Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Guilherme Sobota, 19/02/2025
A segunda edição do Panorama do Consumo de Livros sugeriu uma possibilidade de correção no preço dos livros no Brasil. É bom lembrar que segundo outra pesquisa (Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro), o preço médio do livro no país caiu 36% em termos reais, ou seja, quando levada em conta a inflação acumulada do período, desde 2006. Esse número diz respeito ao geral do setor nas vendas ao mercado privado. No Panorama, divulgado no início de fevereiro pela Câmara Brasileira do Livro e pela Nielsen, a maior parcela dos consumidores de livros para entretenimento e lazer próprio (48%) avaliaram que o livro “não é barato nem caro”. A mesma percepção vai para 40% dos compradores de livros infantis e juvenis – por outro lado, a maioria considera que são caros os livros escolares (55% dos compradores) e os livros de aprimoramento pessoal e profissional (41%). “Essa é uma equação delicada, tudo indica que há espaço para recuperação (do preço), talvez não na sua totalidade, mas parcialmente, o que é algo que o mercado já vem fazendo, principalmente as editoras de obras gerais”, analisa a economista e coordenadora das pesquisas da Nielsen BookData, Mariana Bueno. “Mas é preciso ter cuidado. A população apontou que está 'ok' com o preço praticado, mas isso não significa que ela não passe achar o livro caro caso o mercado force demais esse preço pra cima. Lembrando que estamos falando de uma recuperação de preço e que a percepção é algo que não depende só de ações do mercado, mas tem relação com dados macroeconômicos, como renda, emprego, inflação”. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 19/02/2025
O BolognaRagazzi Awards (BRAW), prêmio da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha que consagra os melhores livros infantis ilustrados ao redor do mundo e que celebra o seu 60º aniversário, divulgou os vencedores de 2025. Entre os prêmios mais prestigiados para publicações infantis em todo o mundo, o BRAW representa uma oportunidade para a feira interceptar novas tendências em publicações internacionais e expandir os relacionamentos do evento com editoras de várias áreas do mundo, oferecendo novas oportunidades de negócios aos vencedores, bem como aos expositores e visitantes da feira. Ao longo dos anos, a atenção da BCBF às mudanças e desenvolvimentos do mercado no setor a levou a introduzir alguns novos recursos. Isso inclui a adição de duas novas categorias de prêmios permanentes, Comics e Toddler, após o boom no mercado para os respectivos segmentos de publicação, e o estabelecimento do BolognaRagazzi CrossMedia Awards (BRCMA) especificamente para os melhores projetos de crossmedia. Nesta edição, o BolognaRagazzi Awards recebeu a inscrição de 3858 títulos de 68 países e regiões do mundo. Um número recorde de participantes com 15% a mais de títulos em comparação ao recorde anterior estabelecido na edição de 2024. Dividido em cinco categorias permanentes, Ficção, Não Ficção, Ópera Prima (publicações de estreia de autores e ilustradores), Quadrinhos e Toddler, o BRAW também inclui o prêmio especial New Horizons que os júris internacionais podem atribuir a um trabalho particularmente inovador. Além disso, a cada ano uma categoria especial é adicionada: para a edição de 2025, o foco é a Sustentabilidade, em linha com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável delineados pelas Nações Unidas, com os quais a BCBF iniciou uma colaboração na edição de 2024. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 19/02/2025
Após o anúncio de segunda-feira (17) de que o CEO da Simon & Schuster UK e International, Ian Chapman, deixará o cargo em maio, os escritórios da empresa em Londres e Nova York seguiram com a notícia de que Perminder Mann se tornará CEO da Simon & Schuster International em 1º de maio. Perminder é CEO da Bonnier Books UK desde 2017 e frequentemente está presente em painéis e conferências internacionais. Ela também se tornará membro do conselho executivo da Simon & Schuster e se reportará ao CEO Jonathan Karp. Mann liderará a S&S UK e supervisionará a S&S Austrália, liderada pelo diretor-gerente Dan Ruffino, e a S&S Índia, a ser liderada por Sanjiv Gupta. Dan Ruffino e Sanjiv Gupta se reportarão a Mann. "Quando Jonathan Karp me ofereceu a oportunidade de me juntar à Simon & Schuster em um momento tão crucial e emocionante em sua jornada, pareceu o momento certo para eu abraçar um novo desafio. Com a empresa preparada para um crescimento ambicioso, estou profundamente honrado em desempenhar um papel na formação deste próximo capítulo”, disse. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, André Palme, 19/02/2025
