QUARTA-FEIRA, 10/7
18h30 – 20h30
Happy Hour Metabooks
QUINTA-FEIRA, 11/7
11h30 – 12h30
Mesa 1 – Audiolivros: Uma experiência alemã e o que falta pro Brasil viver esse boom?
Eric Bartoletti, business development manager da Bookwire, abre o debate apresentando um panorama do mercado alemão e, na sequência, representantes de plataformas brasileiras ou que já aportaram por aqui falam de suas experiências e planos para desenvolver esse mercado no País.
Mediação: Carlo Carrenho, PublishNews
14h – 15h
Mesa 2 – A hora e a vez dos ignorados: Como o mercado digital está chegando mais longe para alcançar os leitores esquecidos pelo mercado tradicional
Hoje, mais autores estão publicando, mais editoras estão se digitalizando, mais canais sendo atendidos e leitores com opções de leitura. Ferramentas digitais que promovem a democratização da publicação e da leitura, além da acessibilidades para leitores sensíveis e a diversidade da produção de conteúdo são temas da mesa que vai discutir como esses processos estão impactando a produção e os negócios no mercado.
Mediação: Bruno Mendes, #CoisadeLivreiro/PublishNews
15h – 16h
Mesa 3 – A agulha no palheiro – como os metadados podem ajudar, na prática, a encontrar o livro certo pra pessoa certa?
Só no Brasil, no ano passado, foram lançados mais de 14 mil novos livros. Isso dá quase 40 novos títulos por dia! Como encontrar o livro que você quer no meio desse mar infinito de informações? Duas palavras podem ajudar nisso: metadados e curadoria. Nessa mesa, as curadoras da última Bienal do Livro de São Paulo e do Clube de Assinaturas Taba e um bibliotecário vão falar como os metadados podem ajudar nesse trabalho de encontrar uma agulha no palheiro.
16h30 – 17h30
Mesa 4 – O sesc na formação de leitores
Medicação: André Argolo
18h – 18h30
Mesa 5 – 'Papo de Boteco' Tin-tin por bit-bit: o que o digital está fazendo pelo mercado editorial e o que não fez ainda
Mediação: Leonardo Neto, PublishNews
18h30 – 20h30
Happy Hour - '100 Nomes da edição no Brasil: Os editores que mudaram o rumo do mercado livreiro no país'
Leonardo Neto, Oficina Raquel e Catarse convidam para o lançamento da campanha de financiamento coletivo do livro 100 Nomes da edição no Brasil que vai perfilar editores que mudaram o rumo do mercado livreiro no país.
SEXTA-FEIRA, 12/7
10h30 – 11h30
Mesa 6 – Me publiquei, e agora?
Mediação: Maju Alves, PublishNews
11h30 – 12h30
Mesa 7 – 'Faces do sexual: as fronteiras entre inconsciente e gênero'
Organizado por Cossi e com a participação de vários profissionais, o livro reúne textos de vários autores que discorrem sobre a questão do gênero – justamente em um momento em que o tema suscita muita discussão – sob uma ótica multiforme.
Mediação: Editora Aller
13h30 – 15h
Mesa 8 – Os segredos da autopublicação
Quatro autores que foram pelo caminho da autopublicação expõem as suas experiências nessa modalidade que tem crescido no mercado brasileiro. Eles vão ter a chance de contar por que optaram por esse modelo; se o investimento valeu a pena e se o resultado atendeu as suas expectativas.
Mediação: Stephanie Winkler, Editora Labrador
15h – 16h
Mesa 9 – Livros que viajam: a internacionalização da literatura brasileira
Mediação: Leonardo Neto, PublishNews
16h30 – 17h30
Mesa 10 – Consignação e transparência
A atual crise que afeta duas grandes varejistas de livros no País fez a palavra consignação aparecer diversas vezes no noticiário do PublishNews nos últimos meses. Há defensores do modelo, que argumentam que ele permitiu o crescimento das grandes redes de livrarias no país, e há aqueles que apontam que o modelo é o grande vilão e responsável por levar o mercado à beira do abismo. Independe de qual seja a posição, há uma unanimidade: o modelo precisa de mais transparência. Mais do que apresentar os prós e os contras do modelo, a mesa quer debater mecanismos que garantam confiabilidade nas relações entre indústria e varejo.
