Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 19/03/2025
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Guilherme Sobota, 19/03/2025

Livreiros da região central de São Paulo estão lançando por conta própria uma iniciativa inédita: é a Zona Livreira, circuito que reúne cinco espaços dedicados à leitura e à cultura no bairro de Santa Cecília, com o objetivo de oferecer ao público um roteiro integrado de experiências ligadas ao livro. A ação será lançada oficialmente no sábado (22), no #indiebookday – outra atividade voltada para atores independentes no mercado editorial, essa já praticada por aqui há alguns anos. Integram a Zona Livreira as seguintes livrarias de rua: Banca Tatuí (Rua Barão de Tatuí, 275), Livraria Gráfica (Rua Barão de Tatuí, 509), Ponta de Lança (Rua Aureliano Coutinho, 26), Sebo da Ponta (Rua Aureliano Coutinho, 149) e Sentimento do Mundo (Rua Barão de Tatuí, 496). Os espaços estão próximos, a poucos minutos de caminhada um do outro. De acordo com a organização da iniciativa – promovida de forma independente pelos proprietários dos espaços –, a Zona Livreira visa destacar a região como uma opção de passeio no centro da cidade. Outras ações devem ser elaboradas em breve. Com a iniciativa em mente, a reportagem do PublishNews propôs algumas questões para os livreiros sobre o estado atual do mercado do livro no país e possíveis mudanças que poderiam fomentar e desenvolver os seus trabalhos. Responderam às questões os seguintes profissionais: João Varella, jornaleiro da Banca Tatuí; Tamires Lima, livreira da Sentimento do Mundo; Bruno Eliezer, livreiro da Ponta de Lança e Sebo da Ponta; e Guilherme Ladenthin, livreiro da Livraria Gráfica. Clique no Leia mais para ler a entrevista.

PublishNews, Redação, 19/03/2025

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) inicia um novo capítulo em sua história. Pela primeira vez em mais de seis décadas, a companhia passa por um reposicionamento estratégico e adota a marca MSP Estúdios, em um movimento que acompanha as transformações da indústria do entretenimento e busca garantir a expansão em diferentes plataformas de mídia, segundo nota da empresa. A mudança vem acompanhada por uma reformulação na diretoria executiva, que passa a ser liderada por Fábio Junqueira, Marcos Saraiva – neto de Mauricio – e pelos filhos do desenhista, Marina Sousa e Mauro Sousa. De acordo com a nota, os novos diretores tiveram papéis estratégicos no crescimento da companhia nos últimos anos. Atualmente, a MSP Estúdios conta com um portfólio de mais de 400 personagens e 200 empresas licenciadas. Nos últimos anos, mais de 20 produções audiovisuais foram lançadas, incluindo conteúdo para streaming, animações e live actions. A marca conta com mais de 29 bilhões de visualizações no YouTube, sendo reconhecida por mais de 93% da população brasileira. Alice Takeda e Mônica Sousa assumem a posição no conselho da empresa, atuando como guardiãs da história e dos valores da MSP Estúdios, construídos ao longo de décadas pela obra de Mauricio de Sousa. A nova marca acompanha a história da empresa, cujo centro sempre foram seus estúdios. "A nossa missão sempre foi contar boas histórias e emocionar o público. Agora, expandimos esse sonho para novas plataformas e formatos. É um grande passo para o futuro", finaliza Mauricio de Sousa, que completará 90 anos em outubro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/03/2025