A recente pesquisa Panorama do Consumo de Livros revela um dado curioso: os consumidores brasileiros preferem comprar livros online, mas essa inclinação muda quando os preços se igualam – nesse caso, a livraria física se torna mais atraente. Esse comportamento, à primeira vista contraditório, diz muito sobre como a tecnologia molda nossos hábitos de consumo e revela um aspecto essencial do mercado editorial: o digital ainda não substituiu completamente a experiência sensorial do físico. Existe inclusive uma expressão para falar da intersecção entre os mundos físicos e digitais, o phigital (a junção das palavras físico e digital em inglês). O mundo digital trouxe inegáveis facilidades: preços mais competitivos, comodidade na compra, catálogos infinitos e o ja famoso frete grátis. Mas, quando o fator preço – tão decisivo para a maioria – é neutralizado, o que realmente pesa na escolha do consumidor? A resposta parece estar na experiência tangível de entrar em uma livraria, folhear um livro, sentir seu peso e, por que não, se deixar levar por uma compra impulsiva baseada na capa ou na atmosfera do espaço. Esse fenômeno é um reflexo da natureza híbrida do consumo cultural atual. O leitor quer conveniência, mas também valoriza o ritual de compra física. O desafio para livrarias e editoras é justamente equilibrar essas duas frentes. Como oferecer a eficiência digital sem perder a magia da experiência presencial? Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta coluna.
PublishNews, Redação, 19/02/2025
A Jambô Editora está à procura de um gestor de tráfego e SEO que tenha experiência na área. É preciso ainda ter conhecimento em Google Ads, Meta Ads e outras plataformas de anúncios; experiência em análise de dados e otimização de campanhas; familiaridade com estratégias de conversão e funil de vendas; e habilidade de redação para anúncios e otimização de conteúdo. As funções da vaga incluem planejar e executar campanhas de tráfego pago; monitorar e otimizar campanhas para maximizar conversões e retorno sobre investimento (ROI); desenvolver e implementar estratégias de SEO para aumentar a visibilidade orgânica da loja virtual; analisar e interpretar métricas de desempenho (CTR, CPC, CPA, ROAS) e gerar relatórios de performance; propor e testar novas abordagens para aquisição de tráfego qualificado; entre outras funções. A vaga é presencial, em Porto Alegre (RS). Interessados devem se inscrever clicando aqui até 23 de fevereiro.
PublishNews, Redação, 19/02/2025
O edital para participação no 15º Feirão de Livros da Editora UFPR está aberto, e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro de 2025. O edital completo e o formulário de inscrição já estão disponíveis no site oficial do evento. O Feirão acontecerá de 8 a 10 de abril de 2025, no Centro Politécnico da UFPR (Av. Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 100 – Curitiba / PR), das 9h às 19h. Evento tem como objetivo possibilitar à comunidade acadêmica e à comunidade externa a aquisição de livros de editoras conceituadas com preço abaixo do mercado. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 19/02/2025
A Escola de Samba Pérola Negra levará para o Carnaval um enredo inédito: Exu-Mulher e o matriarcado nagô (Editora Aruanda), inspirado no livro com o mesmo título da jornalista e pesquisadora Cláudia Alexandre. A obra, que recebeu o Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, mergulha nas complexidades do orixá Exu e na importância do matriarcado nas tradições afro-brasileiras. O desfile da Pérola Negra será no dia 22 de fevereiro de 2025, às 23h30, pelo Grupo de Acesso 2 do Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 19/02/2025
O Radar de Licitações – seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais – divulga mais dois editais. O primeiro trata da aquisição de serviços gráficos, tem pregão marcado para o dia 28 de fevereiro, e valor aproximado de R$ 800 mil. Já o segundo, está com disputa marcada para o dia 27 de fevereiro, refere-se àquisição de didáticos para educação infantil e do ensino fundamental e tem valor estimado em mais de R$ 2 milhões. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.
