Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 28/03/2025
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Talita Facchini, 28/03/2025

Na mesma semana do seu lançamento mundial, Amanhecer na Colheita (Rocco), quinto livro da saga Jogos Vorazes, escrita por Suzanne Collins, estreou na Lista de Mais Vendidos do PublishNews na 8ª posição da Lista Geral e na primeira em Infantojuvenil. A Lista dessa semana contabiliza as vendas realizadas em 39 livrarias e redes de lojas brasileiras entre os dias 17 e 23 de março. Chimamanda Ngozi Adichie é outro grande nome que reapareceu na Lista com seu novo romance, A contagem dos sonhos (Companhia das Letras). Na obra, ela traz uma história sobre quatro mulheres e seus amores, saudades e desejos e faz o leitor refletir sobre as escolhas que fazemos e aquelas feitas por nós. Além dos novos livros de Suzanne e Chimamanda, a Lista da semana tem outras 11 novidades e o destaque, novamente, vai para os livros de colorir. Cinco edições de Cute & comfy – Special Edition, publicados pela Camelot Editora; e Cantinhos bonitinhos – Cozy Corner (Pitaya) entraram na apuração, todos em Não Ficção. Além deles, Como desenhar coisas superfofas com Bobbie Goods (Sextante) entrou em Infantojuvenil. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), uma das principais universidades do Brasil, divulgou sua lista de leituras obrigatórias para o vestibular de 2027, 2028 e 2029. A instituição tem como pretensão aumentar gradativamente a presença de autoras no repertório de seu processo de seleção de alunos. Em 2029, quatro das nove obras cobradas pela universidade serão de autoria feminina. O jornal Estado de S. Paulo fez uma matéria detalhando a trajetória dos livros de Paulo Leminski, que será o autor homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty 2025 (Flip). A Folha também repercutiu a escolha do festival literário, apontando uma escolha da organização pelo 'pop' na intenção de atrair leitores. Continuando sua série especial sobre bibliotecas pessoais, o Estadão fez uma reportagem com Maria Homem, que dá indicações de livros "fundamentais" de sua biblioteca, dentre eles Fernando Pessoa e Clarice Lispector. E o veículo falou com especialistas no texto em que argumenta o porquê ler Dom Casmurro, obra que gera debates 125 anos após sua publicação. O processo de eutanásia foi tema no Uol com o livro Eva decidiu morrer, que narra o suicídio assistido de brasileira na Suíça. O Globo noticiou que Salman Rushdie lançará seu primeiro livro de ficção após sobreviver a um atentado. A revista Isto É repercutiu o lançamento de livro do fotojornalista Claudio Gatti, com retratos e relatos da pandemia da Covid-19. O Pensar, caderno do Estado de Minas, disponibilizou uma primeira leitura de obra poética que retrata genocídio e a guerra entre Israel e Palestina. E o Nexo chamou o pesquisador Sérgio Schargel para indicar cinco livros para entender o bolsonarismo.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

O PublishNews e a Bookwire anunciam nesta sexta-feira (28) duas novas categorias do Prêmio PublishNews: Prêmio Bookwire – Melhor audiolivro produzido em 2024; e Prêmio Bookwire – Melhor e-book produzido em 2024. As inscrições já estão abertas, e as editoras podem inscrever um título em cada categoria até às 15h do dia 4 de abril, utilizando este formulário. São aceitos livros digitais produzidos no Brasil em 2024, e não há restrição de gênero. Um corpo de jurados independente – formado, em cada categoria, por três profissionais de outras empresas ligadas ao livro digital no país – vai avaliar todo o montante de inscrições e chegar a três finalistas em audiolivro e três em e-book. Em um momento posterior, definirá os dois vencedores, um de cada formato – a serem anunciados (e premiados com troféus) na cerimônia do Prêmio PublishNews. As votações seguirão critérios técnicos, como estrutura geral do código e distribuição do conteúdo, acessibilidade, qualidade da narração e edição. No caso dos audiolivros, não serão aceitas gravações de voz sintética. Para e-books, títulos que não estejam dentro de parâmetros básicos de acessibilidade estarão automaticamente eliminados. “Ter a Bookwire como uma das participantes do Prêmio PublishNews é a consolidação de um projeto que vem sendo construído há tempos e que reafirma o nosso posicionamento de servir as editoras”, afirma Marcelo Gioia, Managing Director da Bookwire Brasil. “Premiar categorias tão relevantes reforça o compromisso da Bookwire em estar na vanguarda do setor editorial, contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento da literatura digital no Brasil”. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 28/03/2025

