Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Beatriz Sardinha, 18/06/2025
O Espaço Rebentos é uma das principais novidades da edição d'A Feira do Livro deste ano. A área dedicada ao público infantojuvenil tem sido um dos espaços protagonistas ao longo dos dias da programação. Durante a semana, em que o evento recebe menos visitantes do que nos dias de fim de semana e feriados, o Espaço chama ainda mais atenção como um dos estandes mais movimentados por conta das excursões escolares. A programação do espaço compartilha a agenda com o restante da programação oficial, que, na terça (17), destacou a vivência e a escrita de escritoras mulheres. Neste mesmo dia, A Feira do Livro também foi incluída no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, agora em lei sancionada. No quarto dia, todos os painéis do Palco Petrobrás – o principal da Feira – tiveram como foco discussões entre autoras mulheres. O painel das 15h30 teve como objetivo destacar uma "nova geração" de escritoras, com Andressa Marques e Lavínia Rocha abordando o tema da construção e da desconstrução de imagens na literatura. Lavínia compartilhou sobre a experiência de leitura do livro O que você pensa quando falo África? (Yellowfante), que simula o exercício realizado por ela em sala de aula com seus alunos do ensino do ensino básico. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 18/06/2025
O Ministério da Cultura e o Ministério da Educação anunciaram a nova composição dos órgãos que integram o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) para o biênio 2025–2027. Entre os representantes nomeados do setor editorial, estão Sevani Matos, Hubert Alquéres, Luís Antonio Torelli, Lizandra Magon, Mara Cortez e Larissa Kouzmin-Korovaef. A Portaria Interministerial MINC/MEC nº 6, de 10 de junho de 2025, designa os membros do Conselho Diretivo, da Coordenação Executiva e do Conselho Consultivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Ainda nesta semana, o Ministério da Cultura deve anunciar novos desdobramentos para o PNLL, incluindo um evento aberto ao público durante a Bienal do Livro Rio. “O PNLL é uma política pública estratégica para ampliar o acesso ao livro e à leitura em todas as regiões do país. É fundamental para democratizar o acesso ao livro e à leitura, incentivar a formação de mediadores, como professores e bibliotecários, valorizar o livro e a leitura na sociedade e apoiar a cadeia produtiva do livro. A participação da sociedade civil nesse processo é fundamental para garantir que as ações estejam conectadas com as realidades e demandas da educação brasileira”, afirma Sevani Matos. Clique no Leia mais para ver a formação dos órgãos.
PublishNews, Luciano Monteiro, 18/06/2025
Um dos motores dos avanços em ESG — a sigla que denomina o conjunto de ações ambientais, sociais e de governança — é a crescente conscientização sobre os temas mais urgentes da agenda da sustentabilidade. O outro grande impulsionador é a pressão exercida pela legislação. Em um futuro não muito distante, empresas sediadas no Brasil e na América Latina poderão ser levadas a cumprir novas obrigações, à medida que normativas e marcos legais voltados à sustentabilidade avancem nas casas legislativas. Essas tendências vêm formando movimentos que forçam mudanças. Foi o que ocorreu, por exemplo, com a implantação das leis de proteção de dados em todo o mundo, que estabeleceu um novo padrão para o tratamento de eventuais problemas decorrentes de falhas de segurança ou ataques a bases de dados. Em muitos países, já se observam tendências de ampliação da obrigatoriedade de relatórios ESG para mais setores da economia. Esses relatórios consolidam informações sobre os esforços das empresas em temas como medição da pegada de carbono, métricas de consumo e compromissos de redução, entre outros pontos. Antes restrita ao setor financeiro, a obrigatoriedade dessas informações já alcança diversos setores e empresas de diferentes portes. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.
PublishNews, Studio PN, 18/06/2025
Um dos nomes mais comentados da literatura contemporânea nacional, Zoe X vem quebrando barreiras e conquistando leitores por onde passa. Com quase uma década de carreira e já consolidada como um dos grandes nomes do dark romance brasileiro, a autora iniciou 2025 com a estreia de seu primeiro livro no mercado editorial tradicional. Lançado pela Faro Editorial, Amor profano é um sucesso e já está com a segunda tiragem confirmada para o segundo semestre. A obra liderou as vendas na Amazon durante a pré-venda e também figura entre as três obras mais vendidas da rede de livrarias Leitura, comprovando a força da autora tanto no digital quanto nas prateleiras físicas. Mas o sucesso de Zoe X não começou agora. Desde 2018, seu nome é presença frequente nas listas de mais vendidos da Amazon, chegando por diversas vezes ao primeiro lugar no ranking da loja Kindle. Em 2017, antes mesmo de sua estreia oficial, venceu o prêmio Wattys com uma distopia e, no ano seguinte, publicou o primeiro volume da série Dark Hand, que a consagrou de vez como referência no gênero. Nos eventos literários, o impacto é igualmente notável. Na Bienal do Livro de São Paulo em 2022, a autora autografou por mais de 10 horas ininterruptas, abraçando cada leitor que enfrentou as longas filas. “Quando comecei a escrever, nem existia o termo dark romance no Brasil. No começo, era tudo muito novo, e eu precisei aprender tudo para poder fazer meu trabalho chegar a mais pessoas. Ver tanta gente se apaixonando pelas minhas histórias, com personagens complexos e cheios de cicatrizes, foi um dos maiores presentes da minha vida”, compartilha. *Este artigo é um publieditorial do Studio PN. Clique no Leia mais para ver a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 18/06/2025
O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana temos duas novidades. O livro Para conhecer o Brasil em tempos de cólera (Literalux) oferece uma reflexão crítica e política sobre a situação do Brasil em um contexto social, econômico e cultural. O autor Cleber Gomes constroi uma poética que mistura tempos e temas históricos e contemporâneos, sobre um país que evoluiu pouco em assuntos caros a sociedade. Já As aventuras de Daniel: não tenha medo de si mesmo (Ases da Literatura) é uma história que apresenta ao leitor o protagonista Daniel, um menino esperto e inteligente que se destaca em sua escola como o "rei das travessuras". Com brincadeiras, histórias fantasiosas e piadas nem sempre tão legais, ele busca a aceitação dos amigos, mas seu modo de se relacionar nem sempre é bem aceito por eles. Em consequência de suas atitudes, Daniel perde a confiança de seus amigos, o que o deixa muito triste. No entanto, através do apoio dos pais e da escola, o garoto conhecerá uma pessoa especial que o ajudará a enfrentar esses desafios e aprender sobre autoconfiança, respeito e honestidade. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 18/06/2025
A partir do programa De mão em mão, a Prefeitura de São Paulo distribui gratuitamente cerca de 10 mil livro durante a 4ª edição d'A Feira do Livro, na Praça Charles Miller, no Pacaembu, que acontece até domingo (22). Entre os livros distribuídos estão O alienista, de Machado de Assis, e o livro infantil Um senhor muito velho com umas asas enormes, de Gabriel García Márquez, disponíveis no estande da Secretaria de Cultura e Economia Criativa durante o evento. Lançado em dezembro de 2011, o projeto De mão em mão distribui livros com o objetivo de incentivar o hábito da leitura. Cada pessoa pode retirar um único exemplar. O programa é inspirado na iniciativa Libros al viento, iniciada em 2004 em Bogotá, na Colômbia. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 18/06/2025
O Radar de Licitações – seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais – compartilha mais dois editais que visam a contratação de empresas especializadas. O primeiro refere-se à aquisição de material bibliográfico (livros em geral), tem pregão marcado para o dia 27 de junho e valor superior a R$ 700 mil. Já o segundo trata da aquisição de livros didáticos para o ensino fundamental e está com disputa marcada para o dia 30 de junho, e seu montante é de aproximadamente R$ 500 mil. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.
PublishNews, Redação, 18/06/2025
Nesta quarta-feira (18), o Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Rio de Janeiro / RJ) inaugura o programa Leitura Expandida, iniciativa dedicada ao pensamento crítico e ao necessário hábito da leitura, no ano em que o Rio de Janeiro é nomeado como Capital Mundial do Livro. A série propõe encontros entre autores, ideias e públicos, conectando a literatura a temas urgentes do nosso tempo. Em parceria com a editora Ubu, o museu convida para o encontro Leitura Expandida: Estrada para lugar nenhum, uma conversa entre o autor Paris Marx e o pesquisador David Nemer. A partir de seu livro Estrada para lugar nenhum (Ubu), Marx desafia as visões utópicas do Vale do Silício sobre o futuro do transporte, expondo os limites e contradições de promessas como os carros autônomos, os aplicativos de mobilidade e os veículos elétricos como solução universal. Em contraste com essas ilusões tecnológicas, o autor propõe repensar a mobilidade como chave para reimaginar nossas cidades de forma coletiva, democrática e voltada à qualidade de vida. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
|
“Com meus livros promovo investigações literárias, não necessariamente para achar culpados.”
1.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
2.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
3.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
4.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
5.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
6.
|
Excelência
|
7.
|
O homem que comprou o tempo
|
8.
|
Café com Deus Pai 2025
|
9.
|
CapyVibes
|
10.
|
Mais esperto que o diabo
|
|
|
PublishNews, Redação, 18/06/2025
A Motiva, empresa de infraestrutura de mobilidade, e a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) estão anunciando o primeiro concurso de contos da Casa Flip+Motiva. Com inscrições abertas até o dia 30 de junho, o concurso busca incentivar o surgimento de novas vozes e despertar o interesse pela escrita e pela leitura, incentivando a construção de uma sociedade mais informada, engajada e criativa, capaz de criar soluções inovadoras para os desafios do dia a dia. A iniciativa faz parte do rol de ações da Motiva na 23ª edição da Flip, que pelo terceiro ano consecutivo é uma das principais patrocinadoras da festa por meio de seu Instituto. Os dois vencedores do concurso ganharão uma viagem para Paraty para a Flip onde terão a oportunidade de ler seus contos vitoriosos na Casa Flip+Motiva, que faz parte da rede de Casas Parceiras da 23ª edição da Festa, e promove gratuitamente debates sobre temas da contemporaneidade com diferentes autores convidados. Os vencedores acompanharão a festa com todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação pagas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 18/06/2025
Em Inteligência artificial: Entre o fascínio e o medo (Contexto, 288 pp, R$ 75), o professor Paulo Roberto Córdova (IFSC) – pesquisador e especialista em IA há mais de 20 anos – traz reflexões e respostas sobre a tecnologia que já está transformando o mundo. No livro, Córdova apresenta um panorama geral da IA até agora, e encara problemáticas relacionadas a ela, como os vieses, a reprodução de preconceitos e as questões de ética atreladas. Devemos temer a IA? Estamos próximos das distopias de ficção científica quando falamos nela? O que precisamos saber para lidar de forma saudável com essa tecnologia? Paulo Roberto é professor, pesquisador e especialista com destacada atuação na área de computação desde 2001. Autor de diversas publicações científicas, é reconhecido como uma voz influente na construção de uma relação equilibrada entre inovação tecnológica e responsabilidade social.
PublishNews, Redação, 18/06/2025
Cointeligência (Intrínseca, 224 pp, R$ 59,90 – Trad.: Roberta Clapp) apresenta uma abordagem prática sobre o impacto da Inteligência Artificial em nossas vidas. A partir de diversas pesquisas e estudos recentes, Ethan Mollick, professor da Wharton School da Universidade da Pensilvânia — a escola de negócios mais antiga dos EUA —, discute o tema com profundidade e em uma linguagem simples, que torna fácil entender as diversas possibilidades de uso dessa ferramenta tão fascinante quanto controversa. Além de avaliar os efeitos dessa tecnologia nos negócios e na educação, Mollick instiga a interagir com a IA como colega de trabalho, professora e mentora. O autor demonstra por meio de dezenas de exemplos o que significa pensar e trabalhar junto de máquinas inteligentes e por que é fundamental que dominemos essa habilidade. Mollick argumenta que o principal desafio será aprender a utilizar o enorme potencial da IA sem corrermos o risco de perder nossa identidade. Na obra, o pesquisador mostra que é possível aprendermos com ela sem sermos enganados, aproveitando seus dons para criar um futuro melhor.
PublishNews, Redação, 18/06/2025
O livro Arte COM acessibilidade (Appris, 116 pp, R$ 88) aborda a criação de recursos acessíveis para pessoas com deficiência visual em espaços culturais, com base na Proposta de Acessibilidade a Experiência Estética (PAEE). Quando se trata de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência visual em exposições de artes visuais, encontramos alguns caminhos que se repetem na maioria das instituições. Normalmente, são medidas que favorecem os acessos físico e comunicacional. Outras dimensões, que envolvem a fruição mais profunda/íntima da arte, muitas vezes são desconsideradas. A partir da PAEE, com seus pilares e exemplos de ações realizadas no setor educativo de instituições culturais em São Paulo, a autora Karen Montija apresentar ao leitor a compreensão do que é a experiência estética com a arte e sua relevância, quando falamos em acessibilidade cultural com pessoas cegas e com baixa visão. A obra apresenta argumentos de que a busca por novas estratégias de acesso já acontece. A mediação e os setores educativos, apesar de encontrarem barreiras, são caminhos possíveis para uma efetiva integração das diferenças nos espaços de arte.
PublishNews, Redação, 18/06/2025
Jeff Tweedy é o fundador e líder da banda de rock Wilco e um talentoso músico da atualidade. Em Como escrever uma canção (Edições Sesc, 136 pp, R$ 55 – Trad.: Thiago Lins), por meio de sua rotina diária, da experiência como compositor, e de uma série de exercícios e recomendações, o autor revela seu processo criativo e conduz o leitor por uma definição ampla do que seria uma canção. Além de guia acessível para composição, o volume defende a importância de tornar a criatividade parte da vida cotidiana, permitindo que se experimente a inspiração e a alegria que a acompanham. Jeff Tweedy lançou três álbuns solo e compôs canções originais para treze álbuns do Wilco. Ele vive em Chicago com sua família. Thiago Lins é editor, tradutor, prefaciador e revisor. Trabalhou nas editoras Cosac Naify e Perspectiva e é colaborador das editoras HarperCollins, Zahar, Globo, Editora 34, IMS, Hedra, Cobogó, Veneta, Mino, entre outras. Escreveu sobre música para a Rolling Stone e sobre literatura para o Correio Braziliense.
PublishNews, Redação, 18/06/2025
Embora os fatos relativos ao crime cometido por Flordelis, a pastora evangélica e ex-deputada acusada de planejar o assassinato do próprio marido em 2019, já tenham sido explorados nos jornais, as fissuras que revela na sociedade brasileira ainda não foram objeto de atenção. Até agora. Com foco no julgamento da pastora, Paulo Sampaio transforma um tribunal de Niterói num celeiro de tipos em O julgamento de Flordelis (Todavia, 496 pp, R$ 119,90) e tece uma rede de relações em que tudo aparece atravessado por motivações pouco edificantes e, em última análise, pela tragédia social brasileira. Paulo Sampaio é jornalista e trabalhou nos principais veículos do país. Mudou-se para São Paulo aos 23 anos, após se formar em jornalismo. Especialista em mundanidade, participou de grandes redações na cidade e cobriu eventos que iam de Jogos Olímpicos a batizados de cachorros.
|
|
|