Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 28/08/2025
A autobiografia de Preta Gil é uma estreia da Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais publicada nesta quinta-feira (28). A relação, divulgada mensalmente, contabiliza vendas em livrarias e outras varejistas – a de hoje faz referência ao período de 14 de julho a 10 de agosto de 2025. A cantora, atriz e empreendedora morreu no último dia 20 de julho, dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino. Em Preta Gil: os primeiros 50 (Globo Livros), publicado em agosto de 2024, Preta conta a sua trajetória de vida, desde a infância em meio a familiares e amigos ilustres, passando pelas descobertas da adolescência, até a vida adulta. Nesta semana, o PN iniciou a publicação de sua nova Lista de Mais Vendidos geral, também em parceria com a Nielsen. São duas listagens diferentes. A divulgada nesta quinta-feira (28) conta apenas com livros de autores brasileiros, separados em duas categorias: Ficção e Não ficção, e vem sendo publicada desde 2015. A primeira Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos foi divulgada na segunda (25) e contabilizou as vendas entre os dias 11 e 17 de agosto. Ambas as listas são realizadas a partir da solução BookScan, que monitora as vendas de livros no varejo brasileiro e também dá origem ao Painel do Varejo de Livros. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 27/08/2025
O cachorro caramelo simbolizando a mais pura resistência, a vida periférica contada através de tragédias e comédias e a poesia que busca novo fôlego na mitologia grega. Estes enredos consagraram os três livros vencedores da edição 2025 do Prêmio Sesc de Literatura, cujo resultado foi anunciado nesta quinta-feira (28). Entre 2.451 inscrições (684 romances, 599 coletâneas de contos e 1.168 originais de poesia), despontaram o paulista Marcus Groza, vencedor da categoria Romance; o baiano Abáz, escolhido na categoria Conto, e o mineiro Leonardo Piana, que levou prêmio na categoria Poesia. Os três são estreantes nas suas categorias, mas já afinados na arte de narrar. Cada vencedor receberá R$ 30 mil e terá a sua obra publicada pela Editora Senac Rio, com distribuição em livrarias físicas, digitais, escolas e bibliotecas do Sesc em todo o Brasil. Além disso, os três participarão de eventos literários promovidos pela instituição ao longo de 2026. Um dos concursos literários mais tradicionais do país, o Prêmio Sesc de Literatura nasceu em 2003 e já revelou nomes destacados da ficção no país, como os recentes Bethânia Pires Amaro e Airton Souza, mais Luisa Geisler e Tobias Carvalho, e muitos outros.
PublishNews, Redação, 28/08/2025
A 4ª edição do Festival Caju de Leitores vai ocorrer de 2 a 5 de setembro de 2025, na Oca Tururim, situada no Centro Cultural Indígena Pataxó da Aldeia Xandó, Território Indígena Barra Velha, vizinha da Vila de Caraíva, em Porto Seguro (BA). Com o tema "A Voz da Terra", o festival, considerado o primeiro de literatura indígena do Brasil, entra para o calendário oficial de Porto Seguro (BA). O evento contará com uma programação cultural, incluindo contação de histórias, apresentações artísticas, varal literário, feira de livros, rodas de conversa com escritores, contadores de histórias, lideranças indígenas, artistas da comunidade e pesquisadores da literatura indígena de diferentes regiões do país. O escritor Sairi Pataxó, liderança do povo Pataxó, será o anfitrião das personalidades indígenas convidadas pelos curadores Trudruá Macuxi, escritora, pesquisadora e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS, e Edson Kayapó, escritor, historiador, pesquisador e doutor em Educação pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Entre os convidados desta edição estão autores, educadores, lideranças e pensadores indígenas como Auritha Tabajara, Ajurú Pataxó, Aline Kayapó, Gabriela Rodella, Liça Pataxoop, Lucia Tucuju, Marcos Terena, Nitxinawã Pataxó, Thaiz Pataxó, Thyrry Yatsô, Vãngri Kaingang e Yamalui Kuikuro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Camila Cabete, 28/08/2025
Todo e qualquer curso de AI já nasce defasado. Atrasadíssimo. A velocidade de atualização das plataformas e ferramentas é simplesmente insana. Um ser humano old school, de carne, osso, boletos e uma vida social minimamente ativa, não dá conta de acompanhar tudo o que surge. Todo dia (caso você acompanhe publicações especializadas) aparecem centenas de novas ferramentas prometendo resolver o famoso trabalho pinga-pinga, as planilhas infinitas, as revisões mecânicas... e por aí vai. É desesperador para qualquer geração X ou millennial. A sensação de estar sendo deixado para trás é concreta, dolorosa — e, sim, digna de ansiolítico. A não ser que você abrace o caos. Sim, o bom e velho “tá no inferno, abraça o capeta” (perdão aos mais religiosos, mas esse ditado me parece perfeito para os tempos atuais). Abraçar o caos aqui é se informar. É buscar o mínimo letramento no assunto pra conseguir, humanamente, acompanhar o que aparece de novo TODO SANTO DIA. E é exatamente por isso que eu acho que vale a pena fazer um curso — mesmo que ele já esteja defasado no segundo dia. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.
