Consultor mostra futuro para além do livro
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 31/03/2010
Em sua palestra no 1º Congresso Internacional do Livro Digital, Jeff Gomez falou sobre o poder das narrativas transmedia

Para ser bem-sucedida na criação de novos produtos a partir de uma boa história, a editora deve pensar no conteúdo que está recebendo e ver se ele tem abrangência universal e ainda potencial para se transformar em alguma outra coisa. A dica é de Jeff Gomez, diretor da Starlight Entertainment e consultor na área de criatividade de grandes empresas como a Disney e a Coca-Cola. Livros ou filmes, não importa o que vem antes, são veículos restritos. Deles, podem ser gerados jogos de baralho ou de video game, sites, brinquedos e tudo o mais que você for capaz de imaginar. “Trata-se da extensão da marca que amplia o ciclo de vida e o faturamento do conteúdo criativo”, informa. Ele falou sobre narrativas transmedia nesta terça-feira no 1º Congresso Internacional do Livro Digital. “Devemos ter em mente que é a história o que conta para o sucesso de um produto”, diz. A parceria entre autor e editor é ponto de partida para a construção desse novo mundo – que deve ser rico, com passado, presente, futuro e diversos cenários, e a história deve ser divisível. “É um quebra-cabeça onde o público vai juntar as peças. E eles vão se tornar super fãs, ajudando, inclusive, a proteger sua propriedade”. Ele diz que o trabalho é difícil, mas as recompensas “podem ser incríveis”. E alertou: o conteúdo deve acrescentar – e não repetir.

[31/03/2010 00:00:00]