Mediação: Bruno Mendes, #CoisaDeLivreiro/PublishNews
18h – 18h30
Mesa 11 – 'Papo de Boteco' O futuro arcaico do Brasil
Lançamento do livro Das terras bárbaras
Mediação: Isa Pessoa, Tordesilhas
18h30 – 20h30
Happy Hour de lançamento do livro 'Das terras bárbaras'
SÁBADO, 13/7
10h00 – 10h30
Mesa 12 – Café da manhã Pensamento
Durante um café da manhã oferecido pela Editora Pensamento, será discutido o atual cenário dos livros esotéricos.
10h30 – 11h30
Mesa 13 – Tirando a bola de cristal da gaveta: Para onde vai o mercado editorial? Parte 1
Nos últimos anos, editoras ganharam concorrentes de peso na disputa pelo tempo do leitor; as cadeias de grandes livrarias parecem colapsar (não só aqui, é bom que se ressalte) e os modelos de distribuição e comercialização de livros parecem esgotados e precisam ser revistos. Diante disso, a indústria global do livro vive um grande ponto de interrogação: o que será do nosso futuro? Buscando dar respostas a essas perguntas, a Casa PublishNews em Paraty resolveu realizar a mesa Tirando a bola de cristal da gaveta: para onde vai o mercado editorial?, que será dividida em dois momentos na manhã do sábado (13). Na primeira parte, que começa às 10h30, Luciana Melo (PublishNews) conduzirá um papo que reunirá três especialistas em vidência: José Barrichello (Podcast do PublishNews) apresentará o mapa astral da indústria brasileira, enquanto Camila Cabete (Kobo) e Diego de Oxóssi (Arole) vão ler o que o tarô e os búzios dizem sobre o futuro da indústria brasileira.
Mediação: Luciana Mello, PublishNews
11h30 – 12h0
Mesa 14 – Tirando a bola de cristal da gaveta: Para onde vai o mercado editorial? Parte 2
Na segunda parte da mesa, a partir das 11h30, Bruno Mendes (#coisadelivreiro / PublishNews), Camila Cabete (Kobo) e Mariana Rolier (Storytel) vão fazer análises de tendências que apontarão o caminho da indústria nos próximos anos. Bruno vai falar sobre como novas tecnologias de gestão poderão mudar o modelo de negócios tal qual conhecemos hoje; Camila vai falar sobre tendências digitais e Mariana sobre como o editor deve se reposicionar não como editor de livros, mas editor de conteúdos, independentemente do suporte que esse conteúdo vai ser disponibilizado ao público.
Mediação: Leonardo Neto, PublishNews
14h00 – 15h00
Mesa 15 – Podcast do PublishNews Ao vivo
Como já aconteceu no ano passado, o Podcast do PublishNews terá edições diárias gravadas diretamente da Casa PublishNews em Paraty e uma dessas edições será gravada com plateia. Isso mesmo, quem quiser participar da conversa basta chegar na Casa PublishNews (Rua Dr. Pereira, 396), no sábado às 14h. Presença confirmada da tradicional mesa do Podcast e um convidado especial que vamos escolher a dedo.
15h – 16h00
Mesa 16 – Lançamento do livro 'Outono'
Mediação: Talita Facchini, PublishNews
16h30 – 17h30
Mesa 17 – Estatística também é literatura: os números do mercado
Ismael Borges é gestor do Bookscan Brasil, ferramenta da Nielsen que monitora o varejo de livros no país, e Mariana Bueno é a economista responsável pela pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro realizada pela Fipe a pedido da Câmara Brasileira do Livro e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Nessa mesa, eles vão destrinchar os números por trás da indústria do livro no Brasil.
18h00 – 18h30
Mesa 18 – 'Papo de Boteco' 'Escute o que ela diz'
No sábado (13), às 18h, a Casa será palco ainda o lançamento do livro Escute o que ela diz (Primavera Editorial), de Joanne Lipman. O livro levanta a bandeira da igualdade de gêneros no ambiente de trabalho convidando mulheres e homens a falarem sobre o tema.
Mediação: Maju Alves, PublishNews
18h30 – 20h30
Happy Hour de lançamento do livro 'Escute o que ela diz'
* Programação sujeita a alteração
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?