Com o objetivo de promover o trabalho de escritores vivos cuja obra, voltada para jovens e crianças e escrita em português ou espanhol, seja reconhecida, a Fundação SM promove anualmente, desde 2005, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em parceria com outras instituições educativas e culturais. Em sua 6ª edição, está com inscrições abertas até o dia 30 de junho. Confira o regulamento aqui
Os candidatos devem ser apresentados por uma instituição cultural ou educativa, associação ou grupo de pessoas relacionadas à literatura infantil e juvenil. Cada proponente pode inscrever apenas um candidato, mas o mesmo poderá ser inscrito por vários proponentes. Os finalistas serão anunciados em outubro e a entrega do prêmio, no valor de US$ 30 mil, ocorrerá na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.
A vencedora da quinta edição foi a escritora argentina María Teresa Andruetto, escolhida entre 35 candidatos de 13 países concorrentes. Segundo a comissão julgadora, o conjunto de sua obra literária mostra a busca do equilíbrio entre a linguagem narrativa e poética, diversidade de temas e gêneros literários, diferentes planos de leitura e tratamento inovador para gêneros tradicionais. Os ganhadores das edições anteriores foram o espanhol Juan Farias, a colombiana Gloria Cecilia Díaz, a espanhola Montserrat del Amo e o brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós.
Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil
O Prêmio foi criado em 2005 por ocasião do Ano Ibero-americano da Leitura. A Fundação SM promove o prêmio junto às organizações mais destacadas no âmbito cultural e educativo da Ibero-América, como o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Cerlalc), o International Board on Books for Young People (Ibby), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Escritório Regional de Educação para América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco-Orealc), com o apoio da Feria Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).