mais recentemente, espetáculo teatral com direção de Cristiane Natale, tendo no elenco nomes como Luiz Amorim e Mateus Carrieri. Por trás destas transposições de formatos, está a Dreamsellers, produtora que realiza filmes, teatros, palestras, cursos e agora também livros. Foi pela Dreamsellers que Cury lançou 365 dias de inteligência, que acaba de estrear na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews. O título ocupa a posição de número três de Não Ficção, com 867 cópias vendidas na semana de estreia. A estreia de 365 dias de inteligência marca também a chegada da Dreamseller ao Ranking do PN. A editora apresenta o livro como uma “obra filosófica inspiradora escrita para pessoas que buscam minutos de inteligência emocional”. Nela, Cury reúne a essência de várias de suas obras, formando uma coleção de pílulas diárias de motivação. O Ranking Geral voltou a ser liderado por Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, que somou mais 3.004 cópias vendidas na sua conta. É assim que acaba (Galera Record), de Colleen Hoover, fechou a semana na segunda posição, com 2.375. Completando o pódio geral, Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev, colocou o bronze no peito, com 2.270. Clique no Leia Mais e confira outros destaques da Lista dos LIvros Mais Vendidos do PublishNews.

PublishNews, Leonardo Neto, 21/01/2022

Ilustração de Ana Matsusaki selecionada para a exposição da Feira do Livro de Bolonha | ReproduçãoA Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha publicou a lista de ilustradores selecionados para compor a sua 56ª exposição anual. Ao todo, o certame recebeu a inscrição de 3.873 participantes de 92 países. Desse universo, foram selecionados 78, incluindo a paulistana Ana Matsusaki. As ilustrações com as quais Ana concorreu estão no livro O perigo das sementes, de Ricardo Phillippsen, lançado pela Saíra com exclusividade para os assinantes do Clube Quindim. Além de estar na exposição, o trabalho de Ana Matsusaki fará parte de um catálogo e ainda excursionará, ao longo de dois anos, por importantes museus localizados na Ásia. A primeira parada será no Japão, onde ficará exposto nos museus Itabashi Art Museum; Nishinomya City Otani Memorial Art Museum; Ishikawa Nanao Art Museum e Ota City Museum of Art and Library. Depois passará pela China e Coreia. Clique no Leia Mais e confira a íntegra desta nota.

“Para o ano que se inicia, a inflação em elevação traz um novo desafio, e precisaremos manter a resiliência demonstrada pelo setor até agora”
Dante Cid
presidente do SNEL sobre o Painel do Varejo de Livros no Brasil
1.
Mais esperto que o diabo
2.
É assim que acaba
3.
Nas pegadas da alemoa
4.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
5.
Torto arado
6.
Amor & gelato
7.
Do mil ao milhão
8.
A revolução dos bichos
9.
A garota do lago
10.
O poder do hábito
 
PublishNews, Talita Facchini, 21/01/2022

Marcada para acontecer de 5 a 7 de abril, a Feira do Livro de Londres terá a sua primeira edição presencial em três anos. Um dos primeiros eventos a ser cancelado por conta da pandemia do coronavírus, este ano a feira perderá 20% do seu espaço de exposição, isso porque o Olympia London, local onde acontecerá o evento, está passando por uma remodelação que só deve terminar no próximo ano. Em entrevista ao Publishing Perspectives, Andy Ventris, diretor da feira, disse que o evento já está perto de esgotar os espaços de exposição, vendidos ainda em 2020. As editoras que pretendem comprar um espaço para este ano também contarão com os preços utilizados no início da pandemia. Depois de analisar a última edição presencial da Feira do Livro de Frankfurt – que apresentou uma edição menor, com menos programação e pavilhões –, Andy diz que levou a sério o feedback de quem esteve por lá para começar a construir essa edição da feira. “O que queremos fazer”, disse ele ao PP, “é colocar a ênfase de volta nas pessoas da indústria, nas histórias que eles contam e nas conversas que eles têm uns com os outros. Queremos tentar incentivar isso. A ideia é que a feira seja mais sobre os negócios e menos sobre a arquitetura da feira em si", explicou. Já o tradicional International Excellence Awards, que celebra os mercados globais e a inovação da atividade editorial fora do Reino Unido, encerra as inscrições nesta sexta (21). Este ano serão dez categorias: Editora do Ano, Editora de Audiolivros, Livraria do Ano, Editora Infantil e Young Adult, Inovação Educacional, Biblioteca do Ano, Iniciativa de Tradução Literária, Editor Acadêmico, Profissional de Direitos (categoria patrocinada pela Sharjah Book Authority) e Lifetime Achievement – já recebida por Luiz Schwarcz em 2017. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 17/01/2022

A leitura pode até ser um ato solitário, mas para os frequentadores de clubes de leitura, o barato é compartilhar impressões, trocar ideias e falar sobre o que está lendo. E, na pandemia, eles ganharam ainda mais força. Prova disso é que o Podcast do PublishNews já dedicou dois programas para falar sobre o assunto. O primeiro deles, gravado em agosto de 2021, tratou da relação dos clubes com as editoras. Depois, falamos sobre os clubes empreendidos pelas livrarias. E, como todo assunto tem vários pontos de vista, nesta semana trouxemos Taty Leite, idealizadora do Vá ler um Livro, ganhador do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. Ela encabeça o projeto Leituras Conjuntas, que tem lido clássicos da literatura brasileira em encontros virtuais. A iniciativa tem reunido centenas de pessoas interessadas em conhecer a fundo livros que fazem parte do cânone literário nacional. Neste mês de janeiro, com encontros ainda nos dias 19 e 26, por exemplo, ela está lendo A sucessora, de Carolina Nabuco. O primeiro encontro foi visto por 857 pessoas no YouTube. Os números são tímidos ao comparados com o primeiro dia da Leitura Conjunta de Macunaíma que amealha quase sete mil visualizações. Na conversa, ela falou sobre os bastidores do seu trabalho, como se prepara e cria materiais para as Leituras Conjuntas e também como viabiliza o projeto do ponto de vista financeiro. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube. Clique no Leia Mais para ouvir o programa.

PublishNews, Redação, 18/01/2022

O Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (Cerlalc) quer entender melhor sobre a inovação do setor editorial no seu território de atuação. Por isso, fechou parceria com o Proyecto451, da Argentina, para criar o Mapa dos Modelos de Negócios Inovadores do Setor Editorial na América Latina. O estudo busca identificar, dentro da região, projetos capazes de gerar um novo modelo como meio de subsistência. Para participar, o projeto precisa ter nascido nos países da América Latina, mesmo que já tenham se espalhado para outras regiões e continentes. Além disso, precisa estar ativo e com perspectiva de futuro e ainda ter demonstrado impacto concreto nos resultados da organização. A ideia é construir um mapa colaborativo destas iniciativas e publicá-lo no site do Cerlalc. Interessados em participar do mapa podem preencher este formulário.

 
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