A escritora Heloisa Teixeira morreu aos 85 anos, na manhã desta sexta-feira (28), em decorrência de uma insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia. O velório será realizado neste sábado (29), na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Ícone dos estudos culturais no Brasil, a autora é agora saudada e relembrada por amigos, colegas e instituições nas redes sociais. "Nossa querida Helô foi imensa – e deixa um legado incontestável de pensamento crítico, generosidade e compromisso com uma cultura mais justa, plural e inclusiva", diz uma nota da ABL. "Eleita em 2023 para a cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a escritora Nélida Piñon, Heloisa trouxe à ABL não apenas sua brilhante sagacidade intelectual, mas também um espírito de acolhimento e fraternidade que marcou profundamente todos com quem conviveu". A editora Bazar do Tempo – que vinha publicando as obras mais recentes da autora, como Rebeldes e marginais: Cultura nos anos de chumbo (1960-1970), de 2024 – postou uma homenagem à autora. "Sua partida deixa uma lacuna irreparável, mas seu legado permanece vivo em cada ideia, cada livro e cada luta que inspirou. Helô foi mais que uma referência intelectual – foi luz, força, guia. Seguiremos honrando sua memória e celebrando tudo que construiu", diz um trecho do texto. "Helô era uma pessoa sempre à frente do seu tempo. Uma visionária, uma revolucionária. Era também uma mulher inclusiva e plural. Por fim, ela era uma querida. Uma amiga em tempo integral", afirma Lilia Moritz Schwarcz, antrópologa e sócia da Companhia das Letras, também em nota. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

Encerram-se nesta sexta, dia 28 de março, as inscrições para uma das categorias mais importantes do Prêmio PublishNewsProfissional de Marketing e Vendas do Ano. Interessados podem se inscrever (ou inscrever colegas) até o fim do dia preenchendo este formulário. Os finalistas serão anunciados em seguida, no dia 3 de abril, quando então se inicia o processo de escolha do vencedor – do qual faz parte uma votação popular. A distinção, presente em todas as edições do Prêmio PublishNews, celebra esse grupo de profissionais essencial para que os livros se destaquem nas vendas e, por extensão, entrem para as listas de mais vendidos. É o primeiro reconhecimento no país voltado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização de livros. Outras duas categorias estão com as inscrições abertas. Para o Prêmio Skeelo – Inovação do Ano, devem ser feitas por meio deste formulário. Já o Prêmio Catavento é dividido em duas categorias: Livraria Destaque e Livreiro do Ano. Os interessados já podem realizar as inscrições – clique aqui para saber como. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

Pautado pelo tema The Edge of Perfection (No Limiar da Perfeição), o Rio2C, considerado o maior encontro de criatividade da América Latina, anunciou nesta semana a programação completa da sua 27ª edição, que ocorre entre os dias 27 de maio e 1º de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ). Nos últimos anos, o evento também abriu espaço para a indústria editorial, realizando sessões de Pitching e reservando espaços na programação para assuntos relacionados à escrita e à produção de livros. “O tema da edição de 2025 busca abrir espaço para diálogos sobre como a perfeição – e a sua busca – impactam diversas áreas da sociedade, como arte, ciência, cultura, negócios e meio ambiente”, explica Rafael Lazarini, criador e CEO do Rio2C. Somente no ano passado passaram pelo Rio2C durante os seis dias do evento cerca de 50 mil pessoas – das quais 1.663 palestrantes de 36 países – e foram realizadas 1.239 reuniões em rodadas de negócios. Dividido em quatro eixos – Summit, Conferência, Mercado e Festival – , aborda temas transversais que passam pelo audiovisual, música, moda, literatura, esporte, game, ciência, meio ambiente, educação, trabalho, tecnologia, marcas e propaganda, design, arquitetura e urbanismo. O evento conta com 21 palcos multidisciplinares, além dos palcos exclusivos de mercado. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