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Emília terá um estande na Feira do Livro Infantil de Bolonha (31 de março a 3 de abril). Em 2025, o Instituto celebra 15 anos de atuação e, para marcar essa trajetória, traz uma novidade especial: pela primeira vez, uma editora chilena participará do estande, ampliando o intercâmbio cultural e fortalecendo os laços entre as produções latino-americanas. O coletivo deste ano dará visibilidade a uma produção literária variada, apresentando ao público internacional o trabalho de editoras de pequeno, médio e grande porte, representando diferentes estados do país, como Bahia, Minas Gerais, São Paulo, entre outros. Estarão lá Aletria, Amanuta, Barbatana, Caixote, Casa de Letras, Companhia das Letras – Selos Pequena Zahar, Companhia das Letrinhas, Brinque-Book e Escarlate –, Diálogos Embalados, Editora UK'A, Leiturinha, Mostarda, Palavras, Peirópolis, Pó de Estrelas, Selo Emília, Solisluna. A Palavras, aliás, estará presente, pela primeira vez em seus 22 anos de trajetória, na Feira de Bolonha. A editora aproveitará o evento para apresentar os seus novos lançamentos. Dentre eles, o livro Baleia e o Preá, escrito e ilustrado por Fernando A. Pires, inspirado no personagem icônico do clássico Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1892-1953), que entrou em domínio público em 2024. A presença do Instituto Emília, das editoras brasileiras e da casa editorial chilena reforça a diversidade e a qualidade da produção literária nacional e latino-americana, destacando títulos que representam a riqueza cultural e criativa da porção sul do continente americano. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota e conferir a programação completa do Instituto na Feira.

PublishNews, Redação, 19/03/2025

Na última quinta (13), o Spotify Audiobooks lançou nos EUA um novo site que incentiva autores independentes a enviarem histórias curtas para consideração de criação e publicação de audiolivros pela empresa. O programa global permite que qualquer autor que tenha escrito uma história curta em inglês — e que detenha os direitos de áudio dessa história — veja a plataforma como possibilidade para publicação. Caso a empresa decida avançar com a submissão de um autor, o Spotify publicará o audiolivro. Isso inclui o pagamento de um adiantamento e royalties, gerenciamento de todos os aspectos da produção e distribuição para as principais lojas de audiolivros. Segundo a nota da empresa, como parte dessa iniciativa, a Spotify também está incentivando autores independentes que preferem a autopublicação a subir os audiolivros de curta duração existentes no Findaway Voices, para alcançar novos públicos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/03/2025

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana temos três novidades. A primeira delas é Era uma vez... muitas vezes... a história de Nanabernarda, obra escrita por Zanza Batista. Em uma casa simples, repleta de amor e cheia de cachorros adoráveis, vive Lina com seus três filhos. Em A menina do pé congelado, livro escrito por Larissa Schimtz, a pequena Luísa adora usar chinelos em qualquer época do ano. Mas quando decide encarar o frio do inverno sem calçados adequados, ela passa por uma experiência inesperada que a faz repensar sua teimosia. E no livro Saudade do Vovô, a autora Aline Garcia convida os pequenos leitores a enxergarem a ausência de quem amamos sob uma nova perspectiva: com carinho, boas lembranças e um coração cheio de gratidão. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 19/03/2025

A Festa Literária da Mantiqueira (Flima) chega à sua edição de 2025 com um olhar voltado para as experiências de deslocamento e pertencimento. O evento acontece entre os dias 15 e 18 de maio, na cidade de Santo Antônio do Pinhal, e terá como homenageado o escritor Milton Hatoum. Com um trio curatorial formado por Maria Carolina Casati, Cristiane Tavares e Roberto Guimarães, a programação reúne autores de diferentes trajetórias e abordagens literárias, prezando pelo diálogo com o tema central. Entre os nomes já confirmados estão Jamil Chade, Milly Lacombe, Edimilson de Almeida Pereira, Prisca Agustoni e Kaká Werá. A curadoria busca promover debates e reflexões sobre o impacto dos deslocamentos – geográficos, sociais e simbólicos – na formação das subjetividades e na construção de narrativas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews+, Redação, 19/03/2025

O Radar de Licitações – seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais – tem dois novos editais. O primeiro edital diz sobre a aquisição de livros, tem valor sigiloso e pregão marcado para dia 26 de março. Já o segundo edital trata de aquisição, pelo menor preço, de materiais instrucionais e de formação docente, com valor superior a R$ 2 milhões e disputa prevista para dia 31 de março. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.