|
“O melhor escritor é aquele que sente vergonha de sê-lo.”
Fillósofo alemão
(1844-1900)
1.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
2.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
3.
|
Café com Deus Pai 2025
|
4.
|
Comfy and Cozy Pink
|
5.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
6.
|
Café com Jesus
|
7.
|
Fantástica fábrica de UAU
|
8.
|
Ainda estou aqui
|
9.
|
Mais esperto que o diabo
|
10.
|
A empregada
|
|
|
PublishNews, Redação, 19/02/2025
Nesta quinta-feira (20), ocorre a primeira edição em Curitiba do Clube de Leitura do Círculo de Poemas, da editora Fósforo. A sede do clube de leitura na capital paranaense será a Livraria Telaranha (Rua Ébano Pereira, 269 – Curitiba / PR)). Os encontros mensais do clube são dedicados a ler e conversar sobre dois livros de poesia, um do Círculo de Poemas e o segundo título de outra editora. Os encontros acontecem sempre na terceira quinta-feira do mês. Para o mês de fevereiro, em Curitiba, as obras escolhidas são A água é uma máquina do tempo (Círculo de Poemas), de Aline Motta, e Expansão marítima (Macondo Edições), de Taís Bravo. Os livros do mês têm 15% de desconto na Livraria Telaranha. A mediação é de Daniele Rosa e Guilherme Conde. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 19/02/2025
A quinta edição da PerifaCon já tem data e local confirmados: dias 26 e 27 de julho, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís (Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – São Paulo / SP), na Zona Sul da capital paulista. A entrada será gratuita. Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes na quarta edição do evento, realizada em julho de 2024. Este ano, a expectativa do evento é bater o recorde e reunir ainda mais amantes da cultura, com uma programação maior que no ano anterior, e mais parcerias com streamings, studios e com o mercado de games independentes. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 19/02/2025
Adriana Alcântara alcançou o sucesso profissional valorizando sempre as conexões interpessoais, a gestão humanizada e o empoderamento de outras mulheres. Do mundo da publicidade e da televisão, passando por empresas como Casablanca, Apple, Globo, MSNBC, Oi, Nickelodeon, Cartoon Network e Audible, a executiva aprendeu cedo que confiança, transparência, sinergia e empatia são ingredientes essenciais para criar vínculos genuínos e um ambiente de trabalho saudável e colaborativo. Em uma mistura eficaz de histórias e exemplos práticos, Adriana apresenta Conexões (Buzz, 192 pp, R$ 64,90 / Audiolivro: R$ 55,90). O título demonstra como o amor e a dedicação, tanto ao trabalho quanto aos que nos rodeiam, movem montanhas e abrem portas para uma ampla gama de oportunidades. Em Conexões, ela compartilha sua rica trajetória pessoal e profissional de forma inspiradora e cheia de lições. A obra mostra aos leitores a importância de construir não apenas relações baseadas em interesses, mas também em empatia e afeto. Também traz depoimentos de 12 mulheres que construíram histórias de irmandade e superação ao lado de Adriana. Conexões será lançado nesta quinta (20), às 19h, na Casa Sodré Santoro (Av. Brasil, 478 – São Paulo / SP).