A editora brasileira Lote 42 participará do congresso internacional "From Latin America to the World: Publishing Today" (Da América Latina para o mundo: O mercado editorial hoje), que ocorrerá na Universidade de Princeton, nos EUA, de 7 a 9 de abril. O evento, organizado pela Princeton University Press em parceria com o Grupo de Estudos de Edição Independente (GESEI), discute os desafios e oportunidades do mercado editorial latino-americano. O congresso reunirá editoras independentes, instituições acadêmicas e multinacionais. Além do Brasil, haverá representantes de países como México, Peru, Espanha, Uruguai, Estados Unidos e Argentina. Entre os temas abordados estarão distribuição, marketing, gênero, acessibilidade, independência e política na publicação, em um contexto de intensas transformações sociais e culturais, agravadas por um cenário político turbulento e desafios globais recentes. A Lote 42 será representada por Cecilia Arbolave, editora e autora, que integrará a mesa de discussão intitulada "Independência". Ela estará ao lado de Tynan Kogane, da New Directions (EUA), Gustavo "Maca" Wojciechowski, da Yaugurú (Uruguai) e Gabriela Halac, da Ediciones DocumentA/Escénicas (Argentina). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

A Editora Escuta está à procura de freelancers para atuar em feiras de livros. É preciso ter experiência em eventos e identificação com o mercado editorial. A pessoa contratada ajudará na montagem e desmontagem das mesas; atendimento ao público; cobertura das mesas no final do dia; encaminhar relatório diário das vendas efetuadas; e controle de livros que precisam de reposição. Interessados devem enviar currículos até 20 de abril para editoraseleciona@outlook.com.

“Escrever é o interminável, o incessante.”
Maurice Blanchot
Escritor francês (1907-2003)
1.
Do dia para a noite (Day to night)
2.
Dias quentes (Spring Summer)
3.
Café com Deus Pai 2025
4.
Café com Jesus
5.
Em nome do povo: Como o casamento entre Estado e Moeda te deixa mais pobre​
6.
Comfy and Cozy Pink
7.
Mais esperto que o Diabo 2
8.
Amanhecer na colheita
9.
Cute & Comfy - Special Edition - Roxo
10.
Cute & Comfy - Special Edition - Verde
 
PublishNews, Redação, 28/03/2025

O Grupo Ibep Educação abriu uma vaga para coordenador financeiro. As funções do cargo incluem elaborar planos financeiros de curto, médio e longo prazo; definir metas financeiras; realizar previsões de receitas, despesas e fluxos de caixa; realizar o controle orçamentário; gestão de tesouraria; análise e relatórios financeiros; estratégia e decisões de investimento; relacionamento com Stakeholders; representar a empresa em discussões sobre assuntos financeiros; entre outras funções. A contratação é PJ e interessados devem encaminhar currículos para luciana.oliveira@grupoibep.com.br até 6 de abril.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

A Thieme Brasil, editora dedicada a publicações na área da saúde, abriu uma vaga para estagiário de produção. A pessoa contratada irá auxiliar no processo de produção dos artigos; ajudar a gerenciar o cronograma de produção e acompanhar o progresso dos manuscritos; escrever relatórios a serem enviados às Sociedades sobre o desenvolvimento da revista; ajudar nos esforços de marketing e comunicação de cada revista; apoiar a equipe em tarefas administrativas, conforme necessário. É preciso cursar graduação em Editoração, Letras, Comunicação ou em uma área relacionada; proficiência em Microsoft Office Suite; excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita em inglês é importante, pois essa pessoa lidará com colegas da Índia, Alemanha e Nova York; capacidade de trabalhar de forma independente e como parte de uma equipe; interesse em publicações acadêmicas e vontade de aprender. Interessados devem enviar currículos para recrutamento@thieme.com.br até 11 de abril.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