PublishNews, Redação, 19/03/2025

Igiaba e Márcia | © Simona Filippini / © Fernando RabeloO Clube de Leitura CCBB 2025 traz em sua primeira edição do ano duas vozes femininas e feministas, numa homenagem ao Mês Internacional das Mulheres: a italo-somali Igiaba Scego, com seu texto forte e lírico sobre a condição humana de imigrante somali na Europa, junto da romancista e filósofa Marcia Tiburi, para um diálogo com o público sobre suas obras. Marcia e Igiaba estarão juntas pela primeira vez no Brasil nesta quarta (19), a partir das 17h30, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ – Rua Primeiro de Março, 66, Centro). A entrada é gratuita e os ingressos ficam disponíveis a partir das 9h da manhã do dia do evento. Com patrocínio do Banco do Brasil, Scego será a primeira convidada internacional deste ano, que trará nomes bastante diversos da literatura brasileira e mundial para a Biblioteca Banco do Brasil em encontros mensais. O público escolheu, em votação aberta, os livros Minha casa é onde estou (Nós), de Igiaba, e Complexo de vira-lata (Civilização Brasileira), da Marcia. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

“Escrevo para o meu povo.”
Ariano Suassuna
Escritor brasileiro
1.
Do dia para a noite (Day to night)
2.
Dias quentes (Spring Summer)
3.
A força do silêncio
4.
Café com Deus Pai 2025
5.
Café com Jesus
6.
Ainda estou aqui
7.
Comfy and Cozy Blue
8.
Comfy and Cozy Pink
9.
Mais esperto que o Diabo 2
10.
Criaturas fofinhas
 
PublishNews, Redação, 19/03/2025

Durante o mês de março, a Livraria Leitura está realizando uma campanha em parceria com a VR Editora, Plataforma 21 e Latitude. A promoção "Compre e Ganhe" oferece aos clientes um bag book exclusivo ao comprar dois livros dessas editoras participantes. A campanha vai até o dia 31 de março de 2025. Atualmente a Leitura conta com 121 lojas espalhadas por 24 estados. "O bagbook é um brinde inovador que une estilo e praticidade, perfeito para quem ama carregar seus livros com conforto e elegantes. Além disso, o marcador exclusivo é um toque especial para tornar a leitura ainda mais prazerosa. Queremos que cada visita à Livraria Leitura seja uma oportunidade de descoberta e encantamento”, afirma Rafael Martinez, Head Marketing da Leitura. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/03/2025

Aclamado como um guia desmistificador das finanças corporativas, O ciclo de vida corporativo (Intrínseca, 624 pp, R$ 139,90 – Trad.: Antenor Savoldi Jr.) é resultado de décadas de estudos do professor Aswath Damodaran. Na obra, que já nasce como referência, o renomado especialista em valuation revela como otimizar a gestão e as decisões de investimento nas empresas. “Partindo da pesquisa e da literatura existentes, pretendo aprofundar a discussão sobre decisões financeiras corporativas durante todo o ciclo de vida e, além disso, examinar de que forma os desafios em avaliar o valor de uma empresa podem mudar ao longo do ciclo e como diferentes filosofias de investimento podem estar ligadas ao tópico”, explica o autor. Com esse objetivo em mente, Damodaran descreve as diferentes fases da vida corporativa e os desafios inerentes a cada uma, convidando o leitor a compreender oque está por trás do bom e do mau desempenho das empresas. O ciclo de vida corporativo é o guia definitivo para profissionais — experientes ou iniciantes — do ramo dos negócios e das finanças que desejam entender a estrutura das empresas e criar valor.

PublishNews, Redação, 19/03/2025

A chave para uma vida sem limites (Gente, 192 pp, R$ 69,90) combina ciência, espiritualidade e vivências pessoais da autora Rosana Declava em um método eficaz e acolhedor que convida o leitor a iniciar uma travessia pela própria memória, com o objetivo de romper ciclos inconscientes e construir uma vida livre, plena e que seja de fato própria. São quatro passos: a consciência de quem somos hoje, que visita o passado e entende o presente; a transferência, que é quando vemos no outro algo que é nosso; o mapa do novo eu, criado a partir de técnicas diversas para descontruir padrões e trabalhar lembranças de maneira consciente; e a Lei da Atração, que ajuda o leitor a ter o poder de conquistar a vida que deseja, chegando em sua própria identidade. Um dos pontos altos do livro é entender que, para amar a si mesmo e ao outro, é preciso primeiro amar e perdoar verdadeiramente os pais, ainda que eles tenham sido os piores do mundo.

PublishNews, Redação, 19/03/2025

O livro Guia politicamente incorreto para empreendedores digitais: Um manifesto para desafiar o sistema, virar o jogo e elevar o nível dos negócios online (DVS, 168 pp, R$ 74) é um manifesto para empreendedores digitais que desejam desafiar o sistema, assumir o controle de seus negócios e alcançar a verdadeira liberdade financeira. O autor, André Lado Cruz, usa uma linguagem direta e “politicamente incorreta” para expor as armadilhas das plataformas “só-paga-se-vender”, que prometem sucesso fácil, mas, na verdade, aprisionam os empreendedores em um ciclo de exploração por meio de taxas abusivas e falta de controle sobre seus dados e operações. Através de analogias com filmes como Matrix e A revolução dos bichos, o autor convida o leitor a questionar o status quo e a despertar para uma nova realidade, onde a autonomia, o controle sobre os lucros e a liberdade de escolha são os pilares para o sucesso. Ao longo do livro, o leitor encontrará dicas, insights e hacks de gestão baseados na experiência do autor e em exemplos reais de sucesso. O objetivo é inspirar e capacitar empreendedores a construir negócios prósperos, livres das amarras do sistema tradicional e com foco em resultados reais.

PublishNews, Redação, 19/03/2025

Em um mundo onde a atenção se tornou um dos bens mais disputados, o universo da comunicação vive um dilema: como ser ouvido sem invadir ou sobrecarregar o público com excesso de informações. Nesse contexto, criar narrativas envolventes, conquistar relevância por meio da autenticidade e estabelecer conexões significativas são alguns dos caminhos apresentados por Christian Rôças – o Crocas – no livro Parem de me interromper: estratégias de comunicação na era da distração (Citadel, 210 pp, R$ 69,90). Rôças foi estrategista criativo do Facebook e Instagram para a América Latina. Como CEO da Agência Gruda, gerenciou as carreiras digitais de Gilberto Gil, Marisa Monte e Nando Reis, além de festivais como Rock in Rio e Lollapalooza Brasil. Também foi CEO do Porta dos Fundos, responsável por comandar a expansão internacional da marca. Hoje, é CEO da Flint, editora multiplataforma que conecta educação e entretenimento à Creator Economy. Prefaciada pelo jornalista, escritor e compositor Nelson Motta, a obra propõe uma reflexão sobre como a comunicação evoluiu, desde as primeiras formas de mídia até a explosão das redes sociais e do consumo instantâneo de conteúdo.

PublishNews, Redação, 19/03/2025

No livro Motivação (Hábito, 208 pp, R$ 52,90 - Trad.: Marsely De Marco), o especialista Brian Tracy fornece 21 dos métodos mais rápidos e poderosos descobertos para aumentar a eficácia de qualquer indivíduo ou grupo. É bem provável que o leitor já tenha a equipe que precisa para levar sua empresa ao próximo nível de sucesso. Os funcionários estão apenas esperando que alguém apareça para inspirá-los à grandeza. Repleto de ferramentas e estratégias comprovadas, este guia essencial ajuda qualquer gerente a aplicar uma injeção de adrenalina diretamente no coração da equipe de trabalho. Brian Tracy é palestrante motivacional e CEO da Brian Tracy International, empresa especializada no treinamento e desenvolvimento individual e coletivo. Já foi consultor para mais de mil empresas e realizou palestras e seminários para mais de 5 milhões de pessoas nos Estados Unidos, Canadá e outros 70 países. Além disso, atua nos ramos de economia, história, negócios, filosofia e psicologia há mais de trinta anos, e é autor best-seller de mais de 70 livros.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.