PublishNews, Redação, 19/02/2025
Psicólogo organizacional, Steven G. Rogelberg é fascinado por estudar fenômenos de trabalho mal executados, mas fundamentais à evolução de indivíduos e equipes, e há mais de vinte anos se debruça sobre a arte e a ciência das reuniões. Nos últimos anos, direcionou a sua pesquisa para um tipo pouco discutido e quase nunca preparado de antemão: as reuniões 1:1 ― realizadas diretamente entre um gestor e seu funcionário. Em A arte e a ciência das reuniões (Objetiva, 240 pp, R$ 79,90 – Trad.: Cássio de Arantes Leite), ele reúne o conhecimento científico e as orientações mais atualizadas sobre como conduzir esses encontros com eficácia. O leitor aprenderá, de forma prática, direta e objetiva, como estruturar e conduzir melhor as reuniões (sejam elas remotas ou presenciais), além de dar e receber feedbacks mais eficazes ― seja você um recém-graduado, um gestor intermediário, um recrutador, um executivo sênior ou um CEO.
PublishNews, Redação, 19/02/2025
Patrocinei! (Alta Books, 208 pp, R$ 62,90), de Ivan Martinho, é um mergulho nas estratégias que transformam o patrocínio em uma ferramenta essencial no marketing esportivo, cultural e de entretenimento. Muito além da exposição de logomarcas, o livro revela como o patrocínio se tornou uma plataforma poderosa para conectar marcas e consumidores, oferecendo conceitos e ferramentas práticas para transformar investimentos em experiências impactantes. Com uma abordagem prática, o autor percorre a história e evolução dos patrocínios, analisa as motivações das marcas e explora como temas contemporâneos — como sustentabilidade, inclusão e transformação digital — estão moldando o mercado. Por meio de exemplos, Patrocinei! tem como objetivo preparar tanto patrocinadores quanto patrocinados para maximizar oportunidades em um cenário em constante mudança, oferecendo uma leitura indispensável para profissionais de marketing, gestores e empreendedores que buscam resultados reais e relevantes.
PublishNews, Redação, 19/02/2025
Quando um líder perde a influência, os resultados do negócio também se tornam insuficientes, as equipes ficam desmotivadas e a alta rotatividade de colaboradores se torna uma constante. Esses obstáculos colocam à prova a real capacidade do líder de construir um espaço de confiança, empatia e propósito na organização. Neste cenário desafiador, Os 4 pilares da liderança imbatível (Gente, 192 pp, R$ 69,90) surge como uma ferramenta prática para mudar esse cenário dentro de uma empresa. O autor Renato Trisciuzzi conta com experiência em liderança e carreira sólida ao lado de líderes altamente influentes, oferece um método para que o leitor desenvolva uma gestão eficiente e atualizada, que conecte o propósito pessoal com as necessidades de sua organização. Ao integrar os quatro pilares essenciais – Propósito, Comunicação, Pessoas e Resultados –, o leitor terá acesso a conhecimento para construir uma liderança que entrega resultados e inspire times. Renato Trisciuzzi é coautor de Foras da curva (Gente).
PublishNews, Redação, 19/02/2025
O engenheiro de produção e fundador da Voitto, Thiago Coutinho, lança o Guia prático Lean Seis Sigma: Black Belt (Grupo GEN | Atlas, 536 pp, R$ 289). A obra tem como pretensão ser uma referência na aplicação prática de metodologias para melhorar resultados por meio da gestão de pessoas, processos e projetos. Coutinho reuniu conhecimentos acumulados durante 15 anos de profissão e experiências em empresas, trazendo uma seleção de conteúdos e ferramentas para formar especialistas em melhoria contínua. O livro trabalha o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais e aprofunda, a resolução de problemas com o método DMAIC (do inglês Define, Measure, Analyse, Improve, Control). São detalhados os principais desafios e cases práticos para que o leitor possa aplicar as ferramentas orientadas a resultados. "Esta obra é fruto de vinte anos de estudo, experiência e dedicação à implementação de metodologias de gestão e melhoria contínua. Uma importante atualização em um mundo em constante mudança", explica o autor.
|
|
|