Nesta sexta-feira (28), às 19h, a Livraria Taverna, localizada no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico – Porto Alegre / RS), recebe o lançamento da antologia Tchê, publicada em solidariedade às vítimas das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. O valor arrecadado com as vendas durante o evento será doado integralmente à própria Taverna, que sofreu grandes prejuízos ao ser invadida pelas águas na inundação de maio passado. O projeto é promovido pela editora Selo Off Flip, de Paraty (RJ), que, após o lançamento, divulgará a prestação de contas sobre custos de produção, valores arrecadados e repasses feitos a comunidades gaúchas atingidas pelo desastre climático. Participaram da campanha autoras e autores de 19 estados do Brasil e também da Alemanha, Argentina, Austrália, França e Suíça. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

No dia 1º de abril, às 19h30, a Ria Livraria (Rua Marinho Falcão, 58 – São Paulo / SP) recebe a segunda edição da série de bate-papos Confra Ria – Livros, Biritas & Ideias. O evento intitulado “Dia da Mentira: breve festival de lorotas” contará com a presença dos escritores Andrea del Fuego e Xico Sá, sob mediação do diretor do Instituto Caminhos da Palavra Henrique Rodrigues. Idealizado próprio Henrique, a série de bate-papos reúne, a cada 45 dias, profissionais da literatura para discutir temas relevantes na área, em tom informal característico da Ria, contribuindo para consolidar a livraria como um espaço de celebração da liberdade e das ideias. “A ideia da parceria me veio porque gostaria de fazer alguma atividade do Instituto em São Paulo, e a Ria Livraria, local de encontros, afetos e liberdade de expressão, é o meu porto seguro na cidade. É um lugar de confraria – o nome com trocadilho já veio pronto – e celebração da literatura e da vida”, diz Rodrigues, que também é colunista do PublishNews. Para as próximas edições, estão previstos encontros com Izabella Cristo (Prêmio Caminhos), Tatiana Nascimento (Prêmio Pallas) e Bethânia Pires Amaro (Prêmio Jabuti) conversando sobre “Eita, venci um prêmio! E agora?”; e André Sant’Anna e Amara Moira no bate-papo “Viva os maluco: literatura é transgressão”. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

Se tem uma coisa que o Caranguejo Irritado detesta é dividir as coisas com alguém, desde brinquedos a histórias. Em Este livro é meu! (E eu não te empresto) (VR Editora, 56 pp, R$ 64,90), o animalzinho tem um plano infalível para afastar qualquer leitor com protestos, caretas e truques nada convencionais. Essa relação de posse e compartilhamento é retratada pelo escritor e criador da série Bugados (2019-2023), André Catarinacho, ao lado da ilustradora Flávia Borges. Para afugentar os curiosos de plantão, esse protagonista rabugento vai até mostrar um alfabeto de coisas supernojentas com palavras repletas de aliteração, ou seja, repetição de uma mesma letra ou sonoridade parecida. Mas, em vez de espantar o pequeno leitor, isso torna a experiência de leitura e o aprendizado ainda mais divertidos. As ilustrações de Flávia Borges dão vida à teimosia do caranguejo, ao mesmo tempo que o torna um personagem muito carismático. Já o texto de André Catarinacho brinca com a psicologia reversa e desafia o público a ter determinação e ir até a última página desta narrativa. Com uma abordagem leve e bem-humorada, os autores também mostram como lidar com a frustração e aceitar mudanças, afinal, nem sempre é possível conseguir o que deseja – e está tudo bem em dividir, mesmo que no começo pareça difícil.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

Um dos momentos mais emocionantes e lembrados do clássico Vidas secas, de Graciliano Ramos (1892-1953), ocorre quando a cachorra Baleia sonha com preás saborosos, gordos e enormes para ela e sua família, antes de infelizmente sucumbir, sacrificada por Fabiano. Esta cena causa emoções até hoje, 87 anos depois de sua publicação, e tornou-se um símbolo de esperança e fé, fazendo de Baleia a personagem mais “humana” do livro. E os leitores e leitoras terão uma grande oportunidade de reinterpretar este momento, desta vez sob uma nova perspectiva, com uma releitura poética e ilustrada, no livro Baleia e o preá (Palavras, 48 pp, R$ 74,80). Escrito e ilustrado por Fernandoapires, Baleia e o preá surge como uma homenagem a essa personagem tão marcante e ao próprio Graciliano Ramos, cuja obra entrou em domínio público em 2024.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

A grande invenção (FTD Educação, 40 pp, R$ 65) parte da pergunta implícita “O que você quer ser quando crescer?” e apresenta profissões que, sob a ótica da infância, podem ganhar outros nomes. A autora Vanessa Barbara apresenta os sonhos de várias meninas. A Bianca, por exemplo, quer ser motorista de carrinho de pipoca; a Fernanda, provadora de colchões; a Helena, pedicure de centopeia; e a narradora protagonista, que diz já ser inventora. Assim, entre profissões e invenções, a imaginação ganha asas, e os anseios da infância se revelam. Nessa história não há limite, tudo é possível e permitido, principalmente a criança sonhar para tornar-se o que quiser. A infância é a fase das experimentações, de perceber e dar significado ao que vê em seu entorno, compreendendo e se identificando com os diferentes papéis sociais que integram a sociedade. Quando é dada à criança a chance de ser quem deseja ser, não há limites para o seu desenvolvimento, e sua trajetória torna-se algo possível e cheio de autoconfiança.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

Por meio de impressionantes ilustrações feitas com a técnica da litografia, o leitor acompanha em Pássaro preto (Companhia das Letrinhas, 40 pp, R$ 74,90 – Trad.: Ara Cultural) um dia na vida de uma menina que, triste ao ouvir uma briga dos pais, encontra conforto na figura de um pássaro preto que a leva para uma jornada reflexiva. Voando no grande pássaro, a garota atravessa campos, ouve o sussurrar do vento e vai para bem longe… até o mar. Quando retorna ao lar, ela se sente melhor, porque agora guarda um segredo ― que é apenas dela e do pássaro. Nesta obra, Suzy Lee, vencedora do Hans Christian Andersen, parte dos conflitos familiares e da solidão para adentrar um mundo de fantasia ― uma fuga necessária para que a protagonista se reconecte consigo mesma. O grande pássaro preto torna-se, de maneira inesperada, seu companheiro de jornada e confidente. Em uma edição com acabamento em capa dura, a artista apresenta mais uma história sensível e profunda, unindo força e delicadeza em uma obra que vai conquistar os leitores.

PublishNews, Redação, 28/03/2025

Os pterossauros foram os primeiros vertebrados a conquistar os céus. Durante milhões de anos, habitaram diferentes regiões do planeta, incluindo o Brasil, onde muitos deles viveram. Essas e muitas outras informações o leitor vai encontrar em Pterossauros do Brasil: um tesouro da nossa história até agora desconhecido dos brasileiros (Peirópolis, 80 pp, R$ 98), que apresenta quase tudo o que se sabe sobre esses répteis alados e desfaz equívocos comuns, como a ideia de que eles eram dinossauros voadores. Baseando-se em curiosas descobertas da paleontologia, este livro explora a anatomia desses animais, sua alimentação, habitat e extinção, abordando o papel dos fósseis na compreensão desses seres tão fantásticos quanto enigmáticos. Luiz Eduardo Anelli é biólogo, paleontólogo, escritor e professor do Instituto de Geociências da USP. Organizou diversas exposições, como Dinos na Oca, no parque do Ibirapuera (São Paulo) e A evolução dos dinossauros, no Sabina Escola Parque do Conhecimento (Santo André), onde montou o único esqueleto de Tyrannosaurus rex em exposição permanente na América do Sul.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 28/03/2025

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.