São Paulo cancela compra de livros
PublishNews, Leonardo Neto, 15/06/2015
Chamada pública que escolheria obras de ficção e não ficção para alunos da rede estadual foi cancelada

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo oficializou o cancelamento da chamada pública/2013 para inscrição de obras de ficção e não-ficção no programa Estadual de Livros - Leituras na Escola. No documento expedido no último dia 10, a Secretaria informa que “havendo necessidade de se retomar esses programas, uma nova chamada pública será realizada”. Em comunicado a seus associados, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) lamentou o ocorrido e disse: “a indústria editorial sente o golpe neste momento, mas o País sentirá no longo prazo. As entidades do setor vão se posicionar, tanto pela defesa do segmento, quanto pelo nosso dever de cidadãos. Afinal, as crianças e jovens das escolas públicas estaduais não podem ser privados do acesso aos livros, tão essenciais à sua formação e à constituição de uma sociedade melhor informada e mais preparada para lidar com os desafios contemporâneos”. Pelas redes sociais, Luís Antonio Torelli, presidente da entidade, se manifestou: “cortar compra de livros que seriam distribuídos para escolas e bibliotecas em nome de crise é inadmissível. É justamente na crise que setores como educação e saúde precisam ser preservados. Lamentável”.

Para a Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), o cancelamento não foi exatamente uma novidade. “Em março do ano passado, tivemos uma reunião com o secretário de Educação para tratar desse programa”, comentou Beatriz Grellet, gerente executiva da entidade. Para ela, o silêncio desde então, já era um indicativo de que a Secretaria Estadual de Educação cancelaria o programa. Grellet ressalta que o corte oficializado agora foi feito pelo Governo paulista, mas observa ainda que as editoras já esperam um corte nos programas federais. “Não sabemos qual será o corte, mas é certo que haverá cortes nos programas federais”, lamentou.

O Leituras na Escola tinha como finalidade prover os títulos dos programas Sala de Leitura, Leitura do Professor e Apoio ao Saber, destinados às escolas de ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Procurada, via assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação não se manifestou até o fechamento desta edição.

[15/06/2015 00:00:00]