Publicidade
Publicidade
Convidados | FLIP 2018

Conheça nossos convidados que irão participar das mesas na Casa PublishNews, cada um contribuindo com seus conhecimentos, experiências e histórias ligadas ao livro. Tudo isso para criar os melhores bate-papos de Paraty sobre o mercado editorial e suas tendências.


Andréa Kogan é pesquisadora do Núcleo de Estudos em Mística e Santidade (NEMES) da PUC-SP, no qual desenvolve pesquisas sobre judaísmo contemporâneo há 4 anos. Formada em Língua e Literatura Inglesa pela PUC-SP, é mestre em Turismo pela Unibero e doutora em Ciência da Religião pela PUC-SP, sob orientação de Luiz Felipe Pondé. É tradutora e proprietária da BK Idiomas, que presta serviços de tradução e revisão e oferece cursos de português e inglês sob medida.


Camila Cabete é carioca e pioneira na arte de lutar pelo livro digital no brasil. Formada em História foi editora de papel, mas logo "descambou" para o lado tecnológico, participando das primeiras startups de e-books no país e é atualmente a publisher relations manager da Kobo no Brasil. Camila é contra qualquer preconceito na vida, inclusive o literário e adora gatos. É colunista da PublishNews desde 2011.


Daniel Pinsky é fundador e diretor geral da Editora Labrador e sócio-diretor da Editora Contexto. Formado em administração pela FGV, tem MBA pela FIA e Mestrado pela FEA/USP. É especialista no mercado editorial de livros e seus modelos de negócio impressos e digitais.



Gisele Corrêa Ferreira é empresária, com formação acadêmica em Relações Públicas e Administração. Fundou há 29 anos a GSC Eventos Especiais, produtora cultural que realiza alguns dos mais importantes eventos culturais, científicos e empresariais em Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, Brasil. Lançou há 13 anos o Flipoços – Festival Literário de Poços de Caldas como realizadora e curadora. O Flipoços juntamente com a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são considerados hoje um dos mais importantes festivais literários do Brasil e de reconhecimento internacional.


Henrique Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro em 1975. Formou-se em Letras pela UERJ, cursou especialização em Jornalismo Cultural, também na UERJ, mestrado e doutorado em Literatura na PUC-Rio. Trabalha no Sesc Nacional, como assessor técnico em literatura, coordenando projetos de incentivo à leitura e circulação de manifestações literárias. De frente para trás, já foi coordenador pedagógico do programa Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, superintendente pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, pesquisador da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio, professor de literatura, balconista de videolocadora e atendente de lanchonete. É autor do livro de poemas A musa diluída (Record, 2006), Versos para um Rio Antigo (infantil, Pinakotheke, 2007), Machado de Assis: o Rio de Janeiro de seus personagens (juvenil, Pinakotheke, 2008), O segredo da gravata mágicae O segredo da bolsa mágica (infantil, ambos pela Memória Visual, 2009) e do romance O próximo da fila (Record, 2015), entre outros. É um dos coordenadores do Prêmio Sesc de Literatura.


José Castilho Marques Neto, Doutor em Filosofia e professor aposentado da FCL-Unesp, dirigiu a Editora Unesp por 27 anos, foi presidente da Abeu e da Eulac em três mandatos. Foi diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo e Secretário Executivo do PNLL (MinC e MEC) de 2006-2011 e 2013-2016. É consultor do Cerlalc para políticas públicas de leitura e sócio proprietário da JCastilho – Gestão & Projetos – Livro-Leitura-Bibliotecas.


Julio Silveira é editor, formado em Administração, com extensão em Economia da Cultura. Foi cofundador da Casa da Palavra em 1996, gerente editorial da Agir/Nova Fronteira e publisher da Thomas Nelson. Desde julho de 2011, vem se dedicando à Ímã Editorial, explorando novos modelos de publicação propiciados pelo digital. Entre seus livros publicados estão os títulos: 10 livros que abalaram meu mundo e Paixão pelos livros (Casa da Palavra), O futuro do livro (Olhares, 2007) e LivroLivre (Ímã). Coordena o fórum Autor 2.0, onde escritores e editores investigam as oportunidades e os riscos da publicação pós-digital.


Luciana Villas-Boas foi co-fundadora da Villas-Boas & Moss Agência Literária em 2012, visando à representação dos direitos literários de obras de autores brasileiros para o mercado editorial no Brasil, para traduções e para o audiovisual. Desde então já celebrou mais de 500 contratos de publicação e de adaptação cinematográfica e teatral. A agência atua também como representante de catálogos de editoras e agências internacionais para o Brasil. Antes da VB&M, foi diretora editorial do Grupo Record e, até 1995, jornalista no Jornal do Brasil, Veja, TV-Globo e BBC-Serviços Externos.


Lucia Riff fundou a Agência Riff em 1991. Desde então vem representando excelentes escritores brasileiros – no Brasil e no exterior, além de um notável grupo de agências literárias e editoras de todo o mundo para o mercado de língua portuguesa. Os RiffsLucia, Laura e João Paulo – e a equipe da Agência trabalham no Rio de Janeiro. Lucia trabalha com direitos autorais desde 1983.


Luís Torelli é presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) – biênio 2017 – 2019, desde 2011 integra a diretoria da entidade. Graduado em Administração de Empresas, atua no mercado editorial desde 1982. Em 2003 iniciou as atividades da Trilha Educacional Editora, onde ocupa o cargo de diretor geral. Foi presidente por duas gestões da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). Exerceu a função de membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), órgãos do Ministério da Cultura (MINC), na área de Livro, Leitura e Literatura. Em 2017, também foi eleito presidente do Instituto Pró-Livro (IPL).


Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes é graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM, pós graduado em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, começou a atuar no mercado editorial em 2003 quando ingressou na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo onde foi responsável pela área de Marketing até 2011. Em 2012 integrou a equipe da Câmara Brasileira do Livro – CBL - assumindo a Gerência de Projetos Institucionais, responsável pelas homenagens ao Brasil nas feiras internacionais do livro de Frankfurt em 2013, Bolonha em 2014 e Paris em 2015. Em 2014 também foi o Gerente Executivo da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Em 2015 assume a Gerência de Relações Internacionais da CBL, responsável pelo Brazilian Publishers, parceria entre a Câmara Brasileira do Livro e Apex-Brasil.


Luiz Eduardo Bueno de Andrade Celidonio é administrador de empresas e aviador. Em Mulheres que voam, sua primeira aventura literária, uniu suas duas paixões: o universo da aviação e as mulheres que ajudaram a construir o mundo e que, muitas vezes, passam despercebidas pelos livros de história.


Cineasta premiado, Marcos DeBrito vem sendo considerado a grande renovação na produção de filmes de suspense e terror no Brasil. Começou a escrever histórias que lhe vinham à cabeça apenas para lidar com seus próprios medos, na esperança de esconjurar seus demônios e calar as vozes que não o deixavam em paz. O destaque de sua produção está na crueza como retrata as diferentes faces do mal, mas não é apenas isso. Todas as suas histórias contêm elementos de mistério e surpresas que desafiam o público a desvendar a mente dos personagens. Diretor, roteirista e escritor, O Retorno à Casa dos Pesadelos é seu livro publicado. Condado Macabro, seu primeiro longa-metragem, foi lançado nas salas comerciais em 2015 após carreira premiada em festivais e, em 2018, deverá estrear comercialmente o filme Histórias Estranhas, no qual Marcos é diretor e roteirista do segmento Apóstolos.


Marília Passos nasceu em Campinas, mas sempre quis viver perto do mar. Com dezoito anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou Teatro e Dança e trabalhou como atriz e videomaker. Em 2014 lançou Azul e Sombra, seu primeiro romance. Mora no Rio de Janeiro com o marido e os dois filhos.



Todos os artistas amam amar, sentem a dor, inspiram pra ser livres, falam da dificuldade, do medo, da solidão. O que difere é aquele grão íntimo que subsiste no vazio, aquele jeito único de doer, aquela necessidade de compartilhar a experiência, a moral de contar o que vê, a não mentira, fiel não ao apego à palavra, mas sim à vivência, à capacidade de amar o outro e de se apaixonar apesar da fraqueza e da falta, de viver o instante prolongado e compartilhar para que os outros possam crescer e se identificar.”

É assim que Merav Bender de Safdié, autora nascida em Tel Aviv em 1968, descreve o artista e o fazer artístico. É assim que ela, que compõe prosa e poesia desde os 8 anos de idade, se define como escritora e poeta. Formada em Relações Internacionais pela Universidade de Genebra, casada e mãe de três filhos, a autora mora em São Paulo há vinte anos.


Marifé Boix García é vice-presidente de Business Development para Europa e América Latina da Feira do Livro de Frankfurt. Maior feira mercado editorial do mundo, o evento reúne todos os anos cerca de 7.300 expositores de mais de 100 countries, cerca de 275 mil visitantes e mais de 4 mil eventos. Além disso, aproximadamente 10 mil jornalistas cobrem os cinco dias do maior encontro anual do mercado global de livros.


Pedro Almeida é jornalista e professor de literatura, com curso de Marketing pela Universidade de Berkeley. Autor de diversos livros, dentre eles alguns ligados aos animais, uma de suas paixões, trabalha no mercado editorial há 20 anos. Foi publisher em editoras como Ediouro, Novo Conceito, LeYa e Lafonte. Atualmente inicia uma nova etapa de sua carreira, lançando a própria editora: Faro Editorial.


Raíssa Pena é jornalista, designer gráfica e líder de Publicações do Catarse. Já atuou como repórter, editora, assessora de imprensa e gestora de redes sociais. Co-autora do livro Casa e Chão, sobre arquitetura de Belo Horizonte, financiado em 2016 pelo Catarse.



Ricardo Costa é CEO da Metabooks Brasil. Antes disso atuou como Representante da Feira do Livro de Frankfurt para a América do Sul. Iniciou seus atuais 25 anos de mercado editorial como diretor editorial e de marketing, prestou consultoria em planejamento de negócios para editoras e foi diretor do PublishNews por mais de seis anos. Formado em Análise de Sistemas e com especialização em Publishing, entrou para o mundo do entretenimento e cultura como gerente de produto na HBO Brasil.


Ricardo Garrido é Gerente-Geral de Aquisição de Conteúdo para Kindle da Amazon.com.br. É responsável pelo relacionamento com editoras e também pelo Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de autopublicação da Amazon. Trabalhou durante 15 anos no Grupo Abril, onde foi co-fundador do iba.com.br e atuou como Diretor de Operações. É engenheiro formado pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), além de ter concluído cursos de Educação Executiva na Harvard Business School e na Sloan School of Management (MIT). É apaixonado por literatura e cinema, e tem como autores favoritos F. Scott Fitzgerald, Rubem Fonseca e Jonathan Coe.


Sandra Espilotro é bacharel e mestre pela Universidade de São Paulo; foi diretora da Globo Livros e diretora editorial da Ediouro Publicações. Atualmente é consultora, coaching e editora da e-galáxia, empresa digital pioneira na publicação de livros exclusivamente digitais. É membro do Conselho Curador do Prêmio São Paulo de Literatura de 2017. Também ministra cursos sobre edição de livros, além de ser professora regular no curso MBA Book Publishing.


Sérgio Viana começou sua carreira na RR Donnlley como trainee comercial em 1996. Já ocupou diversos cargos, como consultor comercial, gerente de conta, gerente de negócios e há um ano, atual como diretor comercial.




Silvia Rebello é criadora e diretora da BR75 texto | design | produção, Silvia é editora de livros e doutora em Linguística pela PUC-Rio. Há mais de 15 anos dedica-se ao gerenciamento de projetos com foco nos mercados editorial e de comunicação. Passou por editoras de médio e grande porte, e foi gerente editorial da Singular, braço digital do grupo Ediouro.



Sintia Mattar é sócia-diretora da Trevisan | Mattar Consultoria em Direito Autoral, que assessora e presta serviços a editoras e outras empresas da indústria criativa, é especializada em Copyrights pela Harvard Law School, em Direito Autoral pela Associação Paulista de Direito Autoral-ASPI, e graduada em Administração de Empresas pela UnG-Universidade de Guarulhos. Participa de estudos ligados a propriedade intelectual desde 1995 e conta com mais de 20 anos de atuação no segmento editorial tendo gerenciado as áreas de direitos autorais em empresas como Abril Educação (Ática & Scipione), Edições SM e Cosac Naify. Foi membro do Comitê Gestor do Projeto Brazilian Publishers e participa dos mais importantes eventos literários nacionais e internacionais, tais como Bienal do Livro, FLIP, Frankfurt e Bologna Book Fairs. Foi responsável pela disciplina Noções gerais de Direitos Autorais e Contratos no MBA em Publishing e no Curso de Formação do Editor, promovidos pela Casa Educação. A partir de Janeiro de 2018, tornou-se professora exclusiva da LabPub.


Volnei Canônica é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela Universidade de Caxias do Sul, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É diretor do Centro de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, o Livro Meu. Também foi jurado de vários prêmios literários.


Walter Ghelfi, 73 anos, nasceu em São Paulo. É formado em Administração de Empresas e fez carreira profissional como publicitário. Trabalhou nas agências J. Walter Thompson e McCann Erickson, entre outras. Em suas atividades, relacionou-se com empresas como Unilever, Nestlé, Kellogg, Kodak, Alpargatas e Natura. Sempre gostou de escrever, e foi da vontade de registrar as paixões políticas em voga na sua juventude que nasceu Como nas manhãs de sol, seu primeiro livro. Ainda que hoje revelem-se até certo ponto ingênuas, tais paixões assaltavam as consciências e sequestravam a capacidade de enxergar o mundo em sua pluralidade. Um alerta para os que, nos dias atuais, parecem saudosos daqueles tempos sombrios.

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

O que nos une não é só a língua. Pois a língua é tudo.
Barbara Bulhosa
Editora da Tinta da China

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar