Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 03/06/2025
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 03/06/2025

Uma iniciativa inédita do PublishNews – canal especializado na cobertura do mercado editorial e com quase 24 anos de história, sempre no ambiente digital – está prestes a chegar às mãos dos leitores: a Revista PublishNews. A publicação impressa será distribuída, principalmente, em dois grandes eventos: a Bienal do Livro Rio (13 a 22 de junho), no Riocentro (Rio de Janeiro / RJ), e A Feira do Livro (14 a 22 de junho), na Praça Charles Miller (São Paulo / SP). Assim como a plataforma digital de notícias, a revista é centrada em questões urgentes e relevantes para o setor livreiro e em assuntos gerais do interesse de profissionais e entusiastas do ecossistema do livro. Com ilustração de Ing Lee, a capa – a ser revelada em breve – traduz o desejo e o potencial do país de ter uma população leitora e um mercado editorial forte. A questão “Como transformar o Brasil em uma nação de leitores?” é o fio condutor da principal reportagem, e, de alguma maneira, perpassa toda essa primeira edição. “Contribuir com as discussões do setor livreiro no país está no nosso DNA e é algo que encaramos como missão. Aliás, não há discussão mais relevante – com mais leitores, o mercado se fortalece; com o mercado mais forte, formam-se leitores”, diz o editorial. Em outros textos, a Revista PublishNews faz um pequeno Raio-X da atual onda censória contra livros, dentro e fora do Brasil – com dados e tendo ouvido profissionais como o escritor Jeferson Tenório –; discute o que os mercados editoriais do Brasil e da Argentina podem aprender um com o outro; perfila Mauricio de Sousa e a companhia da qual é presidente; e traz um infográfico com ações capazes de potencializar as vendas de um livro. Clique no Leia mais para saber mais sobre o projeto.

PublishNews, Talita Facchini, 03/06/2025

A quinta Lista Nielsen PublishNews de 2025, referente ao período de 21 de abril a 18 de maio, trouxe quatro novidades – três em Não Ficção e uma em Ficção. A Lista mede as vendas de autores brasileiros e brasileiras nas livrarias e outros pontos de venda no país. Em Não Ficção, Rodrigo Bibo emplacou Como se tornar um cristão inútil (Thomas Nelson). A obra, que garantiu o 5º lugar da lista, apresenta insights para fazer os leitores repensarem o porquê fazem tantas coisas que, à luz do evangelho, não têm sentido. O Deus que destrói sonhos (Thomas Nelson), livro anterior de Bibo, figura há meses na apuração e, nesta edição, aparece em quarto lugar. A lista nacional de maio também tem a estreia do seu segundo livro de colorir: CapyVibes (tatu-bola), de Gabriel Dearo e Manu Digilio – autores da série As aventuras de Mike. O novo livro de colorir traz ilustrações fofas e relaxantes das capivaras em diversas situações. A terceira estreia em Não Ficção foi De volta ao jogo: A história de sucesso, dramas e viradas do BTG Pactual (Portfolio-Penguin), de Ariane Abdallah. Com base em mais de uma centena de entrevistas e ampla pesquisa, Abdallah reconstitui a ascensão do banco e de seus protagonistas. Em Ficção, a única estreia foi Um intercâmbio quase perfeito (Maquinaria), de Mih Tanino. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 03/06/2025

O Grupo Editorial Book One chega à Bienal do Livro Rio 2025 com uma participação para marcar um novo capítulo em sua trajetória. Durante o evento, de 13 a 22 de junho, no Riocentro (Rio de Janeiro / RJ), a editora apresentará uma programação com lançamentos, novidades de expansão editorial e experiências exclusivas que integram literatura e entretenimento. Entre os principais destaques está o lançamento oficial de Stranger Things: Diário secreto de Will Byers, obra inédita no Brasil inspirada no fenômeno da Netflix, que será apresentada ao público pela primeira vez durante a Bienal. O título inaugura uma trilogia especial que contará ainda com os livros Stranger Things: Heróis e Monstros (Escolha Sua Aventura) e Stranger Things: O Experimento de Dustin, ambos com lançamento previsto ainda este ano. Com um estande de mais de 100 m² no Pavilhão Azul, o Grupo Editorial Book One apresentará novas linhas editoriais. Na linha de não ficção, o destaque vai para biografias de grandes personalidades da atualidade, como o heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton, além de artistas pop que conquistam o público jovem, como Olivia Rodrigo, Sabrina Carpenter e Harry Styles. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/06/2025

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) firmaram uma parceria estratégica com a Escolar Office Brasil 2025, principal feira de negócios voltada ao universo de papelarias, escritórios e organizações, para promover um estande coletivo exclusivo para seus associados. A iniciativa tem como objetivo abrir novos canais de comercialização para editoras e gráficas, conectando esses segmentos a um público diversificado e altamente qualificado. A participação conjunta visa atender à crescente demanda por novos produtos no mercado de papelaria e ampliar a presença de livros e materiais gráficos no varejo alternativo. “A Escolar Office é uma vitrine estratégica para nosso setor, com forte apelo comercial e institucional. Estamos unindo forças para explorar um mercado com enorme potencial”, destaca a organização. Além de um espaço exclusivo no estande coletivo da Abigraf/CBL, os associados contarão com uma série de benefícios: kit de divulgação, acesso à área VIP, possibilidade de integrar a Rodada de Negócios e presença nas comunicações oficiais da feira. O projeto inclui ainda a participação em palestras e painéis sobre tendências de mercado, além de ações voltadas para valorizar o mix de produtos e a cadeia produtiva do livro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/06/2025

A Global Editora anunciou o lançamento de Peixe grande, uma obra divertida, poética e afetiva que presta homenagem ao mestre da cultura brasileira, Ziraldo (1932-2024). Com texto de Guto Lins e ilustrações originais do próprio Ziraldo, o livro marca não apenas uma celebração à vida e ao legado artístico do criador de personagens inesquecíveis como O Menino Maluquinho, mas também um novo capítulo editorial: Ziraldo também passa a ser publicado pela Global Editora. Peixe grande é uma biografia poética que narra, com lirismo e humor, a trajetória do menino de Caratinga que conquistou o mundo com seu talento. A narrativa de Guto Lins — amigo e parceiro criativo de Ziraldo – estabelece um diálogo com as ilustrações originais do autor homenageado, entre elas um simbólico autorretrato de Ziraldo transformado em peixinho. A metáfora do peixe, que “fazia rir como ninguém”, sugere tanto a grandiosidade quanto a leveza e a fluidez que caracterizaram a obra e a personalidade do multiartista, de acordo com a editora. Peixe grande será lançado no início de junho e estará disponível nas principais livrarias de todo o país. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Beatriz Sardinha, 03/06/2025

Henrique Dau, gerente de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e um dos responsáveis pela condução das ações do projeto do Rio Capital Mundial do Livro, esteve presente no Rio2C para o painel SMC apresenta: Rio Capital Mundial do Livro, no dia 28 de maio, ao lado de Isabel (Bebel) Werneck. A mesa teve como objetivo mostrar mais detalhes das políticas públicas de leitura que estão sendo adotadas na cidade durante o mandato concedido pela UNESCO. O evento também retomou dados sobre o panorama da leitura do Brasil e detalhou como ocorreu o processo de candidatura do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro. O secretário assumiu o cargo no mês de abril de 2025. O PublishNews perguntou a Henrique Dau, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, o que ele está lendo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/06/2025

Na última quarta (28), foram anunciados os dez finalistas do Concurso Literário Vila-Labrador. A iniciativa conjunta da Editora Labrador e da Livraria da Vila, com objetivo de promover e dar visibilidade à produção literária no país, anunciará o vencedor, além do segundo e terceiro colocados, no dia 30 de junho. O ganhador do concurso publicará o original pela Labrador e terá o lançamento oficial de sua obra na Livraria da Vila. Além disso, será convidado para participar da edição de 2026 do Navegar é Preciso, encontro da literatura nacional que tem realização da Livraria da Vila e da Auroraeco. Os outros nove finalistas receberão uma espécie de selo de qualidade de suas obras. Segundo o fundador da Editora Labrador, Daniel Pinsky, além das premiações, ser vencedor ou finalista de um concurso como este promovido pelas duas instituições é capaz de abrir muitas portas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/06/2025

Programada para o mês de outubro, a 13ª edição do Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá) traz o tema “Encruzilhada, Literatura e Memória”, reafirmando o poder da literatura como instrumento de resistência, reconstrução e escolha ética. Os curadores desta edição são os escritores Jeferson Tenório, Bianca Santana e Sérgio Abranches. A autora convidada internacional e homenageada é a escritora ruandesa Scholastique Mukasonga, sobrevivente do genocídio em Ruanda, que tem emocionado leitores em todo o mundo ao transformar a dor em narrativa literária e consciência crítica. O escritor homenageado local é o araxaense Fernando Braga de Araújo, autor da coleção Araxá põe a mesa, que resgata a história gastronômica do município e foi construída com base nas receitas de famílias da cidade. O patrono é Agripa Vasconcelos, autor de Vida em flor de Dona Beja, livro que mistura história e ficção ao retratar a figura de Ana Jacinta de São José, célebre moradora de Araxá. O Fliaraxá será realizado de 1º a 5 de outubro de 2025, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá, em Araxá (MG), com entrada gratuita. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Escrever é esquecer.”
Fernando Pessoa
Poeta e escritor português
1.
Do dia para a noite (Day to night)
2.
Dias frios (Fall Winter)
3.
Isso e aquilo (This & That)
4.
Dias quentes (Spring Summer)
5.
Elo Monsters Books: Flow Pack
6.
Zona desconforto
7.
O poder da autorresponsabilidade
8.
O homem que comprou o tempo
9.
Harry Potter - Comfy and Cozy
10.
Mais esperto que o diabo
 
PublishNews, Redação, 03/06/2025

Na próxima quarta-feira (4), às 19h, a Janela Livraria (Jardim Botânico) recebe o lançamento do novo romance do escritor e poeta Leonardo Marona, O bom massacre (Telaranha). O evento é gratuito e conta com um bate-papo entre o autor e os poetas Ana Botner e Guilherme Zarvos, que assina o posfácio do livro. Em seu novo romance, Marona carrega o leitor em uma trajetória com elementos presentes também em sua poesia — o abuso de substâncias químicas, a devassidão, as dinâmicas de poder e a escrita sobre a escrita. Nesse trajeto, esbarram entre si uma gangue de jovens literários e homossexuais, uma organização de traficantes e um grupo de poetas da alta sociedade. “O bom massacre é sobre pessoas que têm a vida radicalmente alterada pela literatura, para o bem e para o mal”, explica o editor e cofundador da Telaranha Edições, Guilherme Conde Moura Pereira. “Apenas alguém que ama profundamente a literatura é capaz de reconhecer essa polivalência”, escreve o editor na orelha do livro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/06/2025

Os escritores Bianca Santana e Ricardo Abramovay se encontram no Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 — São Paulo / SP) para conversar sobre o tema ”Consumo Consciente e o Futuro das Cidades”. O evento, nesta terça-feira (3), às 19h, é fruto da parceria entre o Sempre Um Papo e o Sesc SP. A jornalista Semayat Oliveira fará a mediação da conversa, que será seguida por sessão de autógrafos. A entrada para o evento é gratuita, e os ingressos ficam disponíveis para serem retirados uma hora antes, na bilheteria do Sesc. Tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o tema da conversa será “Consumo Consciente e o Futuro das Cidades”. Os ODS, criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), são 17 metas conectadas entre si que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados atualmente a nível global. Os objetivos perpassam, por exemplo, a erradicação da pobreza, proteção ao meio ambiente, promoção de cidades e comunidades sustentáveis e ações contra a mudança climática. Nesse sentido, o bate-papo entre Bianca, Ricardo e Semayat pretende discutir de que maneiras o consumo e a produção responsáveis impactam o meio ambiente e as cidades. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/06/2025

Com a vida contemporânea cercada de estresse, é difícil priorizar a busca pela felicidade. A ideia de uma existência mais serena, mesmo com a sobrecarga e uma rotina agitada, pesada e emocionalmente desgastante, parece utópica. Porém, é exatamente a isso que o novo livro do psicólogo Frederico Mattos se propõe. Em Pare de brigar com a vida (Academia, 192 pp, R$ 54,90), o autor usa de textos breves para encorajar o leitor a pensar sobre como ajustes sutis na trajetória são fundamentais para atingir uma felicidade possível. Pare de brigar com a vida é um livro sobre felicidade, ideal para quem não aguenta mais conselhos superficiais e procura harmonia, mas frequentemente se vê envolvido em conflitos intermináveis, dificuldades de relacionamento e até desavenças na internet. É um manifesto às pessoas que anseiam por um mundo melhor, buscando descobrir o caminho para o próprio equilíbrio interno e viver em paz com os demais. O autor almeja que, ao concluir esta jornada, o leitor possa encontrar a chave para reconciliar-se consigo mesmo, com as pessoas ao redor e com o passado, abrindo espaço para que sua melhor versão venha à tona. Dividido em cinco partes, o livro engloba as diferentes áreas da vida — autoaceitação; relacionamentos; vulnerabilidade; empatia e sentimentos.

PublishNews, Redação, 03/06/2025

Para servir como uma espécie de guia para quem diariamente enfrenta a ansiedade social, no livro Como ser você mesmo — Como silenciar seu crítico interno e superar a ansiedade social (Cultrix, 336 pp, R$ 68), a Dra. Ellen Hendriksen, Ph. D pela Universidade da Califórnia, afirma que “ser você mesmo” não significa estar 100% relaxado o tempo todo, mas sim agir com intenção, mesmo quando se sente vulnerável. Por meio de seu trabalho como psicóloga clínica, Como ser você mesmo oferece um mapa claro e compassivo para aqueles que lutam contra a ansiedade social – um dos transtornos mais comuns e incapacitantes da atualidade. Com base em anos de prática terapêutica e pesquisa científica, Hendriksen apresenta estratégias práticas para silenciar a voz do “crítico interno” – aquela vozinha incômoda que sussurra: “Todo mundo vai julgar você” – e enfrentar fobias sociais de forma gradual e autêntica, para construir interações baseadas na verdadeira essência de cada pessoa.

PublishNews, Redação, 03/06/2025

Em um mundo cada vez mais acelerado, a ansiedade se tornou um desafio constante, especialmente para aqueles em posições de liderança. É neste cenário que o consultor e palestrante Flávio Lettieri lança sua mais nova obra Ansiedade: aprenda a conviver com ela e equilibrar bem-estar e produtividade (Nova Skill, 232 pp, R$ 69). A prosa de Lettieri convoca o leitor à busca por um cotidiano mais equilibrado. O livro nasceu de uma experiência pessoal transformadora do autor. Após uma crise severa que o levou à internação, Lettieri vivenciou na pele os efeitos da ansiedade não tratada. Como ele mesmo relata "foi naquele silêncio da UTI que compreendi que havia perdido algo essencial: a minha saúde mental". Essa vivência dolorosa se tornou o ponto de partida para o desenvolvimento de um método prático e acessível, que agora é compartilhado nas páginas do livro. A obra vai além do relato pessoal, combinando técnicas de meditação e práticas de autocuidado que auxiliaram o autor em sua recuperação. O foco é oferecer ferramentas para que profissionais possam manter a alta performance sem sacrificar o bem-estar. O autor estará presente em um evento de lançamento da obra, no dia 5 de junho de 2025, em um evento especial na Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509 — São Paulo / SP). Além de autografar os exemplares, ele espera poder conversar sobre o tema com o público das 18h às 21h.

PublishNews, Redação, 03/06/2025

O século 21 presenteia a humanidade com avanços inéditos, mas também desafia a buscar sentido e equilíbrio em um mundo que se transforma à velocidade da luz. A sociedade patriarcal de milênios dá lugar a novas formas de convivência, as estruturas rígidas se dissolvem em redes dinâmicas, e as pessoas, no meio desse turbilhão, buscam um jeito de se encontrar, viver sem ser engolidos pelo excesso, pela pressa e pela necessidade de mais. Diante desse cenário, A felicidade não é para covardes (Nacional, 272 pp, R$ 69,90) convida o leitor à reflexão e ao prazer da leitura como um antídoto para a ansiedade da era digital. Em vez de um comprimido para dormir, uma crônica de cabeceira. No lugar da urgência de consumir sem parar, as palavras desse livro buscam revelar a leveza de degustar a vida com consciência. É um verdadeiro encontro com você mesmo. Duas psicanalistas, Luciene Godoy e Valéria Belém, conduzem essa jornada com um olhar sensível e poético, trazendo reflexões sobre o cotidiano sem distanciamentos. Aqui, menos não significa falta, mas liberdade: menos correria, menos desperdício, menos barulho interno ― e, em troca, mais presença, mais consciência e mais prazer.

PublishNews, Redação, 03/06/2025

As palavras deste livro inspiram e servem de companhia ao mostrar que os altos e baixos da vida são verdadeiras oportunidades de crescimento que a existência nos apresenta, de acordo com a editora. Por meio de textos singelos e delicados, Às vezes sol, às vezes tempestade, é assim que as flores crescem (BestSeller, 144 pp, R$ 49,90) aborda conflitos internos comuns a todos, explorando temas como autoconhecimento, recomeços e autocuidado. Wandy Luz incentiva os leitores a assumirem o protagonismo de suas histórias, sendo responsáveis pelo rumo que ela segue. E mostra que parte do processo é compreender que há um propósito por trás de tudo o que acontece na vida, com o entendimento de que uma das poucas certezas é esta: após toda tempestade, o sol nasce outra vez. Como um ombro amigo Às vezes sol, às vezes tempestade, é assim que as flores crescem ajuda o leitor a entrar em contato com sua essência em meio aos momentos difíceis da vida.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.