PublishNews, redação, 28/08/2025
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará um evento que tem tudo a ver com o principal homenageado: o escritor Dalton Trevisan (1925-2024), conhecido como "o vampiro de Curitiba", por causa do livro homônimo que publicou e do ar de mistério que cercava a sua figura. Trevisan nomeará uma sala do prédio histórico da UFPR e a inauguração do espaço será durante o evento ' Curitiba Noir', um encontro gratuito e aberto a toda comunidade para difundir o gênero noir presente na literatura e no cinema. Entre os dias 1 e 6 de setembro, uma programação recheada, com oficinas e rodas de conversa com autores nacionais e especialistas em literatura em cinema ocupará a Sala Dalton Trevisan, na Reitoria da UFPR (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro), e também a Sala Valêncio Xavier, no Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Curitiba / PR), que transmitirá os filmes noir escalados.
PublishNews, Redação, 28/08/2025
O Prêmio Candango de Literatura divulgou a lista de classificados em sua 2ª edição, com 2.080 incrições válidas. Deste total, 168 são livros independentes e 1.853 publicados obras que saíram por editoras e disputam o troféu nas seguintes categorias: capa (300), incentivo à leitura (60), livro de contos (310), livro de poesia (718), Prêmio Brasília (80), projeto Gráfico (117) e romance (495). Os finalistas, dez de cada uma das categorias, serão anunciados no dia 1º de outubro. Veja quem está classificado no site oficial deles. Um total de R$ 195 mil serão distribuídos entre sete categorias, organizadas em três eixos. A cerimônia de premiação está prevista para ser realizada no dia 31 de outubro, na Sala Martins Pena, dentro do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. A curadoria da edição é assinada por João Anzanello Carrascoza, autor premiado e referência na literatura brasileira contemporânea
PublishNews, Redação, 28/08/2025
O Texto Encarnado começa nesta quinta (28), com o espetáculo 'Agda', nome de um conto homônimo de Hilda Hilst, publicado no livro Kadosh (Globo Livros, 1973). Estrelada por Gisele Petty, a peça acompanha a trajetória de um corpo feminino livre e integrado à natureza. A atriz alterna estados de presença e múltiplas vozes, dando forma à potência poética da autora. Depois da apresentação de estreia, no Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio - São Paulo / SP), haverá bate-papo sobre o processo criativo. Até dezembro e com o objetivo de explorar as relações entre literatura e música, artes cênicas e visuais, o projeto oferecerá à plateia uma série de espetáculos, performances, leituras públicas e conversas com artistas e pesquisadores, investigando como o texto pode se integrar a outras linguagens de forma simbiótica. Entre os destaques da programação estão 'Aquenda', performance poética da cantora, compositora e poeta Luna Vitrolira, baseada em seu livro homônimo finalista do Prêmio Jabuti 2018, com direção musical do pianista e compositor Amaro Freitas. Leia Mais para ver a programação completa.
PublishNews, Redação, 28/08/2025
O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre as novidades programadas para o período, estão o novo romance de Itamar Vieira Junior, Coração sem medo (Todavia), o infantil O lago Pri Pri (Companhia das Letrinhas), de Trudruá Dorrico, e Histórias de uma garota malcomportada (Fósforo), de Nettie Jones, entre outros. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.
|
“O mundo é um belo livro, mas com pouca utilidade para quem não sabe ler.”
Dramaturgo italiano
(1707-1793)
1.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
2.
|
Engenharia do lucro
|
3.
|
A saúde do coração na era da alta performance
|
4.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
5.
|
Entre o ego e o sagrado
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
7.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
8.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
9.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
10.
|
Educação da tristeza
|
|
|
PublishNews, Redação, 28/08/2025
Um dos personagens mais queridos da literatura brasileira ganha agora uma nova forma de chegar aos leitores. O Box trilogia Meu pé de laranja lima (Melhoramentos, 664 pp, R$ 155) reúne com os três romances que compõem a trajetória completa de Zezé, da obra de José Mauro de Vasconcelos. A coleção reúne, pela primeira vez, os livros O meu pé de laranja lima (1968), Vamos aquecer o sol (1974) e Doidão (1963), revelando ao grande público que a história de Zezé vai muito além da infância retratada no primeiro volume. Cada volume tem aparatos assinados pelo escritor e tradutor Luiz Antonio Aguiar, que contextualiza as obras e oferece notas explicativas para enriquecer a leitura. O movimento da Editora Melhoramentos faz parte de uma estratégia editorial de valorização de seu catálogo e do legado de autores que marcaram gerações. A trilogia de Zezé reforça o poder da literatura em articular temas como infância, desigualdade, afeto, resiliência e o papel da cultura como instrumento de sobrevivência.
PublishNews, Redação, 28/08/2025
No ritmo pulsante do Maracatu, uma menina se transforma em Faísca para brincar num cortejo vibrante, cheio de ritmo e tradição. Labareda (Leiturinha, 48 pp, R$ 49,90), de Gabriela Romeu e Bruna Lubambo, é uma história poética sobre identidade, pertencimento e a magia da festa popular brasileira. O livro apresenta a rica tradição do Maracatu, uma manifestação cultural do Nordeste do Brasil, com seus personagens, ritmos e cores vibrantes, além de proporcionar uma experiência de aprendizado e valorização da cultura popular brasileira. A história aborda temas como identidade, pertencimento e a busca por um lugar no mundo.
PublishNews, Redação, 28/08/2025
Listado pela National Education Association como um dos 100 melhores livros infantis recomendados por professores nos EUA, O pote vazio (Reco-Reco, 32 pp, R$ 54,90 – Trad.: Marina Vargas), de Demi, ensina os mais novos e lembra os mais velhos que a honestidade é sempre o melhor caminho. Há muitos e muitos anos, na China, havia um menino chamado Ping. Ele amava flores e tudo o que ele plantava florescia. O imperador chinês também amava flores e precisava escolher seu sucesso. Um dia, ele decidiu propor um desafio. Entregou uma semente para cada criança do reino e fez um anúncio: quem trouxer a flor mais bonita dentro de um ano vai ser o herdeiro e futuro imperador! Com ilustrações delicadas e um texto encantador, O pote vazio é uma história sobre coragem e honestidade. Uma leitura essencial para crianças e adultos, que nos lembra que o verdadeiro valor não está apenas no sucesso, mas na retidão de nossas escolhas. Demi escreveu e ilustrou mais de 300 livros infantis e recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Christopher Award e o Middle East Book Award.
PublishNews, Redação, 27/08/2025
Enquanto a avó fica sentada em uma poltrona com o olhar distante, o neto tenta chamar sua atenção. Planta bananeira, faz mágica, sopra apito. Ele sente falta das suas brincadeiras e dos seus abraços, de ouvir suas histórias e sua risada. O que se passa na cabeça da vovó? Por que tudo está diferente? Em Vovó, fica comigo? (Brinque-Book, 48 pp, R$ 64,90), de Iêda Carvalhal e Fran Matsumoto, a narrativa textual nos apresenta a perspectiva do neto buscando compreender o que está acontecendo com a avó. Já a narrativa visual nos conta da relação dos dois no passado e nos revela o que ocorre na mente dela naquele momento. Ali temos um mundo colorido, cheio de possibilidades e aventuras, que ambos podem e vão experienciar juntos. Sob o olhar de um menino, a obra trata, com naturalidade e leveza, do envelhecimento, da perda de memória, de consciência, e de seu impacto em nossas relações, mostrando que o afeto e as vivências de avó e neto nunca se perdem, apenas se transformam. Indicado para leitores a partir de 6 anos.
